O objetivo do evento é apresentar a agenda dos estudos realizados pelos pesquisadores do NERI (Núcleo de Estudos Raciais), e junto com acadêmicos, profissionais e especialistas ampliar o debate no qual possamos fomentar o diálogo, o compartilhamento de conhecimentos e reflexão sobre equidade racial com painéis sobre Políticas Públicas Desigualdade Educacional, Violência e os Desdobramentos da desigualdade racial.
8h30 às 9h: Credenciamento e welcome-coffee
9h às 9h45: Núcleo de Estudos Raciais do Insper
9h45 às 11h: Mesa 01 | Políticas Públicas
11h às 12h30: Mesa 02 | Desigualdade Educacional
12h30 às 14h: Intervalo
14h às 15h30: Mesa 03 | Violência
15h30 às 17h: Mesa 04 | Desdobramentos da desigualdade racial
Doutora em Direito Político e Econômico. Especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC/SP, em Educação Social pela USP, em Gestão de Pessoas pela FIA, em Processo Civil pelo Mackenzie e em Curso de Formação de Lideranças de Alto Impacto pela Escola de Governo de Oxford. Pós-graduanda em Psicanálise pela Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise e em Advanced Boardroom Program for Women pela Saint Paul. É coordenadora de Diversidade da FGV Direito SP, onde também é pesquisadora e professora. Conselheira e ex-presidente da Comissão Nacional da Promoção da Igualdade na OAB Federal, conselheira da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Instituto Luiz Gama. Professora convidada na Saint Paul Escola de Negócios e na FMUSP. Palestrante e consultora em estratégias de inclusão racial nas Organizações pena Semear Innova Consultoria em Diversidade.
Aline DuransMembro do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e pós-graduanda em Gestão Pública pela mesma instituição. Conta com 12 anos de experiência no terceiro setor e na administração pública, atuando em gestão de projetos e implementação de políticas públicas na área da educação, cultura e assistência social.
Alisson SantosPesquisador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, com foco em segurança pública. Atualmente, é doutorando em economia aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em economia aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Também, é pesquisador colaborador no Instituto Cidade Segura e pesquisador assistente no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Alysson PortellaÉ pesquisador do Insper e membro do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, atuando na coordenação de projetos de pesquisa sobre educação e renda. Tem doutorado em Economia dos Negócios pelo Insper, com períodos como pesquisador visitante na United Nations University World Institute for Development Economics Research, em Helsinque, e na Columbia University, em Nova York. Tem mestrado pela UFMG e graduação pela UFRGS.
Cristina NemeCoordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz. Mestre em Ciências Sociais pela USP, com atuação em pesquisa e gestão pública na área de segurança e prevenção da violência. Foi coordenadora-geral de Pesquisa e Análise da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e coordenadora de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Ellen da SilvaCofundadora e diretora de Formação da Mahin Consultoria Antirracista. Cientista social de alma e formação. Foi consultora na Imaginable Futures, tendo coordenado o projeto Equidade Racial na Educação. Coordenadora do Movimento Profissão Docente e assessora na Secretaria dos Direitos Humanos do Maranhão. Participou do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín e Brown University. Integra a rede de líderes da Fundação Lemann e da rede do Vetor Brasil.
Frei DaviDavid Raimundo dos Santos, o Frei David, foi criado em Vila Velha, no Espírito Santo. É fundador da Educafro, ONG que já garantiu o acesso de mais de 60 mil negros ao ensino superior. Inconformado com a ditadura e a desigualdade, decidiu que atuaria para melhorar o mundo e ingressou no seminário. Ao sofrer racismo, assumiu sua negritude e decidiu que lutaria pelo povo negro.
Giulia EbohonMembro do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Comunicação Visual pela Escola Panamericana de Arte e Design, e em Cinema pela Academia Internacional de Cinema. Sua trajetória profissional é dedicada a integrar diferentes linguagens de comunicação para elaborar mensagens e projetos criativos que impactam marcas e organizações. Foi responsável pela pesquisa de roteiro da série Coleção Antirracista, da produtora Olhar Imaginário, e coautora do livro “Narrativas Insubmissas”, publicado pela Andarilha Edições.
Helton SoutoCientista social, mestre em Gestão e Políticas Públicas, com 25 anos de atuação na área de Educação. Fundador do Instituto Dados Contra o Racismo, organização não governamental que atua como propulsora de políticas antirracistas e de equidade racial por meio do uso de dados e disseminação de conhecimento.
Iara RolnikDiretora de programas do Instituto Ibirapitanga. Socióloga pela USP e mestre em Demografia pela Unicamp, é presidente do Conselho da Casa do Povo.
Irapuã SantanaSócio do escritório BFBM – Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, Doutor em Direito Processual pela UERJ, ex-Assessor de Ministro no STF e no TSE, Advogado voluntário da Educafro, Colunista do jornal O Globo, Procurador do Município de Mauá/SP.
