Home/Quem Somos/Governança/International Advisory Board

International Advisory Board

O International Advisory Board (IAB) conta com a participação de renomados acadêmicos estrangeiros com experiência nas melhores escolas de negócios do mundo e tem como objetivo orientar e avaliar nossos projetos. A criação do IAB fortalece nossa estratégia de internacionalização, sob a orientação de especialistas de países que são modelos na educação.

A primeira reunião presencial do grupo ocorreu em outubro de 2019 e discutiu nossos planos para os próximos anos, nossa estrutura e como avançamos na internacionalização. Liderado por Michael Perlman (Chairman), que também é membro de nosso Conselho Deliberativo, o IAB conta com a participação de outros sete membros com experiência acadêmica em países como Chile, Estados Unidos, Israel, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Venezuela. Os mandatos são de três anos.

Michael Edgar Perlman - Chairman

Mais

Michael Edgar PermanConselheiro do Insper e do Grupo Digipix, da Ideal Invest e da Universidade de Tel Aviv. Vice-presidente do Conselho do Grupo Ibmec Educacional S/A.
Também é membro do Conselho Consultivo Global (Global Advisory Council) da
London Business School e Fellow Commoner do Christ’s College da Universidade de Cambridge.
Suas outras atividades incluem: conselheiro do Hospital Israelita Albert Einstein desde 1974, sendo também membro do Conselho Fiscal desde 1992; membro do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo e membro do Conselho Superior do Jockey Clube de São Paulo.
Michael nasceu em São Paulo, em 1947, tendo cursado o Ensino Fundamental e Médio na capital paulista. É formado (B.A.) pelo Christ’s College da Universidade de Cambridge (1968), com Mestrado em Economia (M.Sc.) pela London Business School (1970) e M.A. pela Universidade de Cambridge (1972). Em 1990, foi nomeado Honorary Fellow da Universidade de Tel Aviv.

Alfonso Gomez Morales

Mais

Atualmente, membro dos conselhos de administração do Banco Santander Chile, da SONDA S.A. (empresa de TI presente em 10 países da América Latina) e do Centro de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Sua ampla experiência profissional é focada em inovação e gestão estratégica.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Chile em Santiago, tem Mestrado e Ph.D. em Design pelo Royal College of Art de Londres, Reino Unido.
Foi diretor da Faculdade de Engenharia e da Escola de Negócios da Universidad Adolfo Ibáñez (Chile). Sob sua liderança, esta última conquistou o 1.º lugar no ranking das Melhores Escolas de Negócios da América Latina publicado pela conceituada revista AméricaEconomía.
Atuou como conselheiro no Conselho Nacional de Inovação para o Desenvolvimento do Chile e no Conselho Nacional de Cultura e Artes daquele país, bem como no Comitê InnovaChile e no Conselho para Pequenas e Médias Empresas do Ministério da Economia chileno.
Fundou diversas empresas, incluindo a Apple no Chile e a Virtualia (primeira rede social latino-americana, criada em 2000). Também tem vasta experiência como membro do conselho em outras grandes companhias.

