O Advanced Program in Economics (ou Programa Avançado em Economia) é um curso de pós-graduação do Insper cuidadosamente elaborado para atender às demandas de profissionais em um mundo cada vez mais influenciado por fatores econômicos.
O programa foi desenhado para pessoas que buscam aprimorar ou aprofundar seus conhecimentos em economia, desenvolver habilidades analíticas refinadas e aplicar esses conhecimentos de maneira eficaz em suas carreiras — independentemente do setor em que atuam e da formação anterior em economia.
“O que torna esse curso único e valioso é a sua capacidade de oferecer conhecimentos em economia de forma abrangente e aplicada. Sua proposta é atender a profissionais de diversas formações que, mesmo não atuando diretamente na área econômica, possuem atividades ou interesses relacionados a ela”, diz o professor Gino Olivares, coordenador do curso.
Podem se candidatar ao programa profissionais com formação em Direito, Administração, Jornalismo, Relações Internacionais, Engenharia e Economia, entre outras correlatas. “Imagine um advogado buscando entender o cenário econômico para tomar decisões financeiras mais assertivas, ou um profissional do setor comercial, como um private banker ou agente autônomo, que precisa transmitir aos seus clientes uma análise do cenário econômico e suas implicações nas decisões financeiras”, exemplifica Olivares.
O curso é especialmente relevante para profissionais com experiência média de 3 a 5 anos, que ocupam cargos como assistente, analista, coordenador ou gerente, e que precisam aplicar conhecimentos econômicos em suas funções diárias.
“O requisito principal é reconhecer a importância do aprendizado em economia e ter curiosidade para explorar esse campo”, diz Olivares, doutor em Economia pela PUC do Rio de Janeiro, professor do Insper desde 2014, com passagem por empresas como Opportunity, Brookfield, Vinci Partners, Wright Capital e Galápagos Capital, e atualmente sócio da Azimut Brasil Wealth Management.
O programa enfatiza a aplicação prática dos conceitos econômicos e está estruturado para proporcionar uma compreensão abrangente dos fundamentos da economia.
A carga horária do programa é de 550 horas, distribuídas ao longo de 6 trimestres, sendo 360 horas-aula e 190 horas dedicadas a atividades práticas supervisionadas, incluindo 10 horas de workshops. “Essas atividades práticas funcionam como monitorias, nas quais os alunos realizam trabalhos fora do horário de aula sob a orientação de um auxiliar ou até mesmo do próprio professor. Elas têm o propósito de complementar o conteúdo ministrado em sala de aula”, explica Olivares.
Quanto aos workshops, são eventos que ocorrem no final de cada trimestre, entre um período letivo e outro, abordando temas específicos. A intenção é trazer profissionais da área para explicar aos alunos como a economia pode contribuir para resolver problemas cotidianos relacionados a esses temas. Os temas dos workshops estão definidos: gestão de carteiras de investimento, impactos da política fiscal, instrumentos de política monetária, economia ambiental e aplicação de machine learning na análise econômica.
“A expectativa é que, ao término do curso, os alunos adquiram um conhecimento sólido dos principais conceitos econômicos e, igualmente importante, sejam capazes de incorporar o método analítico da economia em seu processo de tomada de decisões”, destaca Olivares. “Em outras palavras, eles devem entender como a economia nos ensina a fazer escolhas, avaliando custos e benefícios, bem como o custo de oportunidade de cada alternativa.”
Ao final do curso, os alunos realizam um trabalho em grupo, inspirado na disciplina de Problemas em Economia, comum em cursos de graduação na área. Nesse trabalho, eles devem formular uma pergunta relevante com base em um problema econômico e oferecer uma resposta fundamentada, utilizando tanto os conceitos teóricos quanto as ferramentas quantitativas adquiridas ao longo do curso. “Essa é uma parte importante do programa, que busca demonstrar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido de forma prática”, diz Olivares.
Para saber mais sobre o curso e se inscrever para conhecer o Insper, clique aqui.