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Webinar

Em janeiro de 2021, a editora Atlas publicou o mais novo livro escrito por Irineu Gianesi, Diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper, Juliana Massi e Débora Mallet, coordenadoras do Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Insper. No livro Formação de Professores – No Desenho de Disciplinas e Cursos, os autores discutem metodologias e experiências de aprendizagem adquiridas a partir da vivência no Insper.

A obra publicada pelo trio é fruto de anos de pesquisa focada em processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos dentro da escola. Esse método, pensado a partir de diversas referências internacionais, é ensinado em cursos da Educação Executiva do Insper desde 2018, e agora, por meio do livro, essa discussão educacional pode ser compartilhada com um público ainda mais amplo.

No webinar Desenho de Disciplinas e Cursos: metodologia PDAF no ensino superior e básico, debatemos trechos do livro que abordam o desenvolvimento e aperfeiçoamento do corpo docente do Insper a partir de aprendizados e interações com outras instituições internacionais. O objetivo é que esse movimento possa ser seguido por outras instituições do Brasil.

Para o debate, reunimos Débora Mallet, coordenadora de Gestão da Aprendizagem do DEA no Insper, Gustavo Henrique Bolognesi Donato, reitor e professor titular da FEI, Ivete Fancio, orientadora educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, Juliana Machado Massi, coordenadora do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Docentes no DEA, e Regina Aparecida Resek Santiago, Ex-Diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Educação de São Paulo. Além da participação no debate, a abertura institucional e mediação foram realizadas por Irineu Gianesi, Diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 4/03/2021

Horário: 19h00

INSCRIÇÕES

04/03/2021 - Webinar: Desenho de Disciplinas e Cursos | Metodologia PDAF no ensino superior e básico
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Realização:

 

Conheça os participantes

Débora Mallet

Coordenadora de Avaliação da Aprendizagem do DEA no Insper. Licenciada em Letras pela FFLCH da USP. Mestre e Doutora em Educação pela FEUSP. Assessora em projetos de formação docente para a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em projetos de formação de professores da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Autora de materiais didáticos, impressos e digitais, para Fundação Padre Anchieta, Instituto Eldorado, Editoras Saraiva, Moderna e SM. Coordenadora do curso de Pós-Graduação Docência no Ensino Superior do Centro Universitário SENAC. Docente em cursos superiores de Pedagogia e Letras, em disciplinas de metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem.

Gustavo Henrique Bolognesi Donato

Reitor e professor titular da FEI, onde também foi Coordenador de Inovação do curso de Engenharia Mecânica e de Iniciação Científica. É membro de alguns conselhos, possui experiências internacionais em tecnologia e gestão e histórico profissional em inovação e otimização de projetos e materiais. Doutor em Engenharia (POLI-USP), Pós-graduado em Administração (FGV-EAESP) e Engenheiro Mecânico (FEI).

Irineu Gianesi

Diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper. Foi diretor de Pós-graduação e Educação Executiva e liderou a equipe que desenhou e lançou os programas de Engenharia do Insper, tendo sido também responsável pelo desenvolvimento e gestão do corpo docente e do centro de ensino e aprendizagem. Professor de Gestão de Operações, Doutor em Administração de Empresas pela Cranfield University School of Management, Reino Unido, Mestre em Engenharia de Produção e Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo.

Ivete Fancio

Pedagoga pela PUC-SP, com atuação como professora do Fundamental I e coordenadora por 10 anos no Colégio Dante Alighieri. Pós-graduada em Psicodrama Educacional pela PUC-SP. Atua há 20 anos na área educacional como orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Juliana Machado Massi

Possui dupla Graduação em Administração e em Direito. Pós-graduada em Direito Empresarial. Mestre em Direito Econômico pela PUCPR. Atua na Gestão Acadêmica de Cursos e Formação de Professores no Ensino Superior há 10 anos, tendo realizado cursos de aperfeiçoamento sobre metodologias ativas pela LASPAU/HARVARD e em Designing Student-Centered Learning Experiences pelo Franklin W. Olin College of Engineering em Boston, Massachussets. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Docentes no DEA – Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem do Insper. Também é co-founder da Future Education, escola digital que apoia a Transformação Digital da Aprendizagem, onde também atua na formação de pessoas para pensarem a Aprendizagem e Produtos Educacionais. Docente no Ensino Superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração e em Direito. Na formação de professores, atua como docente com foco no ensino sobre desenho de disciplina e gestão da sala de aula em diferentes áreas do conhecimento.

Regina Aparecida Resek Santiago

Professora de Língua Portuguesa, especialista em Literatura Brasileira, atuou na Rede Pública do Estado de São Paulo como Professora de Educação Básica II e Assistente Técnico-Pedagógica. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, defendeu práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa. Integrou as equipes de Língua Portuguesa na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, de Avaliação Externa na Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação. Foi Diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação de São Paulo.