Experiência

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Curso de Engenharia é destaque em pesquisa encomendada pelo MIT

Somos a única escola brasileira a ganhar destaque em pesquisa encomendada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que classificou nossos cursos de Engenharia como Places to Watch (lugares a serem observados) ao se referir às instituições que inovam e devem ser tendência.

O estudo The Global State Of The Art in Engineering Education (O Estado Global da Arte na Educação em Engenharia) ouviu 50 pessoas em 18 países e destacou o caráter inovador do mais recente programa de graduação da escola, que formará a primeira turma em 2019.

“Por se tratar de um curso novo, o reconhecimento internacional do MIT é um excelente indicativo, pois mostra que estamos no caminho certo. Apostamos em um currículo que une uma consolidada base teórica com aprendizado prático, formando profissionais mais preparados para o atual mercado de trabalho”, explica Irineu Gianesi, Diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper.

Os nossos cursos de Engenharia oferecem uma consistente base teórica e experiências práticas. Colocar a “mão na massa” é um princípio fundamental de aprendizagem. Para isso, os alunos contam com uma estrutura completa e moderna, com laboratórios e equipamentos de última geração, como o FabLab e o TechLab, que permitem experiências de fabricação, prototipagem e criação de componentes eletrônicos.

 

 

Para que os alunos tenham uma visão integral do que irão vivenciar no mercado de trabalho, as práticas focam em um modelo de aprendizado que englobam três fases: a concepção de um produto ou serviço; o desenvolvimento de uma solução técnica para o desafio apresentado; e, no projeto, o cumprimento dos  requisitos obrigatórios (devem ser economicamente viáveis e atenderem efetivamente às necessidades para os quais foram desenvolvidos).

Os cursos são inspirados na Olin College, faculdade localizada em Needham, Massachusetts (EUA). Gianesi conta que alguns conceitos implementados pelos americanos, como foco no empreendedorismo e uma formação mais prática e humanizada, se alinham às novas práticas do mercado.

“O maior destaque da Engenharia do Insper é a interdisciplinaridade. O currículo não foi desenvolvido da mesma forma de escolas tradicionais, em que os dois primeiros anos do curso são focados em matemática e, só depois, estuda-se Engenharia. A grade foi desenvolvida em cima das competências que consideramos importantes para um engenheiro”, destaca Gianesi.

Para que prática e teoria estejam alinhadas, contamos com um Conselho de Engenharia, formado por pessoas do meio acadêmico e industrial, que está sempre analisando o mercado para garantir que a grade curricular dos cursos esteja adequada às necessidades das empresas. O equilíbrio entre conhecimentos técnicos e práticos é a fórmula que a escola usa para criar a nova Engenheira e o profissional que construirá o futuro.

 

Os três cursos de Engenharia

Temos cursos para três áreas dentro da Engenharia: Mecânica, Mecatrônica e Computação.

Engenharia Mecânica: desenvolve máquinas e equipamentos para indústrias do setor automobilístico, aeronáutico, energético e petrolífero. O engenheiro mecânico também pode atuar na área de saúde, desenvolvendo próteses mecânicas e equipamentos de suporte à vida.

Engenharia Mecatrônica: forma o profissional que trabalhará na automação de máquinas. O engenheiro mecatrônico entende sobre o funcionamento de máquinas e dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica e programação de computadores.

Engenharia da Computação: tem foco no desenvolvimento de sistemas. A proposta é criar softwares que vão desde um simples aplicativo para celular até programas complexos que controlam equipamentos industriais.


 

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco