Programa Executivo em Gestão de Pessoas no Setor Público

Curso de Curta Duração

O setor público entrega valor essencialmente a partir da capacidade de seus profissionais em atender às demandas e expectativas da sociedade, articulando interesses legítimos e diversos. Para isso, é necessário que as políticas e práticas de gestão de pessoas cumpram seu papel de viabilizar o alcance dos objetivos estratégico do governo.

O Programa Executivo em Gestão de Pessoas no Setor Público foi desenhado de forma a aprimorar, na alta liderança de órgãos governamentais, a capacidade de atribuir, à gestão de pessoas, seu enfoque estratégico no alcance dos objetivos do governo. As singularidades e desafios da gestão de pessoas no setor público serão apresentadas por pilar de atuação: atração e seleção, gestão de desempenho e desenvolvimento, engajamento e reconhecimento. Estudos e experiências nacionais e internacionais (adaptadas ao contexto brasileiro) serão apresentados e um Roadmap irá guiar os alunos em um auto diagnóstico, com passos a serem percorridos para promover equipes qualificadas, comprometidas e bem gerenciadas para o alcance de um objetivo maior: políticas públicas entregues com qualidade.

Uma parceria de sucesso

O programa é fruto da colaboração do Insper com a Vamos. A Vamos é uma parceria entre três organizações da sociedade civil: a Fundação Lemann, o Instituto Humanize e a República.org, que têm por finalidade o fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.

Ao final, espera-se que cada participante saiba:

• Atribuir à gestão de pessoas seu correto enfoque estratégico no alcance dos objetivos do governo
  • Reconhecer e analisar as singularidades e desafios da gestão de pessoas no setor público
  • Elaborar um diagnóstico da gestão de pessoas em seu contexto de atuação e um plano de ação para superação dos principais desafios diagnosticados
  • Otimizar o processo de implementação da mudança usando mecanismos e ferramentas de mapeamento e mobilização de agentes.

Alta direção de secretarias de gestão (desejável duas pessoas por secretaria): lideranças que possuem incidência sobre a tomada de decisão ou execução de atividades em relação ao tema recursos humanos / gestão de pessoas, interessados em ampliar sua capacidade de promoção de transformações efetivas na gestão pública. Exemplos de cargos: secretários, subsecretários, reportes diretos, responsáveis pelas políticas de RH e correlatos.

O valor original do curso é de R$ 2.574 por participante.

Graças ao apoio de nossos parceiros, cada pessoa selecionada receberá uma bolsa de estudos parcial ou integral, conforme critérios de diversidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Incentivamos especialmente a participação de pessoas pretas, pardas e indígenas e/ou que atuam nas regiões Norte e Nordeste.

Cada pessoa selecionada receberá a confirmação por e-mail.

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1. A gestão de pessoas no setor público

Mais
  • Gestão pública para resultados: gerir pessoas para gerar valor à sociedade
  • Atração e Seleção com base em competências
  • Gestão de Desempenho e o foco no Desenvolvimento de Pessoas
  • Engajamento e Reconhecimento: Resgatando Propósitos, Incentivando Atitudes e Entregas

Módulo 2. Articulação e implementação da mudança

Mais
  • Diagnóstico-base individual, discussão em grupo de desafios e proposta de possíveis frentes de ação
  • Mecanismos e ferramentas de mobilização como alavanca de transformação
  • Análise de rede de influências, viabilidade políticas e outros fatores que impactam na implementação

Corpo docente

Cristina Mori

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília, mestre e bacharel em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com formação e atuação profissional em processos de facilitação de grupos, planejamento estratégico e desenvolvimento institucional, além de avaliação e monitoramento de programas e projetos. Professora do Insper nas áreas de liderança e desempenho no setor público.

Gustavo Tavares

Doutor em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE – FGV). Professor pesquisador no Insper nas áreas de liderança, comportamento organizacional e administração pública.

Patricia Tavares

Graduada em Administração Pública, mestre em Políticas de Governo e Doutora em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Fez cursos de especialização em Negociação em Harvard e na Kellogg Graduate School of Management. Professora do Insper e da FGV, nas áreas de Estudos Organizacionais, Poder e Política Organizacional e Decisão e Negociação.

Sujeito a alterações.

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Matutino

Carga horária: 16h

Início das aulas: A definir

Segunda e quarta-feira, das 9h às 11h

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Quer saber mais?

Nosso Núcleo de Orientação ao Candidato está à disposição caso precise de informações complementares.

Botão whatsApp - Contato