Home/Agenda de Eventos/Colaboração interorganizacional no combate à corrupção

Muito embora a agenda de combate à corrupção venha ganhando força nas últimas duas décadas, os mecanismos de controle tradicionais nem sempre respondem satisfatoriamente ao interesse público. Um ponto fundamental para operações bem-sucedidas, e passível de ser melhorado, é a colaboração entre as diferentes organizações públicas envolvidas nesse processo.

Para debater este tema, o novo curso de Mestrado em Políticas Públicas do Insper, coordenado pelo professor Sandro Cabral, reuniu o Ministro do STF aposentado e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, o promotor Fábio Bechara, o ex-ministro e advogado Valdir Simão e Carlos Melo, cientista político e professor do Insper.

O novo curso Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP) do Insper é pioneiro no Brasil por oferecer uma rigorosa formação analítica e metodológica para possibilitar aos alunos o uso de evidências na formulação, na escolha de alternativas de ação, na implementação e na avaliação de políticas públicas. Foi desenhado para atender às demandas de governos em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) e poderes (executivo, legislativo e judiciário). Conheça mais!

Veja como foi evento!

Data: 13/02/2019

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

Entrada: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Welcome coffee

19h

Abertura com Milton Seligman (coordenador do Programa de Cursos em Gestão e Políticas Públicas do Insper)

Introdução ao tema com Carlos Melo (cientista político e professor do Insper)

Nelson Jobim (Ministro do STF aposentado, ex-Presidente do STF, CNJ e TSE)

Fabio Bechara (promotor de justiça em São Paulo)

20h

Valdir Simão (advogado e ex-Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e da CGU)

Sandro Cabral (coordenador do Mestrado de Políticas Públicas do Insper)

21h

Perguntas da plateia

Encerramento

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Nelson Jobim

Advogado, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Ministro do STF aposentado, ex-Presidente do STF, CNJ e TSE. Foi Ministro de Estado da Defesa. Foi Ministro de Estado da Justiça. Foi Deputado Federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul – dois mandatos. Foi Professor de Direito na UFSM e UnB, das Escolas da Magistratura da AJURIS (RS) e do Ministério Público (RS).

Fábio Bechara

Promotor de justiça em São Paulo, Secretário Executivo da Procuradoria Geral de Justiça. Foi Coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Agência de Atuação Integrada contra o Crime Organizado. Também coordenou o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado e o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro no Ministério Público de São Paulo. E Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Global Fellow no Woodrow Wilson International Center for Scholars/EUA. Membro do GACINT - Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP e Professor da Universidade Mackenzie.

Valdir Simão

É advogado, pós-graduado em Direito Empresarial e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social. Ocupou vários cargos na gestão pública, como Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e da CGU. Coautor do livro "O acordo de leniência na lei anticorrupção".

Milton Seligman

Coordena o Programa de Cursos em Gestão e Políticas Públicas do Insper, e é Global Fellow do Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, em Washington, DC, EUA. No setor público, ocupou cargos e funções nos governos dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. No setor privado, foi Dirigente da ONG Inter Press Service, em Roma, Itália e VP de Relações Corporativas da Ambev.

Carlos Melo

Cientista Político, professor Senior Fellow. Está no Insper desde 1999. É analista de política nacional, tem livros e vários artigos e capítulos publicados. Colabora com diversos veículos de comunicação. Colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, é também colunista do UOL, onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira.

Sandro Cabral

É Doutor em Administração, Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas do Insper, Professor Associado do Insper na área de Estratégia, professor licenciado da Escola de Administração da UFBA e Bolsista de Produtividade do CNPq. Foi Professor Visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e na HEC Paris. Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública – com especial interesse em temas relacionados às interações entre governos, empresas e a questões ligadas ao desempenho e accountability em serviços públicos.