Relatórios dos Projetos

landing_centro-de-pesquisa-estrategia_01
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

CPE 011

Avaliação de estratégias de retenção de clientes empresariais na indústria de seguros, com base na estimativa do valor do relacionamento ao longo do tempo.

Esse artigo têm como objetivo estimar os valores de sinistro a partir de uma base de dados de automóveis de passeio. Usando o método de estimação ZAIG (Zero-adjusted Inversed Gaussian), nós identificamos fatores que influenciam o valor e a probabilidade de sinistro, e comparamos esses resultados com os de uma análise pelo método Tweedie. Seguradoras de automóveis poderiam considerar a estimação do prêmio de risco usando o método ZAIG, pois os modelos ajustados podem ser mais precisos no desenvolvimento de estratégias para precificação de apólices.


CPE 010

Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN): Metodologia e Resultados Preliminares

Este trabalho tem como objetivo construir um indicador de confiança na economia brasileira dos pequenos e médios negócios. Busca também analisar o poder preditivo deste indicador sobre a atividade econômica. A amostra analisada compreende empresas em três ramos de atividade: serviços, comércio e indústria presentes em todo o território brasileiro. Os empresários da amostra respondem perguntas sobre a percepção da confiança na economia como um todo e nos diferentes aspectos de seu negócio.


CPE-009

Aspectos Regionais da Cultura Brasileira e suas Implicações

Devido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e estados representa oportunidades e desafios, em virtude das particularidades de cada região. Uma maneira de identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo dos valores sociais. Este trabalho procura identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.


CPE-008

Does it pay to anticipate competitor reactions?

Analisar e antecipar os movimentos dos competidores é fundamental para a moderna teoria de estratégia competitiva. Em contextos que envolvem intensas interações entre firmas, o valor de uma estratégia em particular depende, em grande medida, de como os competidores vão reagir a ela. Apesar dos muitos desenvolvimentos recentes, há evidências de que o uso efetivo de técnicas de decisões que levam em consideração os competidores é bastante escasso na prática. O projeto pretende preencher essa lacuna.


CPE-007

Estimação do custo de capital de terceiros a valor de mercado para companhias fechadas no Brasil visando a uma melhor gestão estratégica de projetos

A metodologia mais utilizada para estimar o custo de capital é o custo médio ponderado de capital (WACC – weighted average cost of capital). Este trabalho apresenta uma metodologia para apurar o custo de capital de terceiros de unidades de negócios e empresas a valor de mercado.


CPE-006

Buyer-Supplier and Supplier-Supplier Alliances: Do They Reinforce or Undermine One Another?

Pesquisadores têm enfatizado a emergência de alianças entre compradores e supridores (verticais) e relações entre supridores (horizontais) como forma de promover aprendizado inter-organizacional e esforços cooperativos em sistemas de produção. Existem controvérsias, no entanto, sobre como essas formas distintas de aliança interagem entre si. Testamos empiricamente essas visões contraditórias usando dados de questionários na indústria de autopartes brasileira.


CPE-005

Políticas públicas e aprendizagem tecnológica no Brasil: os casos dos setores de energia elétrica e de bens de informática

Este artigo examina como políticas públicas para a inovação afetam o comportamento das empresas com relação à aprendizagem tecnológica. Através do método de pesquisa de estudos de caso, o trabalho identifica como as empresas em dois setores industriais no Brasil têm respondido aos esforços governamentais brasileiros para estimular a capacitação tecnológica das mesmas.


CPE-004

Determinants of Firm Competitiveness in Latin American Emerging Economies: Evidence from Brazil’s Auto-parts Industry

Este estudo trata de práticas dentro das firmas e práticas entre firmas e instituições que influenciam a competitividade das empresas. Propõe-se que a participação em associações industriais permite às empresas aumentar práticas internas e entre firmas que conduzem a maiores níveis de eficiência produtiva.


CPE-003

Estimando o custo de capital de companhias fechadas no Brasil para uma melhor gestão estratégica de projetos

O interesse em estimar um custo de capital adequado para o risco tem crescido nas empresas nacionais. A estimação de uma taxa de desconto apropriada permite tanto alocar de maneira mais adequada os recursos internos de uma organização diversificada, como medir o desempenho e remunerar melhor os executivos, etapas essenciais para alinhar a estratégia da empresa ou organização com a criação de valor para o acionista.


CPE-002

Mudar tudo para não mudar nada: analisando a dinâmica de redes de proprietários no Brasil como ‘mundos pequenos’

Aconteceu no Brasil, durante a década de 1990, um intenso processo de privatização e uma crescente entrada de capitais estrangeiros passando a controlar grupos domésticos. É comum sugerir que tal processo foi acompanhado por um aumento da influência de firmas e investidores estrangeiros na economia local. O presente estudo apresenta uma visão distinta.


CPE-001

Inteligência competitiva em ação: métodos para estimar e analisar reações de competidores

Os sistemas de inteligência competitiva (IC) têm sido comumente tratados como a aquisição massiva de informações sobre tendências de mercado e ações de competidores. O objetivo do presente estudo é justamente ilustrar a aplicação de duas técnicas quantitativas para a análise de dados gerados por sistemas de IC: estimação de dados de painel dinâmico e análise de redes.


Para mais informações entre em contato conosco: cpe@insper.edu.br

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco