O Programa de Bolsas foi criado para proporcionar a jovens talentosos de baixa renda a oportunidade de cursar o ensino superior em uma instituição de excelência e com isso transformar suas realidades, de suas famílias e da sociedade.
As bolsas são concedidas para todos os cursos da graduação: Administração, Economia, Direito, Ciência da Computação e Engenharias.
A solicitação de bolsa de estudos deve ser realizada exclusivamente no período em que o/a candidato/a se inscrever para o vestibular. Não existe processo de concessão de bolsas para quem já se tornou aluno/a do Insper.
A quantidade de bolsas disponíveis é limitada. Por isso, a aprovação no vestibular não garante a concessão. Para ter direito à bolsa é preciso ser aprovado/a em um processo seletivo que corre paralelamente.
O programa é oferecido em duas modalidades, com seus respectivos critérios de elegibilidade e avaliações:
Bolsa de estudo integral – cobre 100% do valor das matrículas e mensalidades– não restituível
Bolsa de estudo parcial – cobre de 30% a 80% do valor das matrículas e mensalidades – restituível após um ano de formado
O percentual concedido será definido conforme verba disponível para a modalidade, renda e patrimônio familiar.
Todas as interações com os candidatos do processo seletivo do vestibular e de bolsas serão realizadas remotamente e online.
A inscrição no processo para concessão das bolsas de estudo deve ser realizada juntamente com a inscrição no processo seletivo para a graduação do Insper, no período em que a inscrição estiver aberta.
A solicitação de bolsa somente será considerada se cumpridas as seguintes etapas:
1) Preenchimento eletrônico da solicitação no momento da inscrição, em campo específico para esta finalidade, completando todos os campos do formulário.
2) Upload da Carta de Solicitação de Bolsa no formulário de inscrição – preenchido de próprio punho, assinado pelo candidato e seu responsável. Confira o modelo de carta de solicitação de bolsa que deve ser entregue durante o preenchimento da inscrição.
Candidatos elegíveis à bolsa integral poderão ter isenção da taxa de inscrição mediante análise e eventuais confirmações das informações prestadas na carta de solicitação de bolsa.
3) O candidato deve entregar a documentação requerida pelo Programa de Bolsas dentro do prazo estipulado por meio do serviço eletrônico indicado pelo Insper. Serão aceitos somente documentos enviados por este canal.
Documentações físicas ou enviadas por e-mail serão desconsideradas para o processo seletivo. Recomendamos que o candidato organize a documentação com antecedência.
4) Participação em todas as etapas do Vestibular (1ª fase e 2ª fase) e de todas as entrevistas do processo de concessão de bolsas.
5) Comitê de concessão de bolsas: candidatos enquadrados na elegibilidade da modalidade de bolsa solicitada terão os resultados dos critérios acima avaliados em um comitê para definição da concessão de acordo com a quantidade de bolsas disponíveis.
O não cumprimento ou cumprimento incompleto de qualquer uma das etapas acima implica na impossibilidade de concessão da bolsa. Não haverá revisão no processo de concessão de bolsa.
Importante: toda comunicação do Programa de Bolsas é feita pelo e-mail e/ou telefones declarados pelo candidato no formulário de inscrição do vestibular. É de total responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo, correndo o risco de ser desclassificado caso não acompanhe ou cumpra as datas estabelecidas.
*Para mais detalhes sobre o processo seletivo do programa de bolsas, acesse o edital do vestibular.
O Insper se reserva o direito de analisar detalhadamente toda a documentação fornecida pelo candidato, bem como de fazer verificações de autenticidade para confirmar a elegibilidade ao programa. Candidatos/as que apresentarem informações falsas, inconsistentes ou inverificáveis poderão ser declarados inelegíveis.
Os critérios para concessão se baseiam nos dados consolidados no Vestibular, no histórico apresentado pelo/a candidato/a e nas entrevistas para concessão e bolsa, considerando:
O resultado da concessão de bolsas será divulgado após a chamada para a matrícula do processo seletivo com os procedimentos seguintes.
Não. O objetivo do Programa de Bolsas do Insper é apoiar estudantes com potencial acadêmico que não tenham renda suficiente para arcar com as mensalidades da escola.
Essa regra se aplica tanto para concessão de bolsa integral quanto parcial.
O Programa de Bolsas é suportado pelo Fundo de Bolsas, composto por três fontes de recursos:
Doações de pessoas físicas e jurídicas;
Restituição dos bolsistas (da modalidade parcial) já formados;
Transferência de parte da receita da graduação.
A candidatos com potencial para cursar uma graduação no Insper, aprovados no Vestibular e com comprovação dos critérios de acordo com a modalidade requerida.
As bolsas de estudo não são destinadas a candidatos com necessidade financeira temporária, como endividamento, perda de renda momentânea e outros.
Por meio do formulário disponibilizado no site durante o período de inscrição dos processos seletivos.
Não. O processo de concessão de bolsas acontece em paralelo com o Vestibular. Portanto, só podem concorrer à bolsa candidatos que fizeram a solicitação durante o período de inscrição do vestibular.
Não. Apenas candidatos que queiram cursar sua primeira graduação.
A restituição é uma das principais fontes de recursos do Fundo de Bolsas. É por meio dela que os alunos bolsistas parciais formados estendem a oportunidade que tiveram a futuros bolsistas.
Clique em Simulação da Restituição para verificar o plano de pagamento de acordo com o percentual de bolsa.
Os valores constantes da planilha anexa são meramente ilustrativos, devendo ser adequados caso a caso.
Não. Para fazer parte do Programa de Bolsas, o candidato deve concorrer a bolsas de estudo por meio do processo de concessão de Bolsas, assim como do Vestibular.
Não. Nossa única forma de concessão de bolsas é por meio do processo de concessão de bolsas do Insper.
11 de abril de 2022 – Abertura das inscrições.
27 de maio de 2022 – Encerramento das solicitações de isenção de taxa e solicitação de bolsa.
03 de junho de 2022 – Encerramento das inscrições.
06 de junho a 15 de junho de 2022 – Envio da documentação para análise de renda e prontidão acadêmica;
22 de junho de 2022 – Convocação para segunda fase do vestibular e para a entrevistas de elegibilidade do processo de concessão de bolsas.
23 e 24 junho de 2022 – Entrevista de elegibilidade do processo de concessão de bolsa.
29 de junho de 2022 – Convocação para o painel de concessão de bolsas (somente candidato à bolsa integral).
01 a 03 de julho de 2022 – Painel de concessão de bolsas
18 de julho de 2022 – Divulgação do resultado do Vestibular e da concessão de bolsas parciais e convocação para entrevistas de validação de bolsas de bolsa integral.
19 a 22 de julho de 2022 – Entrevista de validação de bolsa integral.
22 de julho de 2022 – Resultado do processo para bolsa integral.
*Para mais detalhes sobre o processo seletivo do programa de bolsas, acesse o edital do vestibular.