Dominic Houlder

Mais

Dominic aplica uma combinação única de teoria, experiência prática e insight a seu trabalho. É Professor Adjunto de Gestão Estratégica e Empresarial na London Business School (LBS),
tendo antes trabalhado para o The Boston Consulting Group e ocupado cargos de liderança sênior no mundo corporativo.
Na LBS, foi também diretor associado do Sloan Fellowship, carro-chefe do programa de bolsas da escola — e segue diretamente envolvido na iniciativa, que atrai profissionais seniores altamente bem-sucedidos que se encontram em momentos de virada na vida profissional e pessoal. Dominic, inclusive, foi ganhador do prêmio de “Melhor Professor” do programa Sloan Fellows por repetidas vezes. Ele igualmente é diretor acadêmico do Global Business Consortium (Consórcio Global de Negócios) da LBS para gestores seniores — das empresas Oracle, Emirates, GEA, DP World, BUPA e Mars — que estão assumindo cargos-chave de liderança. Como membro do corpo docente principal da London Business School, Dominic também é diretor do programa aberto de Educação Executiva Executing Strategy for Results (“Execução de Estratégia Voltada a Resultados”, em tradução livre).
Em adição, ele supervisiona o Conselho dos negócios de sua família na América Latina. Na área sem fins lucrativos, Dominic é curador da organização de desenvolvimento de lideranças Clore Social Leadership Foundation, diretor na entidade de salvamentos marítimos Royal National Lifeboat Institution, bem como curador do Karuna Trust, organização social sediada na Índia.
Ele tem Mestrado em História (M.A.) pela Universidade de Cambridge, MBA pela Stanford Business School e Mestrado em Filosofia (com Distinção) pela Universidade de Buckingham, onde estudou com o filósofo e escritor britânico Sir Roger Scruton. Reside na Escócia, onde — em paralelo a seus compromissos acadêmicos e com clientes — é um produtor rural na Ilha de Skye.

Francis Patrick Kelly

Mais

Professor Emérito de Matemática de Sistemas na Universidade de Cambridge. Seus principais interesses de pesquisa incluem processos aleatórios, redes e otimização, com ênfase em aplicações para projetar e controlar redes e para o entendimento da autorregulação em sistemas de grande escala. É fellow da Royal Society (Reino Unido) e um membro estrangeiro da National Academy of Engineering (EUA).
Durante o ano acadêmico de 2001-2002, foi professor visitante na Graduate School of Business da Universidade de Stanford.
De 2003 a 2006, Francis atuou como assessor científico chefe do Departamento de Transporte do Reino Unido. Foi membro do Conselho de Assessores da instituição de pesquisa de políticas RAND na Europa, de 2008 a 2015, e Mestre do Christ’s College, de
2006 a 2016. Atualmente, é presidente do Comitê Consultivo de Educação Matemática da Royal Society e curador da organização de pesquisa e educação Isaac Newton Trust, da Universidade de Cambridge, e do Alan Turing Institute, dedicado à pesquisa em ciência de dados e inteligência artificial.

Gary A. Giamartino

Mais

Gary A. Giamartino é Ph.D. em psicologia social e organizacional pela Universidade Vanderbilt. Em dezembro de 2016, fundou a consultoria de desenvolvimento executivo e de lideranças Giamartino Consulting Leadership & Executive Development, para ajudar as organizações a aperfeiçoar o desenvolvimento de líderes e executivos para que atendam a desafios empresariais em constante mutação.

Especializado em empresas em fase de transição (incluindo, mas não se limitando a, sucessões de liderança, transferência entre gerações de liderança de empresas familiares, mudanças de direcionamento estratégico ou de mix de portfólio de produtos), ele vêm trabalhando como coach de líderes para ajudá-los a aperfeiçoar suas habilidades e para diagnosticar e definir a cultura organizacional. Tem ampla experiência em coaching de empresários nos estágios de start-up e desenvolvimento de negócios. Atualmente, atua como mentor voluntário de duas startups do setor de saúde na Student Innovation Incubator (incubadora de inovações estudantis) da Universidade do Sul da Flórida. Dr.

Giamartino tem experiência direta nos setores alimentício, de saúde, industrial e varejista, bem como em organizações governamentais e de ensino superior.

Atuou como diretor e professor de Gestão e Liderança da Escola de Negócios da La Salle University na Filadélfia, Pensilvânia, de 2013 a 2016, e como diretor da Escola de Negócios da Southern Illinois University Edwardsville. Também foi diretor do Mercy College of Business da Universidade de Detroit e membro do corpo docente das instituições de ensino superior St. Joseph’s University e College of Charleston, assim como da escola superior militar The Citadel. Enquanto estava na Southern Illinois University Edwardsville, por dois anos foi pró-reitor interino de Relações Universitárias e CEO da SIUE Foundation, organização voltada à gestão da captação de recursos para a universidade.

Ao longo de sua trajetória no Ensino Superior, Dr. Giamartino vem sendo considerado um líder global em educação empresarial. Seu trabalho no Reino Unido, na França, nos Emirados Árabes Unidos e no Brasil levou muitos dos melhores programas de negócios do mundo a obter a acreditação pela AACSB International – The Association to Advance Collegiate Schools of Business sob sua mentoria e orientação. Como membro e líder da equipe de acreditação da AACSB, conduziu visitas às principais escolas de negócios dos Estados Unidos, da América do Sul e Europa, do Oriente Médio e da Ásia.

Ian O. Williamson

Mais

Ian O. Williamson é Diretor da Paul Merage School of Business da Universidade da Califórnia, Irvine (EUA). Foi também pró-reitor e diretor da Escola de Negócios da Victoria University of Wellington (Nova Zelândia). Antes de ingressar na Victoria University, fez parte do corpo docente da Escola de Negócios da Universidade de Melbourne (Austrália), da Rutgers Business School (EUA), do Zurich Institute of Business Education (Suíça), da Robert H. Smith School of Business da Universidade de Maryland e do Institut Teknologi Bandung (Indonésia). É Ph.D. pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA) e Bacharel em Administração pela Miami University (Oxford, Ohio, EUA).

A expertise do Prof. Williamson é o desenvolvimento de “pipelines de talentos” com resultados organizacionais e comunitários efetivos. Suas pesquisas têm sido publicadas em vários dos maiores periódicos científicos internacionais e recebido cobertura de veículos de comunicação do mundo todo. Williamson já trabalhou com executivos de mais de 20 países em seis continentes ajudando organizações a entender como o capital humano e social influencia os resultados operacionais e financeiros das empresas, a gestão de talentos no contexto de novos empreendimentos e empresas orientadas ao crescimento, a gestão da diversidade, o papel das práticas de recursos humanos na condução da inovação empresarial e o impacto das questões sociais nos resultados corporativos.

João Amaro de Matos

Mais

João Amaro de Matos é Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, tendo ingressado na Nova School of Business and Economics em 1995. Nesta, foi subdiretor de Desenvolvimento Internacional (2005-2017) e diretor dos Programas de Doutoramento. Trabalhou na European Foundation for Management Development (EFMD, Fundação para o Desenvolvimento Gerencial) como especialista na internacionalização de universidades cubanas e foi membro do Conselho Internacional da EM Strasbourg Business School. Também participou da Comissão Executiva (2007-2017) da Community of European Management Schools (CEMS, a Comunidade de Escolas de Administração Europeias), presidindo seu Comitê de Pesquisa e Doutoramento (2008-2012) e seu Comitê de Avaliação da Qualidade (2015-2017). É Ph.D. em Finanças (1995) pelo Institut Européen d’Administration des Affaires (INSEAD) e Doutor em Física Matemática (1988) pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante da Universidade de Heidelberg (1988-1989), na London School of Economics – LSE (2002) e do Massachusetts Institute of Technology – MIT (2012). Ministra cursos nas áreas de Finanças Empresariais, Investimentos, Derivativos, Gestão de Risco e Finanças em Tempo Contínuo, em todos os níveis.

Além disso, João Amaro de Matos lecionou em várias escolas europeias e brasileiras, tais como INSEAD, Hautes Études Commerciales da Universidade de Genebra (HEC Genève), Insper e Fundação Getúlio Vargas. É autor do livro de finanças corporativas para pós-graduação Theoretical Foundations of Corporate Finance (publicado pela Princeton University Press, em 2001) e coautor da obra Sustainability and Organizational Change Management (“Sustentabilidade e Gestão da Mudança Organizacional”, em tradução livre – pela editora Routledge, em 2015). Escreveu mais de 50 trabalhos científicos, entre livros, capítulos de livros, artigos e anais de conferências. Suas pesquisas têm sido publicadas em periódicos como Journal of Econometrics, The European Journal of Finance, Mathematical Finance, Journal of Statistical Physics e Physica A, entre outros. João Amaro de Matos participou de inúmeros congressos e seminários e orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado nas áreas de Finanças e Economia. Em adição, fundou e organiza, desde 2007, as edições anuais do Encontro Luso-Brasileiro de Finanças.

