Vendas online no país devem subir 26,8% neste ano e atingir quase 21 bilhões de dólares
O Brasil vai encerrar o ano como o mercado com a segunda maior taxa de crescimento das vendas no comércio eletrônico (26,8%), atrás apenas da Índia (27%), de acordo com os dados da empresa de pesquisa de mercado eMarketer. Sozinho, o Brasil representa quase um terço dos negócios no varejo online na América Latina, com um faturamento estimado em 20,8 bilhões de dólares em 2021.

A pandemia da covid-19 obrigou as pessoas a ficarem mais tempo em casa e modificou os hábitos de consumo. Uma das mudanças mais evidentes é que mais gente passou a comprar pela internet. Em 2021, a previsão é que as vendas pelo comércio eletrônico no mundo atinjam a marca de 4,9 trilhões de dólares, um crescimento de 14% em relação ao ano passado. Esse valor representa quase 20% das vendas globais no varejo.

Mesmo com a alta taxa de crescimento, o Brasil ainda está fora do ranking dos 10 países com maior volume de comércio eletrônico no mundo. O primeiro lugar da lista, com folga, é a China. O país asiático deve faturar quase 2,8 trilhões de dólares neste ano — mais da metade (57%) do mercado global.

Os dados da eMarketer mostram que a Black Friday caiu no gosto dos consumidores brasileiros. Nos últimos três anos, as vendas realizadas nessa data superaram as de ocasiões festivas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Em 2020 (dados mais recentes), porém, a Black Friday perdeu — por pouco — para o Dia dos Namorados. Teria sido um efeito da pandemia?
