Home/Biblioteca Telles/Sobre a Biblioteca Telles

Sobre a Biblioteca Telles

A Biblioteca foi implantada em 1999, com a autorização dos cursos de graduações em Economia e Administração. À época, contava com 5 colaboradores.

Junto à inauguração da Biblioteca física, o site foi desenvolvido para que os usuários pudessem consultar o acervo de forma remota. A princípio, o desenvolvimento do acervo foi baseado nas bibliografias básicas e complementares das disciplinas e, aos poucos, outras áreas de conhecimentos e obras foram incorporadas ao acervo, até que a política de desenvolvimento da coleção fosse elaborada e implantada.

Com relação às fontes de informações eletrônicas, desde o ano 2000, a Biblioteca iniciou o processo de assinatura a bases de informação bibliográfica e financeira, para fornecer suporte aos usuários na coleta de dados.

1999-2002

O primeiro ambiente ocupado pela Biblioteca era localizado no andar térreo do prédio principal, ainda no bairro do Paraíso.

Eram cerca de 120 m2 que incorporavam: atendimento, administrativo, coleção e espaço para estudo individual com computadores. Para armazenamento da coleção, a Biblioteca mantinha estantes deslizantes que maximizavam o uso do espaço.

 

2003-2005

Em 2003, a Biblioteca mudou para um prédio em frente ao prédio principal para que pudesse acomodar melhor os usuários, com espaços de estudo em grupo, e a coleção que já não era possível de ser acondicionada no ambiente anterior. Nesse momento, além de ampliar seu quadro de colaboradores e espaços para estudo e coleção, as estantes passaram a ser fixas, possibilitando maior locomoção entre o acervo.

 

2006-2011

Já em um novo campus localizado na região da Vila Olímpia, a Biblioteca, então com 920 m2 e em uma área nobre da escola, contava com mais de 100 estações individuais e 10 salas para estudo em grupo. Com um ambiente mais propício ao estudo, atraímos mais usuários que refletiram no aumento considerável de frequência e número de empréstimos de obras.

Também neste ano, a Biblioteca passou, a ser nomeada Biblioteca Telles, fruto de doação de um empresário brasileiro, para a concepção do novo espaço.

 

2012

Em 2012 houve a ampliação da Biblioteca. Tanto o espaço para estudo individual quanto as salas para estudo em grupo foram estendidas. Bem como o acervo recebeu novas estantes e um novo espaço foi inaugurado: espaço de aprendizagem. Com isso, um novo ambiente com 20 computadores foi incorporado para que os alunos tivessem, além do acesso às fontes, bibliotecários capacitados a orientarem quanto ao uso das ferramentas.

 

Crescimento da Biblioteca

Orientação à pesquisa

O serviço de orientação à pesquisa conta com uma equipe de Bibliotecários que orientam na seleção de fontes de informação, uso dos recursos de busca e na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Auxílio à elaboração de trabalhos
Orientação quanto à normalização e formatação dos trabalhos seguindo o padrão ABNT e na metodologia do trabalho científico.

Auxílio para busca de informações e identificação de fontes
Orientação para identificação de fontes de informação confiáveis assinadas pela Biblioteca e disponíveis na internet; elaboração de estratégias de busca eficientes; e uso das bases de dados e ferramentas.

Busca integrada
Recurso para busca integrada de artigos, capítulos de livros, anais de congressos, periódicos internacionais, normas e patentes em todas as fontes de informação disponíveis na Biblioteca Telles.

Solicitação de artigos
Através do programa de comutação bibliográfica – Comut, é possível solicitar artigos não disponíveis na biblioteca.

Treinamento para uso da Biblioteca
Apresentação aos usuários sobre os recursos disponíveis e uso do acervo da Biblioteca Telles.

Treinamento para utilização dos recursos de busca
Disponibiliza uma agenda dos treinamentos presencial e online ministrados por especialistas das ferramentas.

Pergunte ao bibliotecário
Canal de atendimento, presencial, via e-mail ou telefone, especializado em orientação à pesquisa.

Acervo

A Biblioteca Telles possui acervo físico e online com milhares de materiais disponíveis para consulta, empréstimo e download.

Recursos de busca
Fontes de informação diversas que fornecem dados de empresas, países, setores, além de milhares de títulos de periódicos, livros, normas e patentes em texto completo e resumos.

