Instituição divulgou cursos de gestão e políticas públicas e apresentou trabalhos acadêmicos em evento com mais de 3 mil inscritos em Brasília
Nos dias 22 a 24 de agosto, o Insper participou do 12º Congresso Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), um dos principais eventos de gestão pública no Brasil. Com a participação de mais de 30 palestrantes e um público de 3 mil inscritos, o evento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e discutiu as múltiplas possibilidades de inovar e modernizar a administração pública no país. O Insper esteve presente com apresentação de trabalhos e um estande do seu Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP) que destacou, especialmente, seu programa de cursos e o projeto do Mapa de Gestão de Lideranças.
“Participar do Congresso Consad foi inspirador. Pudemos reencontrar e conhecer lideranças, docentes, estudantes e servidores também engajados na melhoria das políticas públicas”, diz Vinícius Barqueiro, coordenador de educação executiva no CGPP. “Pudemos apresentar o CGPP como um todo, incluindo seu programa de ensino e as pesquisas que são desenvolvidas.” Entre as atividades desenvolvidas pelo CGPP, o estande montado no evento apresentou os cursos abertos e customizados na área de gestão e políticas públicas.
Segundo Barqueiro, foi gratificante receber visitas de muitos amigos durante o Congresso. “Ex-alunos do Insper vieram, com carinho, contar o que estão fazendo e como o curso impactou suas carreiras”, conta Barqueiro. Ele destaca também a qualidade dos trabalhos apresentados. “Uma das coisas mais interessantes foi ver os próprios governos trazendo dados e evidências em relação às suas políticas e programas.”
Durante o Consad, o professor Gustavo Tavares apresentou um trabalho sobre competências gerenciais no setor público, sob o título “Domínio da burocracia: desenvolvimento do conceito e investigação dos resultados”, desenvolvido em parceria com as pesquisadoras Gabriela Lotta e Joana Story. Já Marcela Carvalho, aluna do Mestrado em Políticas Públicas (MPP) do Insper, apresentou um trabalho sobre liderança feminina no setor público, denominado “Retrato da Burocracia Representativa de Gênero em 2023: Um recorte do alto escalão do Governo Federal”.
Tavares diz que seu objetivo no Congresso Consad foi não apenas apresentar trabalhos acadêmicos, mas também promover uma mobilização política para incentivar a participação dos estados no Mapa de Gestão de Lideranças (MGL). “Tivemos sucesso nesse aspecto, pois conseguimos estabelecer contatos com os estados e esperamos agora transformar esses contatos em participação efetiva no projeto”, afirma Tavares.
O MGL é o primeiro produto do Observatório de Liderança da Gestão Pública, um grupo liderado por Tavares, vinculado ao CGPP e que conta com o apoio financeiro da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, pelo Instituto Humanize e pela Repúblic.org. O objetivo é criar um instrumento que avalie a eficácia da gestão de cargos de liderança nos estados brasileiros. Segundo Tavares, esse instrumento contempla três pilares essenciais: o processo de seleção das lideranças, a implementação de uma gestão de desempenho com metas, avaliações e feedbacks, e a disponibilidade de programas de desenvolvimento contínuo para capacitar essas lideranças em diferentes níveis.
Também presente no Congresso Consad, a pesquisadora Vivian Satiro, coordenadora de gestão de projetos no CGPP, atua na equipe que está desenvolvendo o MGL. “Neste momento, estamos nos estágios finais da conclusão do piloto do estudo em quatro estados selecionados — São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão e Espírito Santo”, diz Vivian. “Em novembro, daremos início à coleta de dados com todos os estados da federação, abrangendo os 23 entes estaduais que ainda não fizeram parte do processo. Neste momento, estamos concentrados na consolidação dos dados do piloto e, simultaneamente, estamos envolvidos na preparação e mobilização dos estados que participarão da fase de coleta em novembro.”
Ex-secretária executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Prefeitura de São Paulo, Vivian é especialista em gestão de políticas públicas e se uniu à equipe do Insper em abril. Ela disse que participar do Congresso Consad é uma experiência enriquecedora. “O Consad sempre desempenhou um papel fundamental como um congresso de destaque para a reflexão sobre gestão pública. Isso se deve ao fato de reunir os secretários de Administração, responsáveis pela coordenação das áreas centrais do governo. Eles são encarregados das decisões relacionadas ao planejamento, definição de prioridades e orientação geral das políticas governamentais.”