A certificação é um reconhecimento de associação voltada para mantenedoras de ensino superior e premia o Insper pelos impactos positivos gerados para a sociedade
Bruno Toranzo
O Insper recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) por sua participação na 18ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação é válida por um ano e poderá ser utilizada pela instituição até outubro do ano que vem.
“Esse é um reconhecimento da dedicação do Insper para a geração de impactos positivos à sociedade por meio de ensino, pesquisa e extensão”, diz a professora Priscila Claro, líder do Centro de Sustentabilidade e Negócios e coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão do Insper. Ela é responsável por coordenar as atividades de responsabilidade social corporativa, além de reportar os resultados para fins de obtenção do selo da ABMES. “Este é o sétimo ano consecutivo que participamos da campanha e recebemos o selo. Estamos muito felizes e honrados por isso, e nossa meta é manter esse desempenho.”
Segundo a professora, a premiação é resultado do apoio do Insper ao desenvolvimento para seus stakeholders de práticas organizacionais, de políticas públicas e de uma cidadania inclusiva — atenta, portanto, à diversidade nas atividades acadêmicas. As ações mantidas pelo Insper foram avaliadas em conjunto pelos organizadores da premiação.
O objetivo da iniciativa da ABMES é apresentar os projetos sociais das instituições de ensino superior nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras. Essas ações voluntárias, direcionadas para a sociedade, são realizadas pelas instituições com a participação de diversos profissionais, como professores, técnicos e voluntários, inspirados pelos princípios da solidariedade e da cidadania.
“O setor privado de educação superior mobiliza mais de 6 milhões de estudantes e, com eles, um grande potencial de colaboração e transformação social. Trata-se de um compromisso que ressalta às instituições de ensino superior a preocupação com as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, as sociedades local e global, o meio ambiente e o mercado de trabalho, sob as perspectivas ética, econômica, cultural e política. As instituições de ensino superior são responsáveis pela formação de cerca de 70% dos professores em todos os cantos do Brasil, profissionais que se tornaram verdadeiros heróis [durante a pandemia], garantindo que as aulas continuassem a partir de suas casas enquanto as escolas permaneceram fechadas”, escreveu, em artigo publicado no Correio Braziliense, Celso Niskier, secretário-executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor-presidente da ABMES.
Essa legislação instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com o objetivo de criar parâmetros que possibilitassem a melhoria da qualidade da educação superior. A responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias nessa avaliação.
O principal aspecto dessa dimensão é a contribuição da instituição de ensino superior em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
O Sinaes analisa não apenas as instituições e os cursos como também o desempenho dos estudantes. Além da responsabilidade social, o processo de avaliação considera aspectos como ensino, pesquisa, extensão, gestão da instituição e corpo docente. Para isso, o Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. Todos esses insumos servem de orientação institucional para estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.