Home/Coronavírus/Coronavírus | FAQ | Perguntas Frequentes

Aulas on-line

As aulas estão canceladas?

Suspensas em 12/3, as aulas de todos os cursos (GraduaçãoPós-graduação e Educação Executiva) foram retomadas em 23/3 em formato remoto e serão mantidas nesse modelo enquanto não houver novas recomendações de autoridades públicas em relação a encontros presenciais.

Devo oferecer aulas on-line a partir de quando?

As aulas foram retomadas em formato remoto no dia 23/03.

Como são oferecidas as aulas on-line?

As aulas on-line são transmitidas, gravadas e armazenadas exclusivamente na ferramenta a ser disponibilizada. As demais atividades são realizadas via Blackboard. Veja mais informações em nossos tutoriais. Em caso de dúvidas, conte com o auxílio do DEA: dea@insper.edu.br

Posso alterar dia/horário de aula na versão on-line?

Não. A versão on-line da turma deve se reunir no horário regular da aula, incluindo sessões de mentoria e office hours.

As aulas gravadas ficarão disponíveis para serem assistidas em horários alternativos.

O aluno pode assistir às aulas on-line em qualquer turma?

Não. O aluno deve assistir à aula na turma em que está matriculado.

Quais tecnologias estão disponíveis para as aulas on-line?

Informações sobre ferramentas e tecnologias podem ser encontradas na seção sobre o assunto.

Se precisar de ajuda para identificar e implementar soluções tecnológicas para a sua disciplina, fale com a equipe do DEA: dea@insper.edu.br.

Posso usar uma sala de aula regularmente agendada para sediar uma aula remota?

Sim, todas as salas de aula estão reservadas para a aula, conforme programado no Insper Space. Os professores podem usar suas salas de aula regulares como um local para sediar suas reuniões on-line. Os alunos não podem se juntar a eles nessas salas de aula.

Posso transmitir aulas da minha casa?

Sim, e é altamente recomendado. Embora o Insper possua link robusto de internet, a transmissão simultânea por todos os professores a partir dos nossos prédios pode gerar sobrecarga de dados, situação que está sendo avaliada.

 

Posso gravar as aulas com antecedência e disponibilizar o vídeo antes do horário da aula?

Sim, claro. Contudo, sempre busque reservar um tempo (dentro da horário reservado para a disciplina) para interagir com os alunos. Evite vídeos muito longos.

Preciso gravar minhas aulas e disponibilizá-las para os alunos?

Recomendamos fortemente isso. É a forma mais fácil de garantir que os alunos que tiverem problemas técnicos de acesso possam ter acesso ao conteúdo. Atualmente, nas principais faculdades americanas, cerca de 20% dos alunos estão tendo problemas de acesso às aulas on-line quando as mesmas são ao vivo. Caso não queira, por algum motivo, disponibilizar o vídeo da aula para os alunos, você precisará ter uma solução alternativa que garanta que o aluno com problema técnico não fique prejudicado. Neste caso, valide isto com sua coordenação.

Projetos finais e trabalhos de conclusão de curso

Os professores são obrigados a alterar o trabalho ou projeto final de uma aula?

Não. Artigos e projetos podem prosseguir conforme o planejado, desde que os alunos que trabalham em grupos ou equipes possam se conectar remotamente.

Os instrutores podem permitir que os alunos entrem nos laboratórios para concluir os projetos finais de seus cursos (TCC)?

(Observe: esta pergunta está relacionada aos trabalhos de conclusão de curso e não aborda os alunos que trabalham no laboratório ou o doutorado em andamento ou outras unidades de pesquisa)

É permitido, mas não é aconselhável. Evitem exigir que os alunos estejam no laboratório para concluir seus cursos, dada a possibilidade de restrição de acesso ao prédio. Os professores devem trabalhar com as considerações a seguir e depois comunicar claramente com os alunos as opções para concluir o trimestre/semestre e como serão avaliados:

  1. O trabalho de laboratório é essencial?
  2. Se o trabalho de laboratório não for essencial, os alunos podem se concentrar em trabalhos alternativos? O projeto do final do trimestre/semestre pode mudar para se concentrar no teórico e não no experimental?
  3. Se o trabalho de laboratório é essencial, é possível manter o distanciamento social apropriado? Como professores e técnicos de laboratório garantirão o distanciamento social apropriado no laboratório?
  4. Mesmo que os professores considerem o trabalho de laboratório essencial e possam garantir o distanciamento social, que alternativas existem para os alunos que não puderem concluir o trabalho de laboratório no local?

Avaliações

Os professores podem aplicar avaliações presenciais?

Não. O formato da avaliação em sala de aula não será permitido enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas.

Uma avaliação em sala de aula pode ser convertida em uma avaliação para ser feita remotamente. Os professores podem considerar outros formatos de teste (por exemplo, avaliação oral via ferramenta a ser disponibilizada) em vez de uma avaliação para casa, se for apropriado para os objetivos de aprendizado do curso.

Se uma avaliação já estiver planejada para ser realizada em casa, nenhuma alteração será necessária.

Um professor pode adiar as datas das avaliações oficiais para fins de adaptação ao formato on-line?

Não. A programação das avaliações oficiais permanece em vigor. Por várias razões, os alunos devem receber uma nota em tempo hábil, pois a submissão da nota afeta o progresso do aluno.

Um professor pode oferecer várias opções para uma avaliação oficial?

Não. Procure uma alternativa que seja possível para toda a turma. Em caso de dúvidas, consulte seu líder de trilha ou coordenador.

Outros tipos de encontro presencial

O que faço com atendimentos e monitorias?

Eles seguem calendário oficial e devem ser realizados de forma remota.

Os estudantes de Mestrado e Doutorado que realizam pesquisa podem continuar pesquisando no Insper ou em locais fora do Insper?

Sim, é permitido se o distanciamento social for possível e monitorado.

Se as atividades de pesquisa cessarem, os professores são incentivados a considerar opções alternativas para que os alunos concluam seus requisitos pendentes.

Um professor pode reunir sua equipe de ensino, incluindo os assistentes, monitores ou técnicos de laboratório, pessoalmente?

Sim. Os professores podem ter reuniões de sua equipe de ensino pessoalmente. Sempre que possível, as reuniões de equipe devem incentivar o distanciamento social e os instrutores também podem querer ter uma opção pela ferramenta a ser disponibilizada.

Questões pedagógicas

O Centro de Ensino e Aprendizagem (DEA) está fornecendo atendimento virtual em horário comercial por e-mail (dea@insper.edu.br) ou videoconferência.

A equipe do DEA pode responder às suas perguntas pedagógicas, incluindo como adaptar suas avaliações em diferentes formatos e como medir a aprendizagem dos alunos em um formato on-line.

Tem outras perguntas que não foram encontradas neste FAQ?

Envie sua dúvida para dea@insper.edu.br

 

***

Partes das orientações desta página são adaptadas, com permissão, do site keepteaching.iu.edu da Universidade de Indiana, EUA. O conteúdo do “Keep Teaching” é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License pelos Trustees da Indiana University.

Portions of the guidance on this page are adapted, with permission, from the Indiana University keepteaching.iu.edu website. “Keep Teaching” content is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License by the Trustees of Indiana University.