Compliance e Governança no Setor Público

Curso de Curta Duração

O Brasil vive um momento de fragilidade institucional, com amplo questionamento sobre a legitimidade das ações do Estado, suas regras, burocracia e de suas relações com parceiros privados. As recentes notícias sobre corrupção e sobre o aumento das operações de fiscalização e de ações de controle do Poder Público sinalizam a dificuldade existente para que as demandas postas ao Estado sejam cumpridas dentro dos limites da lei e com responsabilidade (accountability).

Além disso, muitas vezes os gestores públicos se deparam com situações em que se sentem desprotegidos perante a lei e acabam optando por se abster da tomada de decisões para evitar possíveis problemas futuros. Sendo assim, ainda existe amplo espaço no setor público para melhorar a coordenação e o alinhamento entre ação e controle, a partir do entendimento que ambas deveriam estar combinadas para o alcance de um objetivo comum.

Nosso curso Compliance e Governança no Setor Público apresenta ferramentas práticas para a criação e/ou o aprimoramento de sistemas de integridade (compliance) no setor público, estimulando uma reflexão sobre os limites e as possibilidades para se dar mais transparência e consistência aos contratos e serviços públicos e tornar a tomada de decisão mais segura e confiável. Serão apresentadas tendências e experiências bem-sucedidas no âmbito de compliance nacional e internacional, bem como uma discussão sobre os órgãos de controle da administração pública.

Ao final do curso, você terá compreendido os limites e o contexto de atuação do gestor público e de seus parceiros privados, será capaz de identificar oportunidades e propor melhorias para os processos de controle e tomada de decisão de sua organização, garantindo assim uma atuação mais eficiente e confiável.

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

• Reconhecer o papel do agente público, seu contexto de atuação e a legislação incidente sobre a sua função;
  • Compreender a importância, os desafios e os princípios para a construção de estruturas de governança adequadas e confiáveis;
  • Compreender as boas práticas e avanços internacionais dos programas de compliance e de sua aplicabilidade ao setor público;
  • Identificar oportunidades e propor melhorias aos mecanismos de compliance existentes nas organizações em que os participantes do curso atuam ou com que se relacionam;
  • Compreender como os órgãos de controle se comportam frente à tomada de decisões e quais elementos são importantes para atendes às suas determinações.

Destinado a gestores públicos (administração pública direta e indireta) e de organizações sociais que tem relação com o setor público, que busquem maior compreensão dos sistemas de integridade compliance), e gestores privados que queiram entender melhor quais mecanismos devem estar presentes para que garantam uma relação mais transparente e confiável ao manter negócios com as instituições públicas.

Desejável formação superior completa.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Baixar aqui:
    • Plano de Pagamento
    • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
    • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima
  • Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

O Insper incentiva a diversidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha necessidade e interesse, realize o passo-a-passo abaixo:

1 –  Clique no botão “Inscreva-se” no menu e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso;
2 –  Responda nesse link as perguntas do formulário de bolsa (somente para solicitação de bolsa de estudos);
ATENÇÃO: Analisaremos o seu pedido somente após o preenchimento dos dois formulários.

Data-limite para pedidos de bolsa: 27/02/2020

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo Docente

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.