Thiago de Carvalho (CBA 2007) fala sobre seu Mestrado da NYU

O alumnus Thiago de Carvalho (CBA 2007) fala sobre seu curso Master in Business and Workplace Education, na New York University,  e conta um pouco sobre seus novos projetos empreendedores. Veja mais detalhes  sobre sua experiência abaixo.

O que você viu de diferente que te chamou atenção na NYU?

Me formei no CBA em 2007 e desde então me envolvi muito com o CEMPI (Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper), inclusive como colaborador, onde eu pude atuar em várias frentes. Em umas das minhas atividades eu mentoravaalunos e ex-alunos empreendedores e pude acompanhar a “cabeça” de alguns alunos e alumni do MBA, e percebi que o que eu queria a partir dali não estava dentro de um ensino tradicional. Eu já tinha empreendido uma vez, já tinha trabalhado em multinacional e vi que o aprendizado também acontecia muito dentro das organizações e eu queria entender como esse aprendizado informal ocorria. Comecei a pesquisar dentro das Escolas “TOPs” de Educação dos Estados Unidos e encontrei o curso Master in Business and Workplace Education, que teve início na NYU em 1980. A estrutura das matérias desse curso é uma mescla entre educação e negócios. O interessante é que eu tinha possibilidade de fazer matérias desse curso em várias Escolas, na Escola de engenharia, na de Negócios e na de Psicologia, tendo um currículo bastante variado.Acabei escolhendo a NYU porque tem um histórico muito bom no ramo da Educação e esse tipo específico de Mestrado só existia lá.

De que maneira sua experiência no CBA do Insper contribui na sua preparação para esse novo desafio que foi o Mestrado?

Ajudou muito, pois o CBA me deu uma visão muito boa do que ocorreria dentro de uma sala de aula de lá. Como os professores do Insper estudam ou estudaram, ministram ou já ministraram aulas nas melhores Escolas de Negócios tanto do Brasil quanto nas de fora, a dinâmica e conteúdo do Certificate é  tão rico quanto o de uma sala de aula fora do Brasil. O que está sendo ensinado aqui tem a mesma qualidade do que está sendo ensinado lá. O que diferencia a experiência de fora que eu não tive aqui, foi essa experiência de ser um aluno em tempo integral num Mestrado nos Estados Unidos. Então a vivência fora da sala de aula foi o mais diferente, a quantidade de eventos, era absurda! Poder focar 100% nos estudos é uma realidade que eu não teria cursando um Mestrado aqui em São Paulo, acredito eu.

Conte um pouco sobre esse seu novo projeto de empreendedorismo. A ideia surgiu lá ou era um sonho seu antigo já?

Na verdade eu já tinha começado a me aprofundar no ramo da educação, não educando alunos diretamente dentro de uma sala de aula tradicional, mas em paralelo. Por exemplo, no CEMPI a gente organizava a competição de negócios, fazia as orientações para alunos e alumni, treinamentos de docentes e dos mentores, tudo isso foi fora de uma sala de aula. A Clinton era um sonho antigo de empreender no ramo da educação, mas de fato só comecei a estruturar melhor a ideia durante o Mestrado mesmo, lá em Nova Iorque, onde a primeira turma foi ministrada. Em poucas palavras, a Clinton Education é uma Escola de Negócios à distância. A ideia é oferecer cursos num formato online e ao vivo, para quem não consegue voltar para uma educação tradicional e quer se atualizar sobre uma área específica.

Conheça mais detalhes sobre a Clinton Education no site: www.clinton.com.br.