Home/Graduação/Economia

Economia

Faculdade de Economia

Ao contrário do que muita gente pensa, existe vida além do mercado financeiro para o profissional de Economia. Você pode trabalhar com educação, marketing, tecnologia, recursos humanos, políticas públicas ou atuar no departamento financeiro de uma empresa, por exemplo.

O importante é ter uma base teórica e analítica rigorosa para ajudar indivíduos, organizações e a própria sociedade a empregar da melhor maneira possível os recursos de que dispõem para atingir um determinado objetivo. A cabeça do economista precisa estar treinada para formular e testar hipóteses sobre dados e entender causalidades (causa e consequência).

É aí que entra o jeito Insper de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado. Nossa metodologia de aprendizagem centrada no aluno garante a formação de profissionais realmente aptos a solucionar problemas reais nas áreas de negócios. Para tanto, trabalhamos uma série de habilidades e competências ao longo do curso, tais como:

  • Poder de argumentação;
  • Pensamento crítico;
  • Trabalho em equipe;
  • Aplicação da teoria para a resolução de problemas reais;
  • Capacidade de contextualizar e combinar várias áreas do conhecimento, favorecida pela integração com os nossos cursos de Administração e Engenharias;
  • Engajamento social: a partir de 2019, o aluno que participar de alguma organização estudantil ganhará pontos na seleção para programas de intercâmbio.

Um grande destaque do nosso Curso de Economia é o programa Problemas em Economia (PEE). Nesta disciplina, pioneira no Brasil, os alunos do sexto semestre são divididos em grupos e desafiados a colocar em prática todos os conceitos que aprenderam até ali. Cada time avalia um problema real sugerido por professores ou por eles mesmos. No final, todos apresentam uma proposta de solução a uma banca examinadora composta por economistas renomados no mercado e/ou na academia.

Em 2017, 52 projetos foram analisados no PEE. Além disso, passamos a oferecer uma nova disciplina aplicada em Economia, totalmente baseada em uso de dados e modelagem econométrica.

Além de desenvolvermos habilidades importantes para o futuro profissional dos alunos, nossa estrutura e metodologia proporcionam algumas possibilidades que tornam a experiência Insper ainda mais única. São elas:

  • Integração curricular: para dar base sólida ao processo de resolução de problemas, durante os primeiros semestres, as disciplinas de formação básica são as mesmas para os cursos de Administração e Economia.
  • Intercâmbio: nossas 79 parcerias internacionais permitem que os alunos da graduação em Economia estudem em conceituadas instituições de ensino na Europa, Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. Damos todo o apoio, desde a orientação sobre quais disciplinas escolher até os trâmites da viagem propriamente dita. Esses programas têm duração de seis meses ou um ano e são realizados após a conclusão do quinto semestre. Além disso, todo semestre recebemos alunos de diversos países para seus intercâmbios no Insper.
  • Dupla titulação: resultado da integração entre cursos, nossa dupla graduação em Economia e Administração pode ser obtida com apenas um ano a mais de estudo. Só em 2017, 139 alunos cursaram a dupla graduação.
  • Preparação para a Anpec: para os alunos de Ciências Econômicas que quiserem prestar o exame da ANPEC, nós oferecemos a opção de cursar uma trilha de disciplinas em economia avançada que contempla simulados para o concorrido exame.

Nosso curso de graduação em Economia dura quatro anos. Nos três primeiros semestres, o currículo do Ciclo Básico é o mesmo para Administração e Economia e as aulas são ministradas em turmas mistas compostas por estudantes de ambos os cursos. Esta integração permite que futuros administradores entendam o ambiente econômico e futuros economistas conheçam o ambiente de negócios.

A partir do quarto semestre, começa o Ciclo Específico: chegou o momento de aprofundar os conhecimentos em Economia. Até o sexto semestre, as aulas são em período integral. Já no último ano a grade toma meio período para que o aluno possa participar de programas de estágio regular. Também é no sétimo e oitavo semestres que ocorre a Especialização, quando cada graduando pode escolher entre uma série de disciplinas optativas para personalizar sua formação com foco em Marketing, Finanças, Gestão ou Empreendedorismo.

Nas horas vagas, os alunos são incentivados a participar de assistências de pesquisa, monitorias, organizações estudantis e atividades complementares que vão de cinema a debates. Esse formato intensivo de estudo dá aos nossos graduandos uma formação diferenciada, que os leva a assumir as melhores colocações em um mercado de trabalho diversificado, acompanhado sempre de perto pela equipe do Núcleo de Carreiras.

Confira a grade curricular, as ementas do Curso de Economia e o nosso processo seletivo para o Vestibular 2019.






Trilhas Mistas

Ciclo Básico

1º SEM
Microeconomia I
Cálculo I
Pensamento Crítico e Ética
Sistemas de Informação
Fundamentos da Administração

2º SEM
Fundamentos de Macroeconomia
Cálculo II
Estatística I
Sociologia e Política
Contabilidade Financeira

3º SEM
Microeconomia II
Modelos de Tomada de Decisão
Estatística II
História Eco. e Organizações
Finanças I

Ciclo Específico

4º SEM
Microeconomia III
Macroeconomia Internacional
Econometria
História do Pensamento Econômico
Finanças II

5º SEM
Microeconomia IV
Macroeconomia de Curto Prazo
Econometria Avançada
História Econômica Brasileira
Finanças III

6º SEM
Comércio Internacional
Desenvolvimento Econômico
Direito e Economia das Políticas Públicas
História Econômica Brasileira II
Problemas em Economia

Especialização

7º SEM
Eletiva I
Eletiva II
Eletiva III
Trabalho de Conclusão de Curso

8º SEM
Eletiva IV
Eletiva V
Eletiva VI
Trabalho de Conclusão de Curso

Infraestrutura