Home/Quem Somos/Governança/Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de administração do Insper. Cabe a ele a escolha do Presidente da Instituição, bem como sua orientação estratégica, visão e missão.
Também é de sua responsabilidade monitorar a administração, aprovar o orçamento, acompanhar sua execução e orientar a política econômico-financeira visando à captação de recursos necessária à manutenção e o crescimento de suas atividades. Adicionalmente, cabe-lhe aprovar a criação de programas acadêmicos em outras áreas de conhecimento e deliberar sobre sua expansão física, assim como sobre a possível abertura de filiais ou novos campi.

Claudio Haddad | Presidente do Conselho

Claudio Haddad é fundador e presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa do Brasil, sem fins lucrativos, referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito e engenharia.

Também é membro do Conselho do Instituto Unibanco e do Ensina Brasil. Preside o Conselho Consultivo do escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies of Harvard University, membro do Global Council da Harvard University e do Conselho Consultivo do Becker-Friedman Institute da University of Chicago.
Entre 1980 e 1982, foi diretor de Dívida Pública e Mercado Aberto do Banco Central do Brasil. De 1983 a 1998, Claudio foi sócio, diretor e, entre 1993 e 1998, CEO do Banco de Investimentos Garantia SA.
Claudio é formado em Engenharia Mecânica e Industrial pelo Instituto Militar de Engenharia, doutor em Economia pela Universidade de Chicago e formado no Owner and President Management Program da Harvard Business School.

Ana Paula Martinez

É sócia de Levy & Salomão Advogados. Foi diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica/Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2007-2010). Foi associada ao escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Bruxelas, consultora do Banco Mundial, UNCTAD e dos governos da Colômbia e Chile para temas de concorrência. Integra o comitê de certificação de programas de compliance da ETHIC Intelligence, o conselho consultivo do centro David Rockefeller para estudos latino-americanos da Harvard University no Brasil, o conselho consultivo internacional do Institute for Consumer Antitrust Studies da Loyola University Chicago e o corpo de árbitros da BM&F Bovespa/B3. Tem licença para advogar no Brasil e em Nova Iorque. Autora de diversos livros e artigos, além de vencedora de prêmios, nas áreas de concorrência e anti-corrupção. É bacharel, mestre e doutora em Direito pela USP e mestre em Direito por Harvard.

Heitor Martins

Heitor Martins é sócio-diretor da McKinsey & Company (escritório SP), onde serve clientes, principalmente, do setor financeiro. Lidera a McKinsey Digital, área que abrange tecnologia, analítica avançada, internet das coisas, digital e inovação. Dede 2014, é Presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Foi presidente da Fundação Bienal de São Paulo de 2009 a 2013, onde liderou um importante processo de reestruturação da instituição. Foi também vice-presidente da Orquestra Sinfônica de São Paulo de 2014 a 2018. É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (Maio 89 – São Paulo, Brasil) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan (Maio 93 – Ann Arbor, EUA).

 

João Fernando Gomes de Oliveira

Atualmente, é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências. Possui graduação, doutorado e livre docência em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of California – Berkeley. É professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, fellow da International Academy for Production Engineering – CIRP e membro da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM e da Society of Manufacturing Engineers – SME. Tem 250 trabalhos publicados e 5 patentes. Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e condecorado com a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu o Prêmio FCW da Fundação Conrado Wessel, o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES/MEC e o SAP Americas Innovation Award. Participa dos conselhos do IPT, Agência USP de Inovação, Instituto Butantã, Natura, Insper, FAPESP, CNPEM, CAPES e CNPq.

Luís Norberto Pascoal

Empreendedor social e empresário. Tem formação em Desenho e Produção Industrial, Administração de Empresas, OPM-Harvard e RCS-Wharton.
É diretor da Fundação Educar DPaschoal e membro dos conselhos do Insper, Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, Compromisso pela Educação, Childhood, Todos Pela Educação, DPaschoal, DPK, AutoZ, Daterra e MDI.

Marcelo Medeiros  

Co-presidente da Cambuhy Investimentos. Foi Managing Director e membro do comitê executivo do Credit Suisse no Brasil e sócio dos bancos Garantia e Capitaltec. Atualmente, é membro do Conselho da Administração da Springs Global S.A., do Grupo Technos S.A., da Ideal Invest S.A., da Cia. Hering e da Eneva S.A. Também foi membro do Conselho de Administração da América Latina Logística S.A., Brazil Trade Shows Partners Participações S.A., TAM S.A., Coteminas S.A. e Damásio Educacional S.A. É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Michael Edgar Perlman

Conselheiro do Insper, Digipix, Universidade de Tel Aviv. Membro do Global Advisory Council da London Business School, Fellow Commoner, Christs College e Cambridge. Outras atividades: Hospital Albert Einstein – conselheiro desde 1974; membro do conselho fiscal desde 1992; Museu de Arte Moderna, São Paulo – membro do conselho; Jockey Club de São Paulo – conselho superior. Michael nasceu em novembro de 1947, em São Paulo. Cursou o primário e secundário em São Paulo; BA na Chrisfs College, Cambridge University (1968); MSc (Economia) na London Business School (1970); MA na Cambridge University (1972); Honorary Fellow na Tel Aviv University (1990).

Pedro Moreira Salles

É graduado magna cum laude em Economia e História pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Cursou o programa de mestrado em Relações Internacionais da Universidade de Yale e o Owners / President Management Program, da Universidade de Harvard. Atualmente é presidente do conselho de administração do Itaú Unibanco Holding, sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos, conselheiro da TOTVS e membro do conselho de administração da Falconi Consultores Associados. É membro do conselho orientador da Fundação OSESP e membro do conselho deliberativo do Insper.

Tania Haddad Nobre

Formada em Economia (BA) pela University of Chicago, com Mestrado em Psicologia (MA) pela Boston University. Fundadora e consultora da Pareto Consultoria. Ao longo dos anos, tem contribuído em iniciativas voltadas às áreas de Carreiras e Alumni Insper. Atualmente, trabalha na KPX, family office que administra os investimentos e atividades filantrópicas da família.

Infraestrutura