Realizar busca

Resultados da busca

Realizar busca

NAVEGUE PELOS AGRUPAMENTOS DE RESULTADOS

  • Cursos
  • Notícias
  • Eventos
  • Pesquisa
  • Corpo docente
  • Institucional

Todos

Cursos

Notícias

Eventos

Pesquisa

Corpo docente

Institucional

PESQUISA | 3 de 6606 resultados

Trabalho de Conclusão de Curso

Metodologias para o Cálculo do Resultado Fiscal Estrutural: Um Estudo Comparativo no Contexto Brasileiro

Este trabalho objetivou estimar o Resultado Fiscal Estrutural (RFE) no Brasil, indicador que ajusta o resultado fiscal primário, descontando os efeitos dos ciclos econômicos e eventos não recorrentes, permitindo uma avaliação mais precisa da orientação da política fiscal adotada pelo governo. Para tanto, foram usadas duas metodologias para o cálculo do hiato do produto: o filtro Hodrick-Prescott e um modelo de tendência paramétrica com múltiplas quebras estruturais, com essas sendo calculadas via teste de Bai-Perron. Ainda, tais resultados foram comparados, sendo possível notar que, dependendo do método empregado, os resultados obtidos mudam substancialmente.Além disso, as elasticidades da receita fiscal em relação ao hiato do produto foram estimadas via modelo de tendência local, com inclusão de regressor exógeno, implementado por meio de um modelo em espaço de estados utilizando o filtro de Kalman. Os resultados obtidos mostram que a escolha do método para estimar o produto potencial impacta significativamente a mensuração do RFE e, consequentemente, a interpretação da orientação das políticas fiscais. O estudo destaca, assim, a importância da transparência dos dados públicos e da adoção de métodos robustos para aprimorar a confiabilidade do RFE como instrumento de avaliação fiscal no Brasil.

Trabalho de Conclusão de Curso

O impacto da COVID-19 na Gestão de Capital de Giro das empresas brasileiras listadas na bolsa de valores

Este trabalho investiga o impacto da pandemia de COVID-19 na gestão de capital de giro das empresas brasileiras não financeiras listadas na bolsa de valores. A crise econômica afetou as condições de mercado e a estabilidade financeira, levando as empresas a ajustarem suas estratégias. Utilizando uma amostra em painel de 2015 a 2024, a pesquisa analisou o Ciclo de Conversão de Caixa (CCC) por meio de estatísticas descritivas e de um modelo de Regressão por Descontinuidade (RDD), que trata o início da pandemia (1T-2020) como um ponto de corte temporal para estimar o efeito causal. Os resultados descritivos indicam um aumento no CCC médio e mediano das empresas logo após o início da crise. Contudo, os resultados do modelo RDD não apresentaram evidências estatisticamente significantes de que a pandemia causou uma mudança abrupta no CCC. Conclui-se que, apesar das variações observadas, as empresas da amostra podem ter conseguido neutralizar os choques iniciais, ou os efeitos foram demasiadamente heterogêneos para serem capturados como uma descontinuidade média significante pelo modelo econométrico empregado.

Trabalho de Conclusão de Curso

Determinantes para a implementação da faixa azul em São Paulo: uma análise das características viárias e políticas públicas

O presente trabalho busca identificar os principais fatores que determinaram a escolha das vias para a implementação da Faixa Azul na cidade de São Paulo. Embora a Faixa Azul tenha como objetivo melhorar o fluxo e a segurança para motociclistas, os critérios para a seleção das vias onde foi implementada ainda são pouco claros, representando uma lacuna na literatura e na prática de políticas públicas. À medida que outros estados brasileiros começam a considerar a adoção dessa política, compreender os motivos de escolha das vias pode ajudar a maximizar sua eficiência, garantindo que as intervenções sejam realizadas nas áreas mais adequadas. Este estudo utiliza uma abordagem descritiva para analisar as características estruturais das vias, considerando variáveis como o tipo de via, número de faixas, limite de velocidade, extensão dos trechos, quantidade de intersecções e registros de sinistros. A análise empírica indica a priorização de trechos com maior complexidade viária e estrutura mais robusta, em detrimento da sinistralidade, demonstrando uma distância entre os critérios técnicos aplicados e os objetivos iniciais da política.

This website uses cookies

Learn how Insper handles your personal data in our Privacy Notice, available on the Privacy Portal.

Privacy Notice

Cookie Settings

Cookie Usage

Learn how Insper handles your personal data in our Privacy Notice, available on the Privacy Portal.

Privacy Notice