Acervo físico
Acervo com mais de 40 mil livros, revistas, folhetos, DVDs e CD-ROM, fones de ouvido e kit de canetas para quadro branco.

Catálogo online
Consulta online ao acervo da biblioteca, localização do material na estante e sua disponibilidade para empréstimo.

Livro de consulta local
Mantém para consulta local um exemplar das obras pertencentes à bibliografia básica e complementar. Para identificação nas estantes estes livros são sinalizados com adesivos coloridos.

Sugestão para aquisição
Recebe sugestões de toda a comunidade Insper para compra de novos materiais

Aviso de novas aquisições
Permite a escolha de temas de interesse para recebimento de aviso das novas publicações da Biblioteca, através da área do usuário Meu Pergamum.

Empréstimo

Disponibiliza para empréstimo os materiais disponíveis no acervo. Além dos serviços de reserva e renovação de obras pela internet.

Empréstimo entre bibliotecas
Mantém parceria com bibliotecas conveniadas para o empréstimo de publicações que não fazem parte do acervo da Biblioteca Telles.

Caixa de devolução
Para facilitar a devolução de publicações disponibiliza as “Caixas de Devolução de Livros” na entrada da Biblioteca.

Renovação online
Permite até 4 renovações online pelo Portal da Biblioteca de empréstimos de livros e DVDs.

Meu Pergamum
Área de acesso do usuário que gerencia empréstimos, renovação, reserva e devolução. Permite a consulta do histórico, além do aviso de novas aquisições.

Reserva de materiais
É possível efetuar a reserva de até 3 materiais emprestados. O usuário recebe um e-mail automático quando o exemplar reservado for devolvido e estiver disponível.

Programas de leitura
Através dos programas, a Biblioteca incentiva a leitura de toda a comunidade Insper e explora potencial que o acervo possui.

Infraestrutura

Ampla estrutura moderna e equipada para seus estudos.

Sala de projeção
Sala é equipada com TV, aparelhos de vídeo cassete, DVD, Blu-ray e computador.

Área de estudo em grupo
São 28 salas de estudo com quadro branco, além de um mezanino com mesas para grupos.

Área de estudo individual
São 180 baias com tomadas para o uso de computadores.

Computadores
Disponibiliza 38 computadores com acesso às ferramentas do Office, softwares estatísticos e recursos de pesquisas da Biblioteca.

Nosso regulamento está sendo revisto para a melhor adequação ao novo espaço

Quem são nossos usuários?

Alunos regularmente matriculados nos cursos do Insper, alumni, professores, funcionários, Biblioteca parceiras e organizações do Insper.

Nosso acervo

O acervo conta com Livros, DVDs, revistas de noticias e acadêmicas, folhetos, relatórios de empresas, teses e dissertações, jornais entre outros.

Empréstimo

  • O procedimento para empréstimo de materiais é através da utilização da senha do Portal do Aluno.
  • É permitido o empréstimo de materiais sem limite de quantidade de títulos por usuário, até o fechamento da Biblioteca, do mesmo dia.
  • A biblioteca poderá, quando necessário, restringir ou ampliar o prazo de empréstimo, números de volumes ou suspender a circulação de determinadas obras.
  • O usuário poderá fazer um novo empréstimo do mesmo exemplar quantas vezes forem necessárias, por igual prazo, com a obra em mãos no balcão da biblioteca, desde que não esteja em débito com a biblioteca e não haja reserva do material.

Modalidades de empréstimo por curso

GRADUAÇÃO / MESTRADO / DOUTORADO / DIREITO / MBA / CERTIFICATES / APF

  • Prazo: 7 dias corridos
  • Quantidade de livros: 8
  • Demais tipos de materiais: 3 exemplares DVDs, folhetos técnicos, CDs
  • Renovações online: 4 caso não haja Reserva ou Materiais em atraso

CURSOS WEEKEND: MBA EXECUTIVO E FINANÇAS / CBA / CFM / LLM SOCIETÁRIO

  • Prazo: 15 dias corridos
  • Quantidade de livros: 8
  • Demais tipos de materiais: 3 exemplares DVDs, folhetos técnicos, CDs
  • Renovações online: 4 caso não haja Reserva ou materiais em atraso por 7 dias

