Home/Laboratório de Química

Quem Somos

No laboratório de Química, os alunos trabalham com temas de química tecnológica e ambiental que fazem interface com os cursos de engenharia mecânica, mecatrônica e de computação.

Técnicas:

Guilherme Corrêa Mendanha possui bacharel em Engenharia Química pela Faculdades Oswaldo Cruz, técnico em materiais poliméricos pela Escola Laurentino de Freitas, experiência na área de produção de biodiesel e atua como Responsável Técnico da escola.

Juliana Araújo Loyola possui bacharel em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul, Técnica em Química pela ETEC Suzano; pós graduanda em Gestão Ambiental pela Cruzeiro do Sul. Atuou no início de sua carreira como Responsável Técnica (RT) na Indústria Química, tendo como área a galvanoplastia dentro do seguimento de zincagem e fosfatização.

Coordenação: Joice Miagava


labquimica@al.insper.edu.br

Medidores de ponto de fulgor Pensky-Martens e Cleveland: Utilizados na determinação do ponto de inflamação de combustíveis. O ponto de fulgor de um líquido é a menor temperatura em que são liberados gases em quantidade suficiente para criar um ambiente inflamável.

Viscosímetro Saybolt: Utilizado para a determinação de viscosidade de óleos lubrificantes. Esta determinação se baseia no tempo de escoamento de uma certa quantidade de amostra através de orifícios padronizados de acordo com normas.

Analisadores de gases: Realizam medidas de gases de uma combustão completa e incompleta. São medidos CO2, CO, O2, NOx e SOx e, a partir desses dados, cálculos da combustão podem ser efetuados para compreender o processo, aperfeiçoá-lo, obtendo maior eficiência e menor emissão de poluentes.

Espectrofotômetro UV-Vis: Um feixe de luz com comprimento de onda na faixa do ultravioleta e visível é incidido na amostra e, com base na quantidade de luz absorvida a cada comprimento de onda, é possível determinar a concentração de uma substância em solução. Esse equipamento permite, por exemplo, acompanhar o metabolismo microbiano em uma amostra ou o teor de fósforo e nitrogênio em afluentes.

Banhos Ultratermostáticos: São utilizados em conjunto com outros sistemas para um controle preciso de temperatura. Esses equipamentos contém um reservatório de fluido (água, normalmente) que é precisamente resfriado ou aquecido dentro da faixa de trabalho de -20 à 120 °C. O equipamento ainda é capaz de promover a circulação do fluido pelo sistema em que a temperatura deve ser controlada.

Chapas aquecedoras: Destinadas a aquecer amostras com maior segurança e melhor controle de temperatura que os bicos de Bunsen convencionais. São acompanhadas de agitadores magnéticos que possibilitam a homogeneização de amostras com controle de rotações por minuto.

Balanças analíticas e semi-analiticas: Utilizadas para determinar massas de amostras e objetos com precisão. As balanças analíticas têm sensibilidade de 0,0001 g e suportam até 2 kg. As balanças semi-analíticas têm sensibilidade de 0,1 g e suportam até 8 kg.

Produção de biodiesel

Essa atividade é realizada pelos alunos dentro da disciplina Química Tecnológica Ambiental das engenharias Mecânica e Mecatrônica. O Biodiesel é produzido a partir de matérias primas como o óleo de coco, de soja, etc. Após a produção, o biodiesel passa por um processo de purificação e caracterização para verificar o rendimento e a qualidade do combustível.

Fabricação de Células Solares

Os alunos de Engenharia da Computação estudam em Química Tecnológica Ambiental confeccionam suas próprias células solares utilizando o vidro fotovoltaico. É realizada a caracterização das células confeccionadas e, com base em seu desempenho, é planejado um sistema de geração, armazenamento e consumo de energia.

Monitoramento de águas

Essa atividade, que conta com a participação de professores, técnicos e alunos, consiste em coletar amostras de córregos ou rios próximos ao Insper e estudar a qualidade da água através de experimentos. Os dados coletados são adicionados ao banco de dados da Fundação SOS Mata Atlântica.

Gerenciamento e Tratamento de Óleos Solúveis das Máquinas de Usinagem do TechLab

Essa atividade realizada pelos técnicos do laboratório de Química consiste em realizar o pré-tratamento, controle e destinação dos óleos solúveis utilizados na usinagem de peças no Techlab. A falta de tratamento dos óleos pode ocasionar uma série de problemas nas máquinas causados por microorganismos que levam a pontos de corrosão nas tubulações. O gerenciamento é essencial para um bom funcionamento das máquinas e otimização de processos.

Projeto da estação meteorológica

Para o desenvolvimento do projeto da estação meteorológica, os alunos da disciplina de Instrumentação e Medição, realizam uma importante etapa do processo no Laboratório de Química, que é a calibração dos sensores de umidade relativa através de soluções saturadas de sais padronizados.