Não há filtros disponíveis para os resultados
Resultados da busca
NAVEGUE PELOS AGRUPAMENTOS DE RESULTADOS
How to deal with ESG agenda issues, from climate change to reducing social inequality and the legal frameworks that impact organizations.
During the week
It offers the professional in the field the possibility to enhance their knowledge to mediate the dialogue between organizations and spec...
Weekend
Robust education in Management, Operations, and Technology to lead agile teams in various digital business processes.
In-person
Management and Economics
Insper present the Annual Report 2024, which highlights the achievements, transformations and key results of the year. Accompany and see firsthand our contributions to the development of students, research and society.
17/07/2025 21h20
Educational Proposal Pillars and Pedagogical Principles
16/07/2025 17h38
Insper is part of a select group of less than 1% of the business schools worldwide that hold the Triple Crown
17/07/2025 14h24
Trabalho de Conclusão de Curso
Este trabalho analisa os fundamentos e os limites do modelo de crescimento econômico chinês após 1978, destacando a aparente contradição entre desempenho econômico robusto e instituições políticas autoritárias. A partir de uma revisão crítica da literatura , o estudo investiga como a China foi capaz de sustentar elevadas taxas de crescimento por meio de instituições híbridas, reformas graduais e coordenação estatal centralizada, desafiando a tese de que apenas instituições inclusivas garantem desenvolvimento sustentável. Autores como Acemoglu e Robinson, Yuen Yuen Ang, Isabella Weber, Martin King Whyte e Michael Pettis são mobilizados para discutir temas como inovação sob controle estatal, desequilíbrios macroeconômicos, desigualdades sociais, sistema hukou e degradação ambiental. Conclui se que, embora o modelo tenha sido eficaz em seu contexto inicial, ele apresenta sinais crescentes de esgotamento diante de desafios como o envelhecimento populacional, a transição energética e a crescente complexidade social e produtiva. A sustentabilidade do crescimento chinês dependerá da capacidade de adaptação institucional, distribuição de renda, inovação e transparência ambiental. O trabalho contribui para o debate teórico ao apontar a necessidade de ampliar as lentes a nalíticas sobre desenvolvimento econômico, incorporando trajetórias institucionais alternativas.
Trabalho de Conclusão de Curso
O bem-estar de uma dada sociedade é de suma importância para o seu funcionamento, consenso acadêmico dita que o sucesso ou fracasso de nações e governos são determinados em grande parte pelas suas instituições, sobretudo no que diz respeito a análises de longo prazo. Instituições podem ser definidas como normas que restringem ou influenciam na tomada de decisões de agentes racionais dentro de uma sociedade. Tendo em vista tal definição torna-se clara a importância da confiança institucional, isto é, a confiança da população nas instituições que compõe determinada sociedade. Esse estudo busca, através de uma grande variedade de textos acadêmicos que abordam o assunto, explorar as possíveis causas da notável queda na confiança institucional demostrada nas últimas décadas. O artigo cria um amplo quadro em que várias causas são isoladas, abordadas e finalmente contextualizadas dentro de um cenário que permite um diagnóstico mais integrado do problema de falta de confiança institucional.
Trabalho de Conclusão de Curso
Este estudo tem como objetivo comparar os efeitos das crises de 1929 e 2008 sobre o comércio exterior do Brasil. Com a análise dessas crises é possível entender melhor os mecanismos econômicos que podem influenciar as decisões de política econômica, oferecendo uma base histórica para a formulação de estratégias econômicas. A metodologia utilizada na tese é um estudo de caso, com revisão bibliográfica de trabalhos anteriores e análise de dados históricos.
Institutional
Insper offers students the opportunity to have international experiences during their undergraduate or graduate studies on campus, at universities abroad or via remote activities, which are instrumental to their social and cultural development
International
Students from Insper and partner universities interact with each other under the guidance of professors from both institutions, promoting debates on relevant topics
Economy
Partnerships