Home/Insper Fab Lab/Galeria de Projetos/Otimização de usinagem de moldes utilizando corte laser

Descrição/resumo do projeto

Utilizar o software Slicer for Fusion 360 para agilizar o processo de desbaste na fabricação de moldes em madeira, para produção de protótipos.

Equipamentos utilizados:

Duplotech 1080/ Epilog mini Helix

Shopbot

Subprojeto eletrônico

Princípios de funcionamento:

– Utilizaremos o Software Slicer for Fusion 360, que está disponível para download no site da Autodesk ou aqui. Este software é utilizado para criar meios alternativos para montar o seu modelo em formato STL como é possível ver na Imagem 1. Em conjunto com o Fusion 360, um software de modelagem 3D com licença livre para estudantes, hobbistas e startups, é uma ferramenta muito poderosa para a prototipação de projetos.

– Neste projeto utilizarei um molde de um suporte de microfone desenvolvido para fabricar peças na Vaccum form, você pode utilizar seu próprio modelo, ou baixar o STL que usei na área de downloads.

Peças e componentes:

  • Chapa MDF 1000x800x6mm – 1 unid.
  • Cola tekbond moveleiro
  • Cola para madeira

Instruções de montagem:

Primeiramente devemos abrir o Slicer for Fusion e importar nosso modelo em STL, clicando no botão Import.

Após importar o modelo, devemos selecionar o tamanho do material, na aba Macnufacturing Settings, que iremos usar no corte a laser para montar nossa peça. Caso não encontre o formato que irá usar é possível criar um formato novo, dando informações da largura, comprimento e espessura da chapa que será usada.

Devemos então configurar a unidade em que o modelo foi feito, normalmente mm, e selecionar a opção original size abaixo.

Em Construction Technique é possível selecionar como montaremos nosso modelo. Neste tutorial usaremos a técnica de Stacked Slices abaixo destas opções é possível posicionar pinos(“Dowels”) para nos ajudar na montagem da peça após o corte a laser. Idealmente devemos ter pinos que passem pela maioria das peças que estão visíveis.

Caso sua peça tenha sido cortada no sentido errado, é possível corrigir o posicionamento do corte na aba Slice Directions, onde é possível modificar o plano de corte usado.

Já na aba Modify Form é possível engrossar (“Thicken”) as paredes da sua peça, deixa-la oca (“Hollow”) ou criar uma espécie de termo retrátil ao redor da peça (“Shrinkwrap”).

No final da aba da esquerda temos a opção Assembly Steps, que gera uma animação dos passos para montagem da sua peça, e a opção Get Plans, que exporta seus arquivos em DXF para serem cortados na laser.

Selecione o Tipo de arquivo (“File Tipe”) para DXF, a unidade para mm e clique em Export to My Computer.

Com o arquivo DXF exportado, é possível abri-lo no RDWorks, software de CAM para nossa Duplotech 1080 e realizar os cortes no material especificado.

Após realizar os cortes devemos montar o material de acordo com os Assembly Steps e utilizando os pinos guias para manter o alinhamento correto das peças. Utilizando cola para madeira entre as camadas, com algumas gotas de Tekbond Moveleiro para ajudar a aderência entre camadas.

Após a secagem das colas podemos utilizar o bloco como peça já desbastada podendo ser realizados somente os processos de acabamento do molde.

 

Materiais do Projeto

Ao realizar o download dos arquivos você concorda em utilizar o projeto conforme a licença Creative Commons.

Outros Projetos