María Helena Jaén

Mais

Professora Honorária da Universidad de Los Andes (Bogotá, Colômbia), tendo sido também Catedrática Benemérita da Escola de Administração da instituição, entre 2016 e 2019.
Anteriormente, foi professora, diretora e vice-presidente do Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA) na Venezuela (2001-2016), além de professora visitante na Harvard Business School (HBS) e no

David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) da mesma universidade (2012-2013). Além disso, atuou como presidente do Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración – CLADEA (2013-2014), coordenadora-geral da rede de pesquisadores Social Enterprise Knowledge Network – SEKN (2014-2016) e fundadora do CLADEA-BALAS Case Consortium (CBCC) & Harvard Business Publishing — iniciativa em que o CLADEA e a Business Association for Latin American Studies (BALAS, Associação Empresarial para Estudos Latino-Americanos) uniram-se à Harvard Business Publishing para produzir estudos de caso com foco na América Latina. A Prof.ª Jaén igualmente foi membro do Conselho Consultivo para América Latina e Caribe da AACSB International – The Association to Advance Collegiate Schools of Business (2015-2018) e do Comitê Consultivo da BizEd, publicação da AACSB (2017-2020).

Participou, ainda, do Comitê Executivo da BALAS (2012-2019), do Conselho Consultivo Internacional da Escola de Administração da Universidad de Los Andes, Bogotá (2013-2015) e do Conselho Consultivo Internacional do grupo educacional francês Audencia (2014-2016). Suas atividades de ensino e pesquisa concentram-se em liderança responsável, responsabilidade social corporativa, inclusão social e sustentabilidade, ética empresarial, gestão de mudanças e educação gerencial. É autora de/colaboradora em artigos revisados por pares, livros e casos de ensino para a SEKN e o CBCC, assim como para os periódicos Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, Journal of Cleaner Production, Management Decision, Academia Revista Latinoamericana de Administración (ARLA) e Debates IESA.

Antes de seguir a carreira acadêmica, atuou como consultora internacional para organizações multilaterais, como Banco Mundial, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), durante 16 anos.

Moshe Zviran

Mais

Moshe Zviran é Diretor da Coller School of Management da Universidade de Tel Aviv (Israel), onde também é Professor de Tecnologia da Informação e titular da Cátedra Isaac Gilinsky de Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Gestão. Além disso, atua como diretor acadêmico do Eli Hurvitz Institute for Strategic Management, organização dedicada ao desenvolvimento de modelos de gestão estratégica, e do centro de empreendedorismo e inovação Coller Institute of Venture. É bacharel em Matemática e Ciências da Computação (B.Sc.) e Mestre (M.Sc.) e Ph.D. em Sistemas da Informação pela Universidade de Tel Aviv. Em adição, ocupou cargos acadêmicos na Escola de Pós-Graduação Naval e na Claremont Graduate University, ambas na Califórnia (EUA), e na Universidade Ben-Gurion do Neguev (Israel). Seus interesses de pesquisa incluem empreendedorismo e inovação; segurança da informação e cibersegurança; e políticas e planejamento de sistemas de informação. O Prof. Zviran já publicou diversos artigos nos principais periódicos acadêmicos de suas áreas de pesquisa, sendo também autor de dois livros sobre sistemas de informação. Ele igualmente é consultor de grandes organizações em Israel e membro do Conselho de várias outras empresas e organizações.

Infraestrutura