Janiele de PaulaCoordenadora sênior de Impacto na área de Lideranças no Setor Público da Fundação Lemann. Atualmente é mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela FGV. Formada em Letras-Inglês pela UFMG, lecionou por 11 anos no Brasil, com atuação na Polônia. Atua com projetos de impacto e trabalha com instituições governamentais. Foi gestora de Atendimento e Humanização Penitenciária no governo do Maranhão. É membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann e do Vetor Brasil, fellow do ID_BR e conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
João Marcelo BorgesGerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco e pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais, da FGV. Foi diretor de Estratégia Política do Todos pela Educação. Foi especialista e consultor sênior em educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e especialista em inovação na mesma organização. Prestou consultoria ao Banco Mundial, Unesco, PNUD e a empresas, ONGs e fundações privadas no Brasil e em outros países. Foi coordenador de Gestão Estratégica na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e gestor de projetos na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi também consultor da Presidência do Inep. É graduado em Relações Internacionais e Economia pela UNB e tem mestrado em Economia Política Internacional pela London School of Economics.
Juliana Ribeiro BrandãoDoutora e mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP e graduada em Direito pela PUC-SP. Atualmente, é pesquisadora sênior no Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Professora na graduação e pós lato sensu na Escola Paulista de Direito. Professora na graduação do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares. Atuou como advogada no campo do direito penal no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo e no campo do direito da criança e do adolescente na Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos e na Comissão Teotônio Vilela. É advogada autônoma, atuando nas áreas de violência contra a mulher, crianças, adolescentes, idosos, LGBTQIA+ e relações étnico-raciais.
Laura de Carvalho SchiavonProfessora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017), com período sanduíche em University of California – Berkeley. Pesquisadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública (FGV CCAS) e da Sociedade de Economia da Família e do Gênero (GeFam). Pesquisadora convidada do JPAL (JOI Brazil e Gender and Economic Agency Initiative). Desenvolve pesquisas com foco em justiça e crime, performance e qualidade do serviço público e gênero.
Marcio BlackCientista político, maratonista e produtor cultural. Mestre em Ciência Política pela PUC-SP e doutor pela USP. Especialista em políticas públicas com foco em segurança pública pela Universidade de Zurique (Suíça). Produtor dos festivais Mimo, de Olinda, e SIM São Paulo. Fundador do Coletivo Sistema Negro, grupo ativista que mistura cultura e ação política antirracista em São Paulo. Integrou a coordenação-geral do Carnaval de Rua e da Virada Cultural pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi candidato a vereador em São Paulo em 2016 pela Rede Sustentabilidade.
Michael FrançaÉ ciclista, doutor em Teoria Econômica pelo Ipea da USP, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e também colunista do jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, ganhou o diploma de mérito de melhor aluno da turma de graduação em economia da Unesp e, em 2015, terminou o mestrado em Economia pela USP. Nesse mesmo ano, representou a USP no Econometric Game, em Amsterdam. Foi pesquisador visitante nas universidades Columbia e Stanford. Conta com experiência em microeconomia do desenvolvimento e econometria aplicada.
Mirela de CarvalhoPossui 20 anos de experiência em pesquisa, avaliação de políticas públicas e atuação direta em educação pública. Atualmente é Secretária Adjunta de Monitoramento e Avaliação no Ministério do Planejamento e Orçamento. Foi assessora na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Esteve no 3o setor como Gerente no Instituto Unibanco, por quase 10 anos, liderando as áreas de conhecimento e design de soluções. Anteriormente foi Gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna. Como pesquisadora atuou no IPEA e no IETS e foi consultora em diversos projetos do BID e do Banco Mundial. Mirela é graduada em economia pela UFRJ e doutora em ciências sociais pelo IUPERJ. É apaixonada por educação e forte defensora da ideia de que "conhecimento relevante para as políticas públicas depende da colaboração entre especialistas e gestores".
Rodrigo Soares - Vice -presidente AcadêmicoÉ professor titular da Cátedra Fundação Lemann no Insper. Foi professor titular na Columbia University e na EESP-FGV, professor associado e assistente na PUC-Rio, e professor assistente na University of Maryland, além de ter atuado como professor associado adjunto na Harvard School of Public Health (Department of Population and Global Health). Sua pesquisa se concentra nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, demografia econômica, economia do trabalho e crime. Foi por quatro vezes ganhador do Prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec. Também ganhou o Prêmio Kenneth J. Arrow, da International Health Economics Association. Tem artigos publicados em vários periódicos internacionais. É elected fellow da Econometric Society e membro honorário da Latin American and Caribbean Economic Association. Tem graduação em Economia pela UFMG, mestrado pela PUC-Rio e PhD pela University of Chicago.
Zara FigueiredoSecretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Zelma MadeiraSecretária de Igualdade Racial do Ceará, graduada em Serviço Social pela UFPI, com mestrado e doutorado em Sociologia pela UFC. É professora da graduação e mestrado em Serviço Social da Uece. Foi coordenadora de Política de Igualdade Racial do Ceará e assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do governo do Ceará. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Afrobrasilidade, Gênero e Família e líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-Raciais: Cultura e Sociedade. É especialista nos temas família, gênero, relações étnico-raciais, políticas sociais, gestão de políticas públicas, assistência social, cultura e religiões de matriz africana.