Ricardo Laverde

Ricardo Laverde é doutor na Carnegie Mellon University, do Heinz College of Public Policy and Management (nas áreas de inovação e comércio internacional). Participou do programa multidisciplinar promovido pelas escolas de negócios, engenharia, políticas públicas e ciências sociais.

Ricardo trabalha na interseção entre inovação, mudança tecnológica e globalização. O tema de sua dissertação tem foco no efeito da competição estrangeira na inovação, diversificação, produtividade de empresas de manufatura em mercados emergentes.

Foi pesquisador visitante do IPEA no Rio de Janeiro em 2018, como parte de sua dissertação. Antes de iniciar sua Pós-graduação, obteve experiência nas áreas de consultoria e governo. Antes do doutorado, foi assessor do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo da Colômbia (anteriormente denominado Colciencias). Ele também trabalhou em consultoria de tecnologia na Europa, atendendo ao setor financeiro em áreas como análise de dados.

Ricardo também possui mestrado em Política de Tecnologia pela Judge Business School da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Na Graduação, é formado em Engenharia da Computação pela Universidad de los Andes, Colombia. Ingressou no Insper em agosto de 2020.

Área de Pesquisa : Comércio Internacional, Inovação Maker.