Apesar dos eventos de liberalização econômica no Brasil a partir da década de 90, o capitalismo brasileiro reforçou suas características relacionais: aglomerações de proprietários em consórcios, intensa participação acionária de atores ligados direta ou indiretamente ao governo (notadamente, BNDES e fundos de pensão de estatais), junção de firmas em grupos empresariais sob os mesmos controladores e intrincadas conexões entre empresas e o sistema político via doações de campanha eleitoral. A evolução e as implicações econômicas desse "capitalismo de laços" são discutidas na apresentação.
Sergio Lazzarini
É Professor Associado do Insper. PhD em Administração (na área de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, e MSc. em Administração pela FEA/USP.
Venha prestigiar a Aula Inaugural dos calouros do 2º semestre de 2010.
Palestra gratuita. Vagas limitadas.
Data: 05 de agosto de 2010
Horário: das 12h15 às 13h15
Local: Auditório Steffi e Max Perlman com transmissão simultânea na Sala Walther Moreira Salles - 1º andar
Tags:
Associações e certificações
O Executivo MBA Council fortalece as obrigações entre programas de MBA pelo mundo em tratar com responsabilidade e alta qualidade os assuntos sobre gestão, negócios e liderança. Também contribui para o avanço da educação executiva pelo mundo. No Brasil, são apenas sete membros, entre eles, o Insper.
A Associação Nacional de MBA – Anamba existe há cinco anos e tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seuspadrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A Anamba conta com apenas sete escolas associadas em todo o Brasil, sendo o Insper, uma delas. O Insper também está entre as cinco escolas membro fundadoras da Anamba.
A European Foundation for Management Development está presente em 82 países e promove fóruns de discussões, pesquisas, networking sobre a prática e o desenvolvimento da gestão. Tem mais de 35 anos de experiência na coordenação de projetos e atividades que promovem o diálogo em torno de organizações e instituições de ensino. No Brasil, são somente seis membros no segmento de ensino, entre eles, o Insper.
O International University Consortium for Executive Education foi fundado em 1972 e é uma associação de programas executivos de educação. O Prof. Luca Borroni-Biancastelli, Diretor Acadêmico de Educação Executiva do Insper é um dos membros da gestão 2010-2011.No Brasil, são membros apenas três instituições, dentre elas, o Insper.
A Association of MBAs é a associação certificadora européia que credencia programas de MBA. Criada em 1967, seus padrões de acreditação são globais para todos os MBAs certificados. O Insper tem seus programas de MBA Executivo certificados entre 167 programas de 72 diferentes países. No Brasil, são apenas cinco instituições certificadas e o Insper é uma delas.