Faculdade de Economia
Ao contrário do que muita gente pensa, existe vida além do mercado financeiro para o profissional de Economia. Você pode trabalhar com educação, marketing, tecnologia, recursos humanos, políticas públicas ou atuar no departamento financeiro de uma empresa, por exemplo.
O importante é ter uma base teórica e analítica rigorosa para ajudar indivíduos, organizações e a própria sociedade a empregar da melhor maneira possível os recursos de que dispõem para atingir um determinado objetivo. A cabeça do economista precisa estar treinada para formular e testar hipóteses sobre dados e entender causalidades (causa e consequência).
É aí que entra o jeito Insper de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado. Nossa metodologia de aprendizagem centrada no aluno garante a formação de profissionais realmente aptos a solucionar problemas reais nas áreas de negócios. Para tanto, trabalhamos uma série de habilidades e competências ao longo do curso, tais como:
Um grande destaque do nosso Curso de Economia é o programa Problemas em Economia (PEE). Nesta disciplina, pioneira no Brasil, os alunos do sexto semestre são divididos em grupos e desafiados a colocar em prática todos os conceitos que aprenderam até ali. Cada time avalia um problema real sugerido por professores ou por eles mesmos. No final, todos apresentam uma proposta de solução a uma banca examinadora composta por economistas renomados no mercado e/ou na academia. Em 2017, 52 projetos foram analisados no PEE. Além disso, passamos a oferecer uma nova disciplina aplicada em Economia, totalmente baseada em uso de dados e modelagem econométrica.
Além de desenvolvermos habilidades importantes para o futuro profissional dos alunos, nossa estrutura e metodologia proporcionam algumas possibilidades que tornam a experiência Insper ainda mais única. São elas:
Nosso curso de graduação em Economia dura quatro anos. Nos três primeiros semestres, o currículo do Ciclo Básico é o mesmo para Administração e Economia e as aulas são ministradas em turmas mistas compostas por estudantes de ambos os cursos. Esta integração permite que futuros administradores entendam o ambiente econômico e futuros economistas conheçam o ambiente de negócios.
A partir do quarto semestre, começa o Ciclo Específico: chegou o momento de aprofundar os conhecimentos em Economia. Até o sexto semestre, as aulas são em período integral. Já no último ano a grade toma meio período para que o aluno possa participar de programas de estágio regular. Também é no sétimo e oitavo semestres que ocorre a Especialização, quando cada graduando pode escolher entre uma série de disciplinas optativas para personalizar sua formação com foco em Marketing, Finanças, Gestão ou Empreendedorismo.
Nas horas vagas, os alunos são incentivados a participar de assistências de pesquisa, monitorias, organizações estudantis e atividades complementares que vão de cinema a debates. Esse formato intensivo de estudo dá aos nossos graduandos uma formação diferenciada, que os leva a assumir as melhores colocações em um mercado de trabalho diversificado, acompanhado sempre de perto pela equipe do Núcleo de Carreiras.