Compliance no setor público

Curso de Curta Duração

O Brasil vive um momento de fragilidade institucional, com amplo questionamento sobre a legitimidade das ações do Estado, suas regras, burocracias e de suas relações com parceiros privados. Os recentes escândalos de corrupção e o aumento das operações de fiscalização sinalizam a dificuldade existente para que as demandas postas ao Estado sejam cumpridas dentro dos limites da lei e com responsividade (accountability).

Além disso, muitas vezes os gestores públicos se deparam com situações em que se sentem desprotegidos perante a lei e acabam optando por se abster da tomada de decisões para evitar possíveis problemas futuros. Sendo assim, ainda existe amplo espaço no setor público para melhorar a coordenação e o alinhamento entre ação e controle, a partir do entendimento que ambas deveriam estar combinadas para o alcance de um objetivo comum.

Nosso curso Compliance no Setor Público apresenta ferramentas práticas para a criação e/ou o aprimoramento de sistemas de integridade (compliance) no setor público, estimulando uma reflexão sobre os limites e as possibilidades para se dar mais transparência e consistência aos contratos e serviços públicos e tornar a tomada de decisão mais segura e confiável. Serão apresentadas tendências e experiências bem-sucedidas no âmbito de compliance nacional e internacional, bem como uma discussão sobre os órgãos de controle da administração pública.

Ao final do curso, você terá compreendido os limites e o contexto de atuação do gestor público e de seus parceiros privados, será capaz de identificar oportunidades e propor melhorias para os processos de controle e tomada de decisão de sua organização, garantindo assim uma atuação mais eficiente e confiável.

Bolsas de Estudo

Faça sua inscrição pelo site e você receberá informações de como participar. Dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Atendimento ao Candidato (candidato@insper.edu.br).

*As bolsas serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de vagas no curso.

  • Reconhecer o papel do agente público, seu contexto de atuação e a legislação incidente sobre a sua função;
  • Compreender a importância, os desafios e os princípios para a construção de estruturas de governança adequadas e confiáveis;
  • Compreender as boas práticas e avanços internacionais dos programas de compliance e de sua aplicabilidade ao setor público;
  • Identificar oportunidades e propor melhorias aos mecanismos de compliance existentes nas organizações em que os participantes do curso atuam ou com que se relacionam;
  • Compreender como os órgãos de controle se comportam frente à tomada de decisões e quais elementos são importantes para atendes às suas determinações.

Destinado a gestores públicos (administração pública direta e indireta) e de organizações sociais que tem relação com o setor público, que busquem maior compreensão dos sistemas de integridade (compliance), e gestores privados que queiram entender melhor quais mecanismos devem estar presentes para que garantam uma relação mais transparente e confiável ao manter negócios com as instituições públicas. É necessário ter formação superior.

Corpo Docente

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.