O contável, o que se conta e o afinal de contas

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Carolina da Costa

Co-autores: Marcia Moura e Maurizio Mauro

Área: Comportamento Organizacional e Recursos Humanos (CR)

 

Código de Identificação do Caso: CR-P0002

Código de Identificação da Nota de Ensino: CR-P0002-TN

 

Experiente profissional do setor financeiro, Nicolas Matos aceitou, com grande satisfação, a oferta para trabalhar no Profit Investment Banking como COO/CFO. Ciente da excelente reputação do banco, entre os melhores do país, e estimulado pelo sucesso de um amigo como diretor de Sales e Trading do Profit, Nicolas antecipou que, diante de um banco tão bem sucedido, seu principal desafio seria apenas manter aquilo que já vinha sendo tão bem feito. Contudo, perceberia em pouco tempo que sua impressão acerca do trabalho que o esperava estava equivocada, e alguns desafios inesperados o aguardavam. Antes de Nicolas se juntar ao banco, o gerente de RH, funcionário do Profit havia 7 anos e aspirante à posição de COO/CFO, conduzira, com o apoio de alguns diretores, uma pesquisa de clima organizacional. Os resultados da pesquisa apontavam questões referentes à confiança dos colaboradores no banco e à gestão de incentivos. Enquanto alguns diretores viram os resultados com preocupação, temendo pela sustentabilidade do modelo de negócios do banco, outros não se afetaram. Nicolas fazia parte do segundo grupo. Essa aparente despreocupação, aos olhos de alguns diretores, somada ao contexto organizacional anterior à sua chegada ao Profit, colocava Nicolas em uma posição política delicada. Para defender seu ponto de vista de que os resultados da pesquisa de clima não deveriam preocupar o banco, preservando também sua reputação perante aos demais diretores, Nicolas deveria pensar de forma crítica e estratégica, separando as evidências que lhe convinham no curto prazo daquelas mais alinhadas aos interesses do banco no longo prazo. Isso também exigia de Nicolas um olhar crítico sobre suas próprias características pessoais inclusive suas limitações, as quais aprofundavam seu desafio. Esse caso permite o exercício do pensamento crítico e ético por meio da avaliação de evidências e da discussão acerca de potenciais conflitos de interesse entre atores e cenário analisados no curto e no longo prazo.

 

Objetivos de aprendizagem

Este caso fictício procura promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas. Pauta-se na discussão e na reflexão da plataforma mental que antecede e norteia a decisão. Pode ser utilizado em disciplinas de comportamento organizacional ou liderança, mas a recomendação é que se destine a iniciativas de desenvolvimento de docentes (para potencializar o uso de casos em sala de aula) ou a aulas de introdução ao pensamento crítico e à tomada de decisão. Os principais objetivos de aprendizagem do caso são:

  • Identificar e discutir o pensamento crítico, entendido como plataforma de gestão, e o processo que antecede a tomada de decisão, com os seguintes componentes: levantamento de hipótese, seleção de evidências, teste de hipótese, contexto, argumentação (como ferramenta para aquisição do conhecimento) e conclusões.
  • Discutir o processo de seleção e escolha de evidências que apóia a identificação de causas, identificando os principais vieses de pensamento que deterioram o processo de pensamento crítico.
  • Identificar e discutir os componentes do contexto que tornam os vieses de pensamento mais suscetíveis. Exemplo: como o jogo político e os incentivos perversos tornam o exercício do pensamento crítico mais desafiador.
  • Discutir um modelo mental que sistematiza a aplicação do pensamento crítico, fortalecendo o exercício da liderança e a plataforma de gestão (possível link com literatura de Liderança e Evidence-based Management, vide referências).

 

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