Home/Agenda de Eventos/A agricultura brasileira e a disponibilidade de terras

Webinar

O Insper Agro Global promoveu o webinar A agricultura brasileira e a disponibilidade de terras, que foi concebido a partir do capítulo que analisa os fatores de sucesso das cadeias brasileiras de grãos e proteínas animais do livro China-Brasil Partnership for Agriculture and Food Security, organizado pela ESALQ-USP e pela Universidade Agrícola da China (CAU). Foram discutidos temas como:

• A atração de investimentos em ativos reais como terra;
  • O dilema entre comprar x arrendar terra no Brasil e em outros países;
  • A competitividade internacional do Brasil no fator terra e em temas como produtividade e escala das operações;
  • O acesso da terra ao investidor estrangeiro;
  • As mudanças do uso da terra com 2 a 3 safras na mesma área, integração lavoura-pecuária e irrigação;
  • A questão da titularidade da terra e a ineficiência do sistema de registro;
  • O impacto das crescentes restrições ambientais na produção agropecuária.

O capítulo do livro foi apresentado pelo autor André Pessôa, presidente da Agroconsult. A apresentação faz parte do Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020, patrocinado pelo Itaú-BBA. Os debatedores foram Henrique Americano de Freitas, CEO da Radar, Julio Cesar de Toledo Piza, conselheiro de empresas do agronegócio, Pedro Fernandes, diretor de Agronegócios do Banco Itaú BBA, e Rodrigo Rodrigues, CEO da Sementes Campeã e diretor no Aqua Capital. O encontro foi mediado por Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Livro: China-Brasil Partnership for Agriculture and Food Security

Veja como foi o webinar:

Data: 3/09/2020

03/09/2020 - Webinar: A agricultura brasileira e a disponibilidade de terras

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

André Pessôa

Presidente da Agroconsult, é conselheiro de importantes empresas do agronegócio e também membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP (COSAG), do Conselho de Informações de Biotecnologia (CIB), Observatório do Empreendedor (OEmp) e do Conselho Curador da Fundação CERTI.

Henrique Americano de Freitas

CEO da Radar, responsável pelo gerenciamento de um extenso portfólio de terras para investidores. É engenheiro agrônomo (ESALQ-USP) e mestre em Economia Agrícola pela University of Missouri. Anteriormente trabalhou na LDC e na Minerva.

Julio Cesar de Toledo Piza

Conselheiro de grandes empresas do agronegócio e produtor rural. É engenheiro agrônomo (ESALQ-USP) com MBA pela Columbia University. Foi sócio da McKinsey e CEO da Brasilagro.

Marcos S. Jank

Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global.

Pedro Fernandes

Diretor de Agronegócios do Banco Itaú BBA, onde construiu toda a sua carreira, tendo ocupado diferentes posições. É bacharel em Engenharia Mecânica de Produção com especialização pela Ecole Centrale Paris.

Rodrigo Rodrigues

CEO da Sementes Campeã, empreendedor, produtor rural e conselheiro de empresas do agronegócio. É engenheiro agrônomo (ESALQ-USP) com estudos complementares em Harvard e Wharton. Foi diretor no Aqua Capital.