Plágio é apresentar como próprio, o trabalho feito por outra pessoa, podendo ser detectado de diversas formas. Os professores e orientadores dos trabalhos normalmente estão muito familiarizados com a literatura relativa à disciplina, área ou assunto abordado, além disso, contam com a ajuda de programas de detecção de plágio que comparam trabalhos dos alunos, com diversas fontes, em busca de textos plagiados.
Cuidado para não utilizar textos ou trabalhos de outras pessoas, como se fosse próprio, isto é uma infração contra os direitos autorais. Lembre-se que ao utilizar e citar textos ou ideias de outros deve-se fazer a citação corretamente.
Os trabalhos que os alunos desenvolvem para avaliação em disciplinas, devem ser originais e não incorrerem em plágio. Será considerada fraude, atitudes desonestas na realização de provas, exercícios ou elaboração de trabalhos, que tentem impedir a justa avaliação dos professores na verificação da aprendizagem ou conhecimentos desenvolvidos, estando sujeito a aplicação do código de ética por infração de plágio ou desonestidade intelectual.
Para evitar ocorrências de plágio, deve-se desenvolver boas habilidades de escrita acadêmica, como, o uso de técnicas eficazes para fazer anotações, e também para citar, parafrasear e recapitular para que o trabalho tenha referências adequadas. Para fazer anotações, para as citações e referências, recomendamos o Mendeley que faz a gestão das citações e auxilia na elaboração das referências de acordo com as normas da ABNT.
Acesse a íntegra da cartilha de plágio e saiba mais.