Financiamento coletivo, assinaturas, apoios, clube de membros: há várias formas de envolver a audiência e reverter esse engajamento em receita para iniciativas jornalísticas. Porém, o contexto de crise financeira e de crise de confiança no jornalismo demandam estratégias de atração, conversão e retenção inovadoras e que atendam às necessidades das audiências.
No webinar Jornalismo financiado pelo público, o terceiro episódio da série Conversa Periódica, convidamos Carol Monteiro, fundadora do Marco Zero Conteúdo, Igor Waltz, professor de jornalismo digital na UERJ e pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/Fiocruz), e Marianna Araújo, diretora de comunicação do The Intercept Brasil. A abertura institucional foi realizada por Natália Mazotte, Coordenadora Acadêmica da área do Programa de Comunicação e Jornalismo do Insper, e a mediação da conversa por Luiza Bodenmüller, idealizadora e editora da newsletter Periódica.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Data: 9/12/2020
Horário: 20h00
Jornalista e fundadora da Marco Zero Conteúdo, site de jornalismo investigativo e independente do Recife. É mestra e doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também professora de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Professor de jornalismo digital na UERJ e pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/Fiocruz). É Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Jornalista, criadora e editora da newsletter Periódica. É mestre em Ciências da Comunicação na ECA/USP e especialista em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. É gerente de estratégia do Aos Fatos.
Jornalista e botafoguense, dirige o programa de membros do Intercept Brasil e cofundou a Mórula Editorial. Atualmente é diretora de comunicação do Intercept Brasil.