Home/Agenda de Eventos/Políticas para a Igualdade Racial

Webinar

No dia 21 de setembro, às 16h, o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP) promoveu mais um encontro da série de webinars Política Pública em Debate, onde foi abordado o tema Políticas para a Igualdade Racial.

Na primeira parte, discutimos as origens, a inadequação, a ilegalidade e as consequências da discriminação racial no Brasil. Em seguida, discutimos as políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Abordamos, por exemplo, as diferenças entre ações afirmativas, discriminação positiva e sistema de cotas.

Por fim, discutimos os sucessos e insucessos do Estatuto da Igualdade Racial, da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR), do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir) e do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

A abertura institucional foi feita pelo pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, Michael França. O debate teve a participação de Rosane da Silva Borges, jornalista e professora da ECA-USP, Giovanni Harvey, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, e de Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco. A mediação foi feita pela professora do Insper Laura Muller Machado.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 21/09/2021

Realização:

Logo do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper

Conheça os participantes

Giovanni Harvey

Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, em Cabo Verde, além de integrar o Fórum da Sociedade Civil no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Em 2013 foi convidado pela Ministra Luiza Bairros para assumir a Secretaria Executiva da SEPPIR-PR. Permaneceu à frente da Secretaria Executiva da SEPPIR-PR, a convite da Ministra Nilma Lino Gomes, em 2015, até a conclusão do processo de elaboração do Plano Plurianual 2016-2019. Atualmente presta consultorias em Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários. É Conselheiro Benemérito do Conselho Municipal dos Direitos do Negro - COMDEDINE e membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro.

Laura Muller Machado

Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora no Insper. Possui experiência em pesquisas aplicadas à política pública social e educacional. Coordena as pesquisas da cátedra do instituto Ayrton Senna, do Centro de pesquisas em Gestão Escolar do Instituto Unibanco, os seminários de pesquisa em política pública e os webinários de política pública do Insper.

Michael França

Doutor em Teoria Econômica no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP. Representou a USP no Econometric Game em Amsterdam e em 2018-2019, foi Visiting Scholar na Universidade Columbia pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui experiência em microeconomia do desenvolvimento, econometria aplicada, economia industrial, finanças e foi pesquisador do Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS) e da Rede Clima. Atualmente, está realizando o pós-doutorado no Insper e coordena o Núcleo de Estudos Raciais. Também é colunista no jornal Folha de S.Paulo.

Ricardo Henriques

É economista e professor da Faculdade de Economia da UFF, é pesquisador especializado em Economia Social, tendo trabalhado com temas como educação, desigualdade, pobreza e distribuição de renda. Ex-pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Ex-secretário executivo do Ministério da Ação Social e ex-coordenador de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Como secretário executivo do Ministério de Assistência e Promoção Social, coordenou o desenho e a implementação do programa Bolsa Família. No ano de 2007, presidiu a Comissão de Educação da 34ª Conferência Geral da UNESCO. Atualmente é superintendente executivo do Instituto Unibanco.

Rosane Borges

Pós-doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e docente na Universidade São Judas Tadeu. Também é professora no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP, integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), autora e organizadora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: O Negro no Jornalismo brasileiro (Imprensa Oficial, 2004); Mídia e Racismo (DP et Alii, 2012) e A Luta Contra o Racismo no Brasil (Edições Fórum, 2017).