PROFESSORES

  • Prazo: 30 dias corridos
  • Quantidade de livros: 10
  • Demais tipos de materiais: 3 exemplares DVDs, folhetos técnicos, CDs.
  • Renovações online: 4 caso não haja Reserva ou materiais em atraso

FUNCIONÁRIOS / ALUMNI

  • Prazo: 7 dias corridos
  • Livros: 5
  • Demais tipos de materiais: 3 exemplares DVDs, folhetos técnicos, CDs
  • Renovações online: 4 caso não haja Reserva ou materiais em atraso

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

  • Prazo: 7 dias corridos
  • Livros: 12
  • Demais tipos de materiais: 5 exemplares DVDs, folhetos técnicos, CDs
  • Renovações online: 4 caso não haja Reserva ou materiais em atraso

Renovação

  • A renovação do empréstimo poderá ser efetuada pelo “portal da biblioteca”, até 4 (quatro) vezes para cada material.
  • O prazo de dias é contado a partir da data da renovação, e não da data de primeiro empréstimo.
    O empréstimo para os assistentes de pesquisa não possibilita a renovação pela internet no “portal da biblioteca”. Pois o sistema só possibilita a modalidade de empréstimo especial, por 07 dias consecutivos.
  • A renovação de obras para os usuários das bibliotecas conveniadas, será realizada até 5 (cinco) vezes consecutivas. As renovações feitas diretamente com as bibliotecas conveniadas poderão ser realizadas online, por e-mail ou telefone.
  • É recomendável efetuar a renovação on-line 1 (um) dia antes da data prevista para a devolução, pois caso tenha reserva para a obra ou tenha excedido o limite para renovações, o usuário ficará impossibilitado de processar a operação, e a data de entrega permanece a prevista. Após estas renovações, é necessário fazer a devolução do material no balcão de empréstimos e, quando necessário e possível, novo empréstimo.

Reservas

  • O usuário poderá, exclusivamente pelo “Site da biblioteca”, efetuar até 4 (quatro) reservas de materiais, que não estejam disponíveis no acervo. Será enviado um e-mail como “lembrete” da disponibilidade da obra.*
  • Títulos que já se encontram no poder do usuário ou materiais que estão disponíveis no acervo não podem ser reservados.
  • O usuário pode reservar para retirada no mesmo dia (empréstimo norturno), obras identificadas como consulta local, que pertencem à bibliografia, por telefone, e-mail ou pessoalmente  O horário para retirada respeita a regra estipulada no regulamento.

*O não recebimento deste e-mail por parte do usuário, não garante a guarda do material após o período estipulado.  Caso a retirada do material não seja feita até o próximo dia útil, no horário de funcionamento da Biblioteca, a reserva será automaticamente cancelada.

Devoluções

  • A biblioteca poderá, caso haja necessidade, solicitar a devolução dos materiais emprestados antes do seu prazo de vencimento.
  • Materiais de consulta local, como: obras pertencentes à bibliografia, de referência e revistas devem ser devolvidos somente no Balcão de atendimento da biblioteca, devido ao controle de horário.
  • Os demais materiais, de empréstimo normal, podem ser devolvidos na “caixa de devolução”, localizada na entrada da biblioteca e na “caixa” que antecede o balcão de atendimento da biblioteca.
  • Não será necessário que o próprio usuário devolva o material que tomou emprestado, desde que assuma a responsabilidade no caso de devolução realizada por terceiros.
  • No caso de devolução pelo correio, será considerada a data da postagem como data de devolução.
  • Nos casos de empréstimo em que a data da devolução seja nos dias de feriado ou domingo, a devolução deverá ser realizada no próximo dia subsequente, sem qualquer sanção.
  • No caso de fechamento imprevisto da biblioteca, a devolução deverá ser feita, no primeiro dia útil subsequente.

