O termo responsabilidade social quase sempre é associado a empresas e sua forma de atuar, mas saiba que a prática também está relacionada às pessoas físicas. Um indivíduo pode pensar e agir sozinho em prol de uma comunidade.
Ter responsabilidade social é poder trabalhar, de forma ética, para mudar uma realidade, contribuir para uma sociedade mais justa.
E quando se trata de uma empresa disposta a desempenhar essa função, a prática começa de dentro para fora, com seus colaboradores, em busca de atingir de forma positiva a vida dessas e de outras pessoas, de ajudar no desenvolvimento da sociedade, seja na resolução de problemas sociais ou no cuidado com o meio ambiente, por exemplo.
A responsabilidade social é um tema tão amplo que é composto por quatro vertentes:
Corporativa (RSC): refere-se às ações de uma empresa para evitar impactos negativos para funcionários e colaboradores, prezando por uma boa qualidade de vida, atitudes éticas e um ambiente saudável de trabalho.
Empresarial (RSE): segundo o estudo Responsabilidade social e ambiental das empresas, a empresa socialmente responsável “é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas no negócio (acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), de forma a conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos. É agir em conformidade com o direito, com a função social e o princípio da boa-fé”.
A pesquisa reforça que um empreendimento deve participar ativamente de ações comunitárias na região em que está presente e buscar reduzir possíveis danos ambientais decorrentes da atividade exercida.
Individual: são aquelas ações que cada cidadão pode adotar para ajudar a comunidade em que está inserido. Isso pode ser feito por meio de trabalho voluntário, doações, separação adequada e reciclagem de lixo, consumo consciente, engajamento em causas sociais etc.
Socioambiental: o mesmo estudo citado define Responsabilidade Socioambiental como um sistema de gestão cujo objetivo é promover a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental). Esse é um conceito que se aplica a toda cadeia produtiva e deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo.
No artigo “Responsabilidade social das empresas e sua relevância para a evolução social na perspectiva da realidade brasileira”, os autores destacam que “as ações de responsabilidade social contemplam uma dinâmica de preservação da imagem da empresa e de seus produtos na realidade social em que ela está inserida”.
Isso quer dizer que, além dos benefícios que as práticas trazem para a preservação do meio ambiente e melhoria de vida de trabalhadores e comunidades, as próprias empresas passam a ser mais valorizadas, ganhando espaço no mercado.
Esse é um tema de tamanha relevância atualmente. Um estudo realizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostrou que 93,9% das pessoas e instituições que mantêm o mercado girando apontam que só tem chances de crescimento aqueles que conseguirem, de forma mensurável, avançar em pautas ambientais, sociais e de governança.
Além disso, a RSE (Responsabilidade Social Empresarial) traz outros benefícios, segundo a cartilha “Conceitos Básicos e indicadores de responsabilidade social empresarial”, elaborada pelo Instituto Ethos:
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Uma vez explicado o amplo conceito de responsabilidade social, é preciso diferenciá-la desse outro termo muito usado no no meio empresarial quando o assunto é ação social: filantropia.
Segundo o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, “enquanto a responsabilidade social faz parte do planejamento estratégico, trata diretamente dos
negócios da empresa e de como ela os conduz e é instrumento de gestão, a filantropia é apenas relação social da organização para com a comunidade”.
A filantropia é menos ampla do que a responsabilidade social. O termo tem um sentido de doação, sem esperar retornos. É ajudar causas sociais, seja com dinheiro ou tempo, porém, vai muito além da caridade.
De acordo com o Instituto Ethos, alguns critérios servem para caracterizar uma empresa como socialmente responsável:
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