Lucas Amaral, Isabella Frigerio e João Mascarenhas, membros da organização estudantil InFinance, superaram 250 grupos no maior desafio de avaliação de empresas do Brasil
Tiago Cordeiro
Três assentos para acompanhar ao vivo a conferência anual do investidor Warren Buffett, a primeira presencial desde 2019. Esse é o prêmio a que têm direito três estudantes do Insper, Isabella Frigerio, João Mascarenhas e Lucas Amaral. O feito do grupo é proporcional à viagem que vão realizar: eles superaram mais de 600 alunos, organizados em 250 grupos, das melhores faculdades de diversas regiões, e venceram o Constellation Challenge 2022, a maior competição universitária de avaliação de empresas do país.
Organizada há oito anos pela Constellation Asset Management, uma das mais tradicionais gestoras de investimentos do país, com mais de 12 bilhões de reais em ativos sob administração, a competição convida alunos de qualquer universidade do mundo a apresentar um caso de investimento.
Depois de uma análise do mercado organizada na forma de apresentação de 10 páginas, etapa que já elimina uma parte dos concorrentes, os grupos apresentam um estudo completo, sem limite de tamanho, analisando os ativos de uma empresa específica. Em 2022, a organização selecionada para ser alvo dos trabalhos foi a AB InBev, a maior cervejaria do mundo.
A terceira etapa, semifinal, consistiu em uma apresentação por Zoom. E, a final, realizada no último dia 29 de março, aconteceu ao vivo, com transmissão pelo YouTube. Os quatro grupos que superaram todos os demais voltaram a relatar suas conclusões, desta vez diante de alguns dos principais nomes do mercado financeiro: Florian Bartunek, Mauricio Bittencourt, Paulo Lemann, Fernando Tennenbaum e Felipe David.
Ao fim de todo esse processo, os alunos do Insper se sagraram vencedores. E ainda tiveram a oportunidade de conversar pessoalmente com o empresário Jorge Paulo Lemann, além de Aswath Damodaran, professor da Stern School of Business, da Universidade de Nova York.
“A experiência proporcionou um aprendizado enorme”, diz o aluno Lucas Amaral. “Fomos desafiados a trabalhar em grupo de forma produtiva, conciliando com nossas outras atividades, com prazo apertado e a pressão de saber que nossa análise seria apresentada para grandes lideranças.”
Para consolidar a análise, o trio conversou com 50 funcionários da AB InBev, de cinco países diferentes, além de 23 donos de bares. Também testaram 19 sistemas de delivery de bebidas, com o objetivo de entender melhor a dinâmica do mercado.
Aluno da Graduação em Economia do Insper, Lucas estava em seu quinto desafio. Um diferencial, neste caso, é o fato de que, agora, ele é também membro do InFinance, a organização estudantil do Insper que surgiu há dez anos e é hoje uma das maiores ligas de mercado financeiro do Brasil.
Com o apoio de dezenas de parceiros, a entidade visa promover a oportunidade de desenvolvimento, formando pessoas preparadas para ir além de seus objetivos acadêmicos. Seus integrantes são capacitados por meio de aulas e projetos durante o semestre, nos núcleos de Asset Management, Crédito, Equity Research, Global Macro, M&A e Private Equity.
Além disso, a organização promove uma série de eventos e palestras abertos à Comunidade Insper. A última seleção de novos membros da organização reuniu mais de 400 candidatos, dos quais 30 foram selecionados.
João Mascarenhas e Isabella Frigerio também são alunos do curso de Economia, ainda que não da mesma turma, e também participam do InFinance. “A organização é fundamental para nossa formação e foi crucial para nosso desempenho durante o Constellation Challenge 2022”, afirma Lucas.
“Foi uma oportunidade de aprendizado fantástica”, avalia João Mascarenhas. “Conseguimos ter uma experiência que se assemelha muito da prática ainda no início da faculdade, o que foi extremamente enriquecedor.”
Já Isabella Frigerio, que em 2021 já havia sido finalista de outro desafio, estava disposta a vencer desta vez. “Foi muito bom fazer o Challenge com meus colegas do InFinance”, diz ela. “Os três do grupo estavam muito dispostos a se dedicar muito para aprender e aproveitar essa oportunidade integralmente, e acho que isso foi essencial durante os dois meses que passamos analisando a AB InBev.”