Atraso na devolução

Tipo de empréstimo Valor em R$ Prazo
Empréstimo da Modalidade Normal – por 07 Dias. R$ 3,00 por dia/ por material *A cobrança é feita de acordo com os dias de funcionamento da  Biblioteca (segunda à sábado, exceto domingos e feriados)
Consulta Local:
Bibliografia; CDs; DVDs; Revista.
R$ 10,00 por dia / por material *Cobrança do valor citado para atrasos a partir de 10 minutos e por dia de funcionamento da Biblioteca (segunda à sábado, exceto domingos e feriados)
Materiais De Referência
(Dicionários, Kits  e Materiais Excedentes)
R$ 3,00 por dia / por material *A cobrança é feita de acordo com os dias de funcionamento da  Biblioteca (segunda à sábado, exceto domingos e feriados)

 

  • As multas e penalidades aplicam-se a todos os usuários da Biblioteca Telles.
  • O não cumprimento do prazo de devolução, implica na cobrança de multas conforme abaixo: *incluindo sábados, domingos, feriados e emendas de feriados.
  • O não pagamento ou regularização de quaisquer pendências com a biblioteca, impossibilita o usuário de utilizar quaisquer serviços da biblioteca.

* O pagamento da multa deve ser efetuado no balcão de empréstimo da biblioteca.

Perdas e danos materiais

O usuário deverá:

  • Indenizar a biblioteca por perdas e danos causados a qualquer tipo de material, sendo proibido marcar, dobrar páginas ou fazer anotações, arrancar partes do livro, periódicos etc.
  • Restituir a obra ou material danificado por outro exemplar idêntico, ou edição mais atualizada se for de comum acordo entre biblioteca e usuário.
  • Restituir o periódico perdido ou danificado pelo mesmo ano, volume e número do fascículo.
  • Comunicar à biblioteca o dano, perda ou roubo de materiais, imediatamente.
  • Realizar a restituição da obra no prazo de 15 (quinze) dias para materiais nacionais, e 30 (trinta) dias para materiais importados. Nesse período, o usuário fica impossibilitado para realizar o empréstimo de qualquer material.
  • A reposição de obras esgotadas será feita por 1 (um) ou mais títulos indicados pela biblioteca, no valor aproximado  ao da obra perdida ou danificada.
  • A obra danificada, quando substituída, será devolvida ao usuário.
  • No caso de estragos reparáveis, o responsável deverá arcar com os custos de restauração, em serviço especializado.
  • Não serão aceitas para reposição de obras perdidas ou danificadas, cópias xerográficas, obras em mal estado de conservação e/ou desatualizadas.
  • Serão cobradas as devidas multas, até o comunicado à biblioteca da perda ou dano de qualquer material.

Missão

Promover, por meio de serviços especializados, um ambiente que propicie o desenvolvimento de competências informacionais em administração, economia, direito e engenharia. Tais competências são demonstradas na habilidade em identificar, localizar, organizar, utilizar, comunicar e preservar a informação. Além disso, tem por objetivo incentivar o hábito de leitura entre a Comunidade Insper.

Visão

Ser um centro de referência em serviços de informação nas áreas de economia, administração, direito e engenharia, reconhecido como um ambiente dinâmico que tem como foco orientar ao sujeito para que se torne autossuficiente para uso da informação.

Gestão

Luciana Arjona
Gestora
LucianaPA@insper.edu.br
Fone: 4504-2362
Vanessa Carvalho
Supervisora
VanessaMC1@insper.edu.br
Fone: 4504-2356

Circulação de materiais

Bruno Zanardo
Aquisição de materiais
BrunoZ@insper.edu.br
Fone: 4504-2364
Adriana Benicio
Circulação de materiais
AdrianaBS1@insper.edu.br
Fone: 4504-2361
Luciana Santos
Orientação à Pesquisa e Tratamento da Informação
LucianaAS5@insper.edu.br
Fone: 4504-2365
Zaida Carolina
Bibliotecária de Orientação à Pesquisa
zaidaCPA@insper.edu.br
Fone: 4504-2360
Angelica Mattos
Estagiária
Fone: 4504-2360
Vicctória Victorino
Estagiária
Fone: 4504-2360

Orientação à Pesquisa e Tratamento da Informação

Luana Vieira
Bibliotecária de Tratamento da Informação
LuanaAV@insper.edu.br
Fone: 4504-2666
Ricardo Rodrigues
Bibliotecário de Tratamento da Informação
RicardoRR4@insper.edu.br
Fone: 4504-2357
Bruno Costa
Jovem Aprendiz
BrunoOC2@insper.edu.br
Fone: 4504-2360
Jucilene Santos
Circulação de Materiai
JucileneLS@insper.edu.br
Fone: 4504-2661