Muito se tem discutido na imprensa nacional sobre a escassez de engenheiros no Brasil e isto fica ainda mais crítico com a alta na demanda gerada pelo crescimento do país. Mas além da Engenharia, a demanda por outros cursos (como Matemática, Física e Química) também é objeto de estudos, tanto pelo baixo número de professores formados como pelo baixo desempenho destes estudantes. Além disso, antes do ensino superior, os exames de avaliação da educação básica também evidenciam a baixa performance do estudante, por exemplo, para o PISA – Programa de Avaliação Internacional de Estudantes – de 2009, ainda ocupamos o 53º lugar em um ranking de 65 países.
Existem diversos estudos a fim de melhor examinar o cenário da educação do país, mas em geral, ou têm como alvo a educação básica, ou têm como propósito analisar especificamente o ensino superior. Pouco se encontra na literatura acerca da relação entre o desempenho do aluno na educação básica com a escolha da profissão no ensino superior.
Neste sentido, este estudo propôs analisar se uma boa performance especificamente em Matemática, ao longo da educação básica, tem influência na busca por carreiras como engenharia, administração, economia, arquitetura, medicina, direito, matemática e física, observe que a pesquisa utilizou cursos de diversas áreas, como Exatas, Humanas e Biológicas. O estudo foi realizado em duas fases, onde na primeira foi gerado um ranking de performance educacional em matemática englobando as 27 unidades federativas do Brasil. Nesta fase identificamos quais estados possuem os melhores alunos em matemática. Na 2ª fase, relacionamos os resultados obtidos na 1ª fase, com os dados de procura no vestibular (alunos que se inscrevem) e de ingressantes (alunos que ingressam nos cursos) para todos os cursos superiores citados anteriormente.
Como resultados principais pode-se destacar primeiro, como suposto, que os cursos de engenharia têm maior procura em estados com melhor desempenho em matemática (por exemplo: RS, SC e MG). Entretanto, outro resultado importante encontrado nessa pesquisa refere-se aos cursos de matemática e física (que incluem, em sua maioria, cursos para formação de professores). Estes cursos têm maior procura em estados com menor desempenho em matemática. Exemplo disso, o estado do Piauí é o que possui a maior procura pelo vestibular de matemática, mas está com baixo desempenho. Comparando o PI com um estado com o melhor desempenho, RS, por exemplo, se este estado (RS) tem 100% de desempenho, o estado do PI está com 57% de desempenho em matemática. E esse é o fator mais preocupante da pesquisa, pois sabemos que a qualidade do professor tem influencia direta no desempenho do aluno. Ou seja, se grande parte dos professores da educação básica (nesse caso da área de exatas) são aqueles que tiveram uma má formação nessa área, então fica óbvio que a qualidade da educação básica está realmente comprometida.
Por fim, a pesquisa deixa claro que essa situação só irá se reverter quando for dada a devida importância à formação básica do indivíduo. Primeiro precisamos melhorar a base, ou seja, os anos iniciais do ensino fundamental para então gerarmos melhores alunos para a sociedade que serão então os novos professores com uma formação acadêmica bem mais adequada.
Ouça a entrevista da Profª. Maria Cristina Gramani falando na CBN sobre o assunto.