Vida no Campus e Engajamento

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Somos campeões brasileiros na competição L’Oréal Brandstorm

Nosso InsperTeam, formado pelos alunos da Engenharia, criou uma nova linha de produtos para a marca Unique

Nossos alunos da Engenharia, Felipe Buniac, Matheus Marotzke e Lucas R. Noto, venceram a L’Oréal Brandstorm – uma competição internacional de inovação que reuniu mais de 500 grupos participantes.

O projeto dos nossos campeões foi a criação de uma nova linha de produtos para a marca Unique – solução sustentável e prática em que o usuário compraria cápsulas solúveis e biodegradáveis (base, princípio ativo e aroma) e, com a ajuda do Mixer Dispenser (misturador), produziria seu próprio produto de higiene pessoal.

O próximo desafio é vencer a etapa mundial, que acontece em Paris, no mês de junho.

Continuamos torcendo por vocês até a final mundial!

Conheça outros reconhecimentos recebidos por nossos alunos neste ano:

CFA Research Challenge

Ganhamos pela quinta vez a etapa nacional do CFA Research Challenge 2016 e isso não é novidade para ninguém. Novidade mesmo é que a nossa equipe campeã, formada pelos alunos de economia, representou muito bem o Brasil em Seatle – EUA – e ficou em terceiro lugar na fase das Américas: uma colocação inédita para o Insper.

Parabéns aos alunos Ana Paula Porto, Fernando Gomide, Leonardo Achille, Lucas Gianesi e Wenderson Oliveira! Estamos muito orgulhosos de vocês!

Sobre o CFA Research Challenge:

O CFA Research Challenge é uma competição global de análise financeira entre grupos organizados por instituições líderes no ensino de finanças e que ocorre anualmente. Os estudantes ganham experiência no mundo real, pois assumem o papel de um analista de investimento e são testados em sua capacidade de avaliação de empresas, redação de relatório e apresentação de recomendações.

Innovation Olympics – competição internacional de inovação

Parabéns aos nossos alunos da Graduação, Felipe Buniac, Matheus Marotzke e Pedro Tribst, que disputaram e venceram a Innovation Olympics.

O desafio foi lançado pelo conglomerado CMI, maior empresa familiar da América Central, com atuação nos setores de moagem de trigo, avicultura e alimentos processados, rede de fast food, imobiliário, finanças, infraestrutura e telecomunicações. Os alunos foram responsáveis por identificar novas oportunidades de crescimento com o foco em alimentos para a “base da pirâmide”.

Sobre a Innovation Olympics:

É uma olimpíada internacional de inovação que, em 2017, reuniu competidores das universidades Asian Institute of Management, Hult International Business School, Duke University, Lisbon University e Insper. A competição é um programa idealizado há quase uma década pela IXL Center em parceria com o Global Innovation Management Institute. Na escola, a iniciativa foi viabilizada pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP).

 


Responsabilidade Social: limpeza do rio Pinheiros em parceria com a ONG Águas Claras

Grupo formado por cinco alunos da Graduação em ADM participou do projeto para melhorar a qualidade das águas do rio Pinheiros

Em parceria com a ONG Águas Claras de Pinheiros, nossos alunos desenvolveram propostas de intervenção e de procedimentos de medição de impacto para melhorar a qualidade das águas do rio Pinheiros, com foco na bacia hidrográfica do córrego do Jaguaré, afluente do rio.

O trabalho foi um dos destaques da disciplina REP – Resolução Eficaz de Problemas e, como resultado, os alunos tiveram suas indicações incorporadas ao conjunto de propostas que a Águas Claras do Rio Pinheiros discute com a prefeitura de São Paulo para a melhoria da qualidade das águas dos córregos que atravessam a cidade, muitos deles desaguando no rio Pinheiros.

O projeto está centrado na proposição de intervenções para reduzir a presença de lixo nos córregos e prevê um conjunto de ações em infraestrutura, serviços e mobilização dos moradores.

“Para o projeto da Águas Claras, o objetivo foi fazer com que os estudantes passassem a conhecer e incorporar competências técnicas na discussão do melhor equacionamento das questões de interesse público, especialmente nas áreas urbanas”, revela José Geraldo Setter Filho, professor e mentor da equipe do projeto.

