Pesquisa global sobre Educação Financeira: S&P Global Finlit Survey

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Resultados mostram que dois em cada três adultos no mundo são analfabetos financeiros

A mais abrangente pesquisa global sobre educação financeira, a S&P Global Financial Literacy Survey, apurou que dois em cada três adultos no mundo são analfabetos financeiros. Com base em entrevista com 150 mil adultos em mais de 140 países, a pesquisa investigou o conhecimento da população mundial sobre quatro conceitos financeiros básicos: diversificação de risco, inflação, habilidade numérica e juros compostos.

Os resultados são alarmantes. Além de atingir dois em cada três adultos no mundo, o analfabetismo financeiro é distribuído de forma heterogênea, com grandes variações entre países e grupos. De acordo com a pesquisa, mulheres, pessoas de baixa renda e com baixo nível educacional têm maior probabilidade de terem conhecimento deficiente de educação financeira. Já aquelas que têm acesso a serviços financeiros, como conta bancária e cartão de crédito, geralmente têm um maior conhecimento financeiro, independentemente de seu nível de renda.

Brasil – O índice de alfabetismo financeiro dos brasileiros encontra-se próximo da média mundial. No Brasil, só 35% das pessoas entrevistadas acertaram as respostas das questões relacionadas a pelo menos três dos quatro conceitos analisados. No mundo esse indicador é de 33% e nas economias avançadas chega a 55%. O resultado coloca o Brasil na 67ª posição entre os 143 países analisados.

Já o nível de educação financeira dos brasileiros que têm acesso a serviços bancários é inferior ao da média mundial. Enquanto no mundo 53% das pessoas que usam cartão de crédito ou tomam empréstimos de instituições financeiras são alfabetizadas financeiramente, no Brasil, esse percentual corresponde a somente 40% das pessoas.

A pesquisa é uma iniciativa conjunta da Mc-Graw Hill Financial, da Gallup, do World Bank Development Reseach Group e do Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC).

Os resultados na íntegra estão disponíveis no site do GFLEC, da George Washington University School of Business, que coordena uma rede global de centros de pesquisa em educação financeira, do qual o Centro de Finanças faz parte. Acesse a pesquisa aqui.

No dia 7 de dezembro de 2015, o Centro de Finanças teve o prazer de receber a diretora acadêmica do GFLEC, Annamaria Lusardi, em um evento sobre Educação Financeira, onde ela apresentou e discutiu os resultados da pesquisa.

O analfabetismo financeiro é uma barreira para a inclusão financeira. A falta de conhecimento sobre finanças e produtos financeiros faz com que muitas pessoas sejam incapazes de acessar serviços bancários e financeiros. Educação financeira é, portanto, muito importante para o bem-estar financeiro das pessoas e para a saúde geral da economia de um país.

Conheça o Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC).

voltar

Doutorado em Economia dos Negócios


O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco