Realizar busca

Atento às necessidades e exigências do mercado, o Insper desenvolveu o programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP), voltado à formação de alunos da graduação nas competências de resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado.

O Insper direcionou o currículo para o PBL (problem based learning: aprendizagem baseada em problemas), criando um ambiente ideal nos cursos de graduação para investigação e pragmatismo, tornando possível a realização de programas como o REP.

 

O programa é composto de uma parte teórica e outra vivida no ambiente corporativo. Na parte teórica, os alunos discutem e analisam problemas reais da área de administração, fazendo uso de ferramentas estatísticas e método de resolução de problemas.

 

Na parte prática, os alunos trabalham em grupos, por um período de 12 a 14  semanas, para resolver um problema real de uma empresa parceira.

 

Durante o projeto nas empresas, o grupo possui um mentor para orientar o andamento do trabalho e apoiar os alunos em seu processo de desenvolvimento profissional. O mentor é um executivo com ampla experiência corporativa, parceiro da Escola e dedicado à formação dos alunos nos objetivos de aprendizagem do programa.

 

Ao final do REP, os alunos que se destacarem recebem certificação “Green Belt Insper ou Yellow Belt Insper” que atesta a capacidade do profissional em solucionar questões complexas, por meio do método estruturado de resolução. O projeto do Insper é pioneiro no mundo e conta com a contribuição e a experiência do professor Vicente Falconi, precursor do método gerencial e fundador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).

Metodologia

Responsabilidades e benefícios

Fatos e números

Equipe

Perguntas frequentes

Toda resolução de problema para ser eficaz, ou seja, para gerar resultados que eliminem os efeitos negativos gerados pelo problema (sem gerar outros efeitos indesejados), necessita de um método. O método confere estrutura ao raciocínio, ordenando etapas e garantindo, por exemplo, que uma análise imparcial preceda a solução. O método não é condição suficiente para garantir que o conteúdo da análise e da solução seja adequado, mas é certamente condição necessária.

 

Há diversos métodos de resolução de problemas, mas no âmbito do programa do Insper, focamos a formação dos alunos no método PDCA(Plan-Do-Check-Act ou Ciclo de Deming), originário da teoria e prática de gerenciamento da qualidade total (Total Quality Management – TQM).

 

Para o programa Resolução de Problemas do Insper, contamos com o apoio do professor Vicente Falconi, precursor deste método gerencial no Brasil. Nas palavras de Falconi, “O método pode ser entendido como o “caminho para o resultado” ou, então, como uma sequência de ações necessárias para atingir certo resultado desejado… A essência do trabalho numa organização é atingir resultados e, portanto, o domínio do método, por todas as pessoas é fundamental.”

 

A fim de propiciar conhecimento e prática no método de resolução de problemas, os alunos do Insper recebem no primeiro semestre do programa um guia com as fases do método e perguntas que permitem sua prática. Utilizado por vários professores ao longo da trilha do programa, os alunos exercitam esse tipo de raciocínio em diversos contextos.



Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade