As consultorias buscam profissionais com perfil analítico e, no currículo, universidades de renome, especializações e MBA. Processos seletivos longos e exigentes requerem empenho dos candidatos.
“Tem que ter fascínio por resolver problemas, porque esse é nosso dia a dia”, diz o diretor comercial da Falconi Consultores de Resultado, Sérgio Honório de Freitas. A seleção da empresa inclui atividades práticas.
Especialista em empreendedorismo, o professor Marcelo Nakagawa, do Insper, conta que as grandes já recrutam profissionais fora da tradicional formação em Administração, Economia e Engenharia. “Elas buscam perfis como arquitetos, biólogos, matemáticos e físicos”, afirma. O motivo é que são áreas que envolvem criatividade, capacidade analítica e visão sistêmica, diz.
Na PwC Brasil, por exemplo, no último ano foram contratados profissionais de 40 formações distintas. “Como se diversificou bastante a atuação da consultoria, contratamos psicólogos, veterinários e profissionais da área de saúde”, diz o diretor de RH, Marcelo Sartori. Profissionais de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Engenharias ainda são os que se adaptam a diferentes áreas. “Mas a contratação de formados em cursos de TI também tem crescido”, afirma.
O interesse de universitários pela carreira e a falta de cursos específicos levou alunos da Universidade Estadual de Campinas a criar o Clube da Consultoria Unicamp, uma espécie de grupo de estudos para divulgar a área e preparar interessados
Fonte: DCI – 14/12/2015