Alunos participam de reunião com ONG Águas Claras do Rio Pinheiros


Vida no Campus e Engajamento

Novos alunos, feira internacional e ações das Organizações Estudantis marcaram o primeiro trimestre do ano

Iniciamos 2017 recebendo 345 novos alunos para os cursos de Graduação em ADM, ECO e Engenharias.

Na semana de boas-vindas, uma série de atividades foram planejadas para recebê-los. Dentre elas, o trote solidário, organizado pelos alunos veteranos, em que os bixos puderam participar de uma ação social com crianças carentes. Além disso, na Aula Magna, eles conheceram a trajetória de José Luiz Majolo, presidente do Conselho de Administração do FGC e conselheiro do Grupo Votorantim.

Os pais dos novatos também participaram das boas-vindas em um encontro com Marcos Lisboa e Carol da Costa para conversar sobre Panoramas do Brasil, tirar dúvidas sobre o curso e conhecer a escola.

As Organizações Estudantis também movimentaram o campus com ações que integraram os alunos a diversos temas. Para debater o papel das mulheres no mercado de trabalho, a Insper Jr. organizou o evento Woman, com a presença das executivas Camila Achutti – fundadora do blog Mulheres na Computação e, também, professora no Insper; Marília Carvalho – Diretora do Banco Morgan Stanley; e Claudia Farias – Client Partner do FaceBook.

Para discutir o tema “qual o caminho para inovar no Brasil”, a Liga de Empreendedores trouxe o presidente da Gol, Daniel Monteiro Leal de Souza, para um bate-papo com alunos e convidados.

Além dessas, o Grupo de Ação Social GAS realizou uma campanha de Páscoa, arrecadando mais de 360 ovos de chocolate e distribuindo a crianças carentes; e a campanha Fios de Alegria, em que colaboradores e alunos puderam doar seus cabelos para a ONG Rapunzel Solidária, que fabrica perucas para crianças, jovens e adultos em tratamento. Com a ação, o GAS realizou 121 cortes e arrecadou 38 metros de cabelos.

Para finalizar os destaques, também tivemos a Feira Internacional – um evento dedicado aos alunos que planejam realizar intercâmbio e querem conhecer mais as universidades parceiras. Nesta edição, tivemos uma novidade: um workshop sobre o teste TOEFL, dedicado aos alunos da 1ª turma Engenharia (pioneiros) que poderão realizar intercâmbio pela primeira vez a partir do próximo semestre.

Alunos interessados em fazer intercâmbio participam da Feira Internacional para Graduação.


Residência Estudantil Insper

Toca da Raposa foi o nome mais votado pelos participantes

Para definir um nome para o alojamento, todos os alunos, colaboradores e professores foram convidados a participar da votação que elencou 5 opções sugeridas pelos futuros moradores: Toca da Raposa, Rapousada, Insper Hall, Hallpousada e AllInsper.

Eleito em primeiro lugar pelos três diferentes públicos, Toca da Raposa recebeu 38% das quase 600 indicações. Em segundo lugar, InsperHall conquistou 29% da preferência, seguido por Rapousada, com 24%;  AllInsper, com 6%; e Hallpousa, com 3%.

Estamos muito contentes com o envolvimento e a participação de todos na votação!

No segundo semestre, faremos a inauguração com muitas novidades. Até lá, as obras seguem em ritmo acelerado para receber os bolsistas em um ambiente moderno, aconchegante e funcional.

 

Sobre a Toca da Raposa

Em julho de 2016, a Fundação Brava cedeu ao Insper, por 10 anos, um prédio que foi inteiramente reformado para receber 51 alunos bolsistas não residentes em São Paulo. O alojamento fica a poucas quadras da escola e terá espaços de convivência, estudos e lazer.

A criação do projeto arquitetônico contou com o apoio de vários alunos que sugeriram ideias, ouviram as necessidades dos futuros moradores  e pensaram nos detalhes para cada ambiente.

 

Fachada da Toca da Raposa

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco