Por entender a relevância da participação de outros stakeholders em nosso processo de aprimoramento contínuo, em 2006, instituímos uma Comissão Externa de Avaliação (CEA), composta por profissionais altamente qualificados e experientes nas respectivas áreas de atuação, incluindo integrantes da Comunidade Alumni.
O objetivo da CEA é aproximar a escola e as partes relacionadas, buscando promover um acompanhamento crítico para sua atuação em educação e em pesquisa. Esse processo de aproximação tem duas metas específicas:
A CEA se reúne uma vez por ano e dedica um dia inteiro à discussão da agenda.
Telefone: (11) 4504-2682
Email: alumni@insper.edu.br
É vice-presidente de novos negócios da B3. Mestre em Economia pela FGV/RJ e Doutora na mesma área pela FEA/USP. Com extensa produção acadêmica nas áreas de crédito e spread bancário, foi servidora concursada do Banco Central, economista-chefe da Tendências Consultoria e diretora da área de risco do Banco Itaú, onde ficou até 2014.
Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017, ocupou a Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás. Preside, atualmente, o Conselho de Gestão Fiscal do município de São Paulo.
Empreendedor serial brasileiro, fundador da StoneCo (Nasdaq: STNE), processadora brasileira independente de pagamentos para pequenas e médias empresas. Investe em empresas de tecnologia e patrocina empreendimentos sociais que envolvem crianças superdotadas no Brasil.
É cofundador da SaltPay Co no Reino Unido, voltada para a modernização do cenário europeu de pagamentos. A empresa opera em 12 países com diferentes marcas, com foco em SMBs e Fintechs.
Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Integra os Conselhos de Administração do Itaú Unibanco, da Mastercard e do Instituto Acaia. É também colunista da Folha de São Paulo.
Foi CEO do Itaú Unibanco e sócio-fundador do banco corporativo BBA Creditanstalt, uma joint venture criada em 1988, cujo comitê executivo integrou por 15 anos. Foi presidente do Itaú BBA entre 2003 e 2017 e diretor-geral de Atacado até se tornar CEO da Holding em 2017.
Professor titular da FGV Direito São Paulo, da qual foi cofundador no início dos anos 2000. Entre 1983 e 2013, foi professor da PUC-SP, pela qual é Doutor e Mestre em Direito.
É presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP), da qual foi fundador. A SBDP mantém desde 1998 uma escola de iniciação científica — a Escola de Formação Pública — e núcleos de pesquisa, além de ser responsável por publicações influentes.
Suas áreas de produção acadêmica são o direito administrativo, constitucional, econômico e da regulação. É autor de inúmeras obras, entre as quais Direito Administrativo: o novo olhar da LINDB (Fórum, 2022).
Tem extensa atuação na concepção de inovações legislativas, de que é exemplo a reforma da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), em 2018.
Atua como advogado parecerista em São Paulo, especializado em consultoria em direito público e regulação
Chief Impact Officer da Stone Co. Fund advisor do fundo Maua (Jive) em blended finance para sustentabilidade no agro. Presidente do Comitê ESG do Grupo Boticário. Prêmio profissional do ano em Inovação em Sustentabilidade pela ANEFAC (2021). Conselheira LATAM Solidaridad Network.
Conselheira de Desenvolvimento da PUC Rio. Foi diretora de inovação, saúde digital, pesquisa e ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde permanece como conselheira estratégica. Ex-VP de Graduação do Insper, atualmente Conselheira do Hub de Inovação e do Comitê de Ensino e Pesquisa.
Administradora pública, M.S. pela EAESP-FGV e University of Texas at Austin, e PhD em Cognição pela Rutgers University
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez residência de pediatria e de emergência pediátrica. É mestre e doutor em Medicina (Pediatria) pela USP (1990) e livre-docente pela mesma instituição.
Médico pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, vice-presidente da Mesa Diretora de sua sociedade mantenedora e reitor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde. É médico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde é chefe do pronto-socorro.
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, emergência pediátrica e ensino médico. Possui mais de 50 publicações em periódicos científicos.
Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC) e doutor em Economia pela University of California (UC Berkeley). Integra o Conselho da BRQ Digital Solutions e o Conselho Consultivo do Comitê Bretton Woods. É integrante do Comitê de Inovação e Empreendedorismo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Tem mais de 25 anos de experiência como executivo no setor financeiro. Ocupou cargos de alta direção e esteve no Conselho de Administração do Banco de Investimentos Garantia, do Credit Suisse, do Deutsche Bank, do Unibanco, do Itaú Unibanco, do Brasil Warrant Investimentos e da B3. No setor público, foi diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil durante a administração do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Foi pesquisador visitante do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Columbia University.
Formado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e doutor pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Professor catedrático de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). É também professor convidado no Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), em França e Singapura.
Foi professor na Solvay Business School, em Bruxelas, onde foi vice-presidente e diretor do programa de MBA, e professor convidado na Vlerick School of Business, Leuven, no KDI School of Management and Policy, Seul e no Graduate Institute of International Economics, Genebra.
Trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia e publicou a sua investigação científica em revistas acadêmicas internacionais, no domínio de Globalização e Desenvolvimento Económico.
Sócio fundador, presidente do conselho de Administração e diretor-presidente do Nubank. É também membro do Comitê de Stakholders desde julho de 2021. Antes da fundação do Nubank, em 2013, David foi sócio da Sequoia Capital de janeiro de 2011 a março de 2013, responsável pelo grupo de investidores latino-americanos da empresa.
Sua carreira anterior à Sequoia inclui passagens pelas áreas de investimentos e growth equity das instituições financeiras Goldman Sachs, Morgan Stanley e General Atlantic.
É bacharel em Ciências de Gestão e Engenharia e mestrado em Administração de Empresas, ambos pela Universidade de Stanford
Economista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e doutor pela Universidade da Califórnia, Berkeley.
É executivo principal da Brasil Warrant Investimentos e atua em alguns conselhos como o da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
Tem mais de 30 anos de experiência no setor financeiro como executivo. No setor público, foi coordenador-geral de política monetária e financeira no Ministério da Fazenda e diretor do Banco Central do Brasil nos de Governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
Atuou em posições importantes do setor financeiro privado, no Dresdner Bank, Unibanco e Itaú Unibanco. Foi professor no programa de mestrado e doutorado em Economia da Fundação Getúlio Vargas, e na graduação em Economia do Insper e da PUC/RJ.
Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) e atual diretor-executivo da Fundação Lemann, é conhecido pela sua atuação à frente de instituições do terceiro setor.
Foi visiting scholar na Universidade de Columbia e Yale World Fellow na Universidade de Yale. Fundou e preside o conselho do Instituto Sou da Paz, é conselheiro do Instituto Natura, da Associação Nova Escola e membro do Yale’s President Council on International Activities. Foi também um dos presidentes do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP.
Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP) e orientou teses, dissertações e monografias nas áreas de Economia das Instituições, Economia do Agronegócio, Concorrência e Regulação.
Publicou mais de quarenta trabalhos entre artigos, livros e capítulos de livros nos mesmos temas. Participou de congressos, simpósios e seminários, nacionais e internacionais, como palestrante em temas relativos à organização industrial, economia da concorrência, regulação e agronegócios.
É integrante da International Industrial Organization Society. Participou do Steering Group da International Competition Network e da International Society for New Institutional Economics e foi “faculty” do Ronald Coase Institute. Foi membra da diretoria da International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA) e do Instituto Brasileiro de Relações de Concorrência e Consumo (IBRAC). Também recebeu o Prêmio “Haralambus Simeonides” pela ANPEC em 1990.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e com MBA no Institute for Management Development, Lausanne, é CEO da Natura e membro dos conselhos da Ambev, do Itaú-Unibanco e da Endeavor Brasil.
Presidente do conselho da Fundação Itaú Social, membro do Conselho da UN Foundation, para apoio a ONU.
Foi presidente do Banco ABN Amro Real, do Santander Brasil, da Febraban e da Abril Mídia.
Em 2011, foi reconhecido como Personalidade do Ano, pela Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio, em Nova York. Em 2012, recebeu o prêmio Campeões da Terra, concedido pelo PNUMA (United Nations Environmental Program), por sua visão empresarial. E em 2017, foi reconhecido pela Worldfund for Education por trazer o tema de valores para a vanguarda da discussão.
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização na Fundação Getúlio Vargas e em programas de desenvolvimento executivo no exterior.
Sócia da INWI CONSULTING, boutique de executive search e executive assessment focada em projetos para c-level, board e sucessão em empresas familiares. É mentora da Endeavor Brasil e conselheira e mentora do Programa Winning Woman Brazil, voltado para desenvolvimento de empreendedoras.
Foi sócia-fundadora e country manager da Russell Reynolds Associates Brasil e atuou como executiva em empresas nos setores de eletrônica profissional e eletrônica de consumo. Foi professora das Universidades Objetivo (UNIP) no curso de Psicologia e do mestrado em Administração na FAAP.
Sócio sênior da Vila Nova Partners e com mais de 22 anos de carreira em executive search, Fernando conduziu inúmeras buscas de conse-lheiros, CEOs e membros do c-level para as mais destacadas empresas nacionais e internacionais com atuação no Brasil.
Apaixonado pelo tema da diversidade, equidade e inclusão, colabora há anos com diversas iniciativas de impacto no Brasil. Foi membro do Conselho Global e head para a América Latina em uma empresa internacional de executive search, onde liderou por muitos anos as práticas de CEOs e boards. Foi também membro de outros conselhos de administração, além de dire-tor executivo da Febraban.
Anteriormente à sua carreira em executive search, Fernando foi diretor executivo de dois bancos brasileiros, além de head de Financial Services e Corporate Finance para uma consul-toria de gestão internacional. Fernando é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ.
Diretor presidente da Recepta Biopharma S.A. Diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (1993-2005). Membro da Academia Brasileira de Ciências. Membro do Conselho de Administração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Medalha e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico. Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica (1967) e Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1967). PhD pela Escola Politécnica de Zürich (1973). Professor titular do Instituto de Física da USP até 2004.
Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, possui MBA pela Harvard Business School e especialização em liderança pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD).
CEO e conselheira da Península Participações S.A. É sócia e diretora da Península Capital S.A., conselheira do Groupe Carrefour SA (França), da W2W E-Commerce de Vinhos S.A. (wine.com.br), da Vitamina Chile S.P.A., da O3 Gestão de Recursos Ltda., do Instituto Península e da Ultrapar Participações S.A.
Foi Conselheira da BRF S.A., conselheira independente das Lojas Renner S.A. e integrou o Conselho da Universidade de Harvard (Board of Overseers).
Foi sócia sênior do Monitor Group, diretora-geral da Participações Morro Vermelho S.A., holding familiar que controla o Grupo Camargo Corrêa, e conselheira de diversas empresas do Grupo Camargo Corrêa. Trabalhou também na McKinsey & Company, onde foi sócia.
Graduado em Administração, mestre pela Universidade de Columbia, é presidente-executivo e membro do Conselho de Administração do Grupo Estado. Conselheiro do Tribanco e coordenador do Comitê de Pessoas, Gestão e Governança. Membro do Conselho de Administração da Tópico S/A e da Sociedade Cultura Artística. É vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e coordenador do seu Comitê de Liberdade de Imprensa.
Formado pela Universidade de Kansas, Geraldo Samor é fundador e editor do site Brazil Journal. Já manteve um blog na revista Veja e foi correspondente do The Wall Street Journal no Brasil.
Formado em economia e pós-graduado em Administração, é presidente do Conselho de Administração da Klabin S/A.
Integrante dos Conselhos da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Fundação Fernando Henrique Cardoso.
Formada em comunicação pela ESPM, pós-graduada em Administração pela Universidade de Harvard e em Comércio Exterior pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Sustainable Capitalism & ESG pela Berkeley Law School.
É diretora executiva da Fundação Educar e da Daterra Coffee, considerada fazenda mais sustentável do Brasil, e membra do conselho do Sistema B, ICE e Instituto Agrogalaxy e associada do Todos Pela Educação.
Coordenador do Comitê Alumni Gestão de Saúde e alumnus do MBA Executivo do Insper. É coordenador médico do setor de Hematologia e Coagulação, Departamento de Patologia Clínica do Hospital Albert Einstein.
Professor assistente da pós-graduação stricto sensu da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde. Diretor científico do Grupo Cooperativo Latino-Americano de Hemostasia e Trombose (CLAHT). É presidente do Centro de Hematologia de São Paulo (CHSP).
Formado em Economia pelo Insper, mestre em Economia e em Finanças pela Universidade de Columbia e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo.
Sócio da Cambuhy Investimentos, integra os Comitês de Investimentos, Alocação e Risco da Brasil Warrant Gestão de Investimentos e faz parte do Comitê Executivo da Brasil Warrant S.A.
É também membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Participações. Trabalhou como banqueiro de investimentos na equipe de Fusões e Aquisições do J.P. Morgan, em Nova York.
Doutor em Educação pela Universidade de Genebra, mestre em Direito por Harvard e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Professor de Direito Constitucional e vice-presidente da Diretoria Executiva do Conselho do Instituto Itaú Cultural. Atualmente, é Conselheiro da Harvard Law School of Brazil Association e da Fundação Joaquim Nabuco.
É psicólogo e administrador de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com extensões pela Bowling Green, Ohio, e Kalamazoo, Michigan.
Fundador e presidente da “Ethos DHO” com sede em São Paulo, é conferencista e autor de diversos livros, DVDs, ensaios e eventos em psicologia do desenvolvimento aplicada à administração e à educação.
Sócio-fundador da Perfin Investimentos, atua na originação e análise de investimentos ilíquidos da Perfin Infra e Perfin Wealth Management.
Formado em administração de empresas pelo Insper e no OPM da Harvard Business School, fez cursos de aperfeiçoamento executivo em Harvard, Stanford e Singularity.
Atuou em investment banking no Banco Merrill Lynch e como analista de Negócios para a Mckinsey & Co. Com conhecimento nos diversos segmentos de atuação do Grupo Votorantim, possui em seu DNA forte espírito empreendedor.
Atualmente, é membro do Comitê Executivo da Perfin Investimentos, do Conselho Votorantim SA, do Conselho Votorantim Cimentos, do Conselho do Instituto Votorantim, do Conselho Esplanada Investimentos (Single Family Office) e do Conselho CLP – Centro de Liderança Pública.
Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Geotécnica e doutora em Engenharia de Transportes pela USP, com pesquisas de mestrado e doutorado na ETHZ, Suíça. Livre-Docente em 2001 e Professora Titular da Escola Politécnica da USP em 2006, da qual é docente desde 1986.
Foi a Chefe do Dep. de Eng. de Transportes por 7 anos, foi vice-Diretora (2014-2018) e Diretora da Escola Politécnica da USP (2018-2021). Foi Diretora -Presidente do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo entre 2022 e 2024.
É Diretora no Brasil da Cátedra Fundación Abertis, e responsável pela Cátedra Underrail da Vale. É membro desde 2021 da Academia Nacional de Engenharia, membro do Conselho Curador do Liceu de Artes e Ofício desde 2022, membro da Unidade de Acompanhamento (Conselho) do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal desde 2024, membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo desde 2022. Membro do Comitê de Conhecimento e da Comissão de Avaliação Externa do INSPER desde 2024.
Foi membro do Conselho Superior da FAPESP (2018-2024), membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE São Paulo de 2022 - 2024, Membro do Conselho de Administração da ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras de 2022-2024.
Graduado em Engenharia Elétrica com extensão em Mineração de Dados Complexos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Master em Comunicações por Fibra Óptica e Tecnologia Fotônica pelo Politecnico di Torino-Itália, com projeto final desenvolvido na Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Tem MBA Executivo pelo Insper com extensão internacional pela Darden School of Business da Universidade de Virginia-EUA.
Luciano Alakija possui trajetória de mais de 20 anos no setor de alta tecnologia, especialmente Internet das Coisas (IoT), Nuvem e Inteligência Artificial (IA). Lidera a prática de Inteligência Competitiva no Brasil/LATAM dentro da unidade global de engajamento estratégico com clientes da Amazon Web Services (AWS). Iniciou carreira em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em projeto aplicado de simulação e sensoriamento remoto de radiação não-ionizante. Desde então, atuou em diferentes fases da cadeia de valor IoT/Nuvem/IA em projetos com clientes de diversas indústrias e segmentos como automotivo, telecomunicações, financeiro, energia, agro, varejo, saúde, educação. Ocupou posições de vendas técnicas e desenvolvimento de novos negócios na startup Ethertronics, na unicórnio Jasper (adquirida pela Cisco) e em empresas de grande porte como Siemens, Cinterion, Telefonica Digital, Embratel e Nokia.
Ativo na comunidade Alumni Insper como Embaixador e Presidente do Conselho Alumni Insper (2024/2025). É integrante do conselho do Black Employee Network (BEN) da Amazon Brasil.
Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Desenvolvimento de Liderança pela Fundação Dom Cabral.
Atua no terceiro setor com foco em educação e desenvolvimento de jovens, sendo responsável pela formação de alunos superdotados de baixa renda no Ismart e desenvolvimento de projetos na Secretaria de Educação de São Paulo para implementação da escola de Tempo Integral. É head da Telles Foundation, organização de filantropia com foco na geração de oportunidades em carreiras de STEM para jovens brasileiros de baixa renda.
Trabalhou na área de Recursos Humanos em consultorias de desenvolvimento e grandes empresas, especialista em desenho de estratégias de desenvolvimento de Líderes e Formação de Jovens como pipeline de sucessão dentro de empresas.
Co-presidente da Cambuhy Investimentos. Foi Managing Director e membro do comitê executivo do Credit Suisse no Brasil e sócio dos bancos Garantia e Capitaltec. Atualmente, é membro do Conselho da Administração da Springs Global S.A., do Grupo Technos S.A., da Ideal Invest S.A., da Cia. Hering e da Eneva S.A.
Também foi membro do Conselho de Administração da América Latina Logística S.A., Brazil Trade Shows Partners Participações S.A., TAM S.A., Coteminas S.A. e Damásio Educacional S.A. É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
É pesquisador titular e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Especialista em Sistemas Dinâmicos, já orientou 41 doutores e 21 mestres. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e vice-presidente da União Matemática Internacional. Recebeu diversas distinções acadêmicas, como o Grande Prêmio Científico Louis D., do Institut de France, o Prêmio Anísio Teixeira para a Educação Básica, da CAPES, e a edição inaugural do Prêmio CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
Foi condecorado pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educacional. É membro das Academias de Ciências do Brasil, do Chile e de Portugal e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento. Organizou o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018 no Rio de Janeiro e escreve semanalmente na Folha de São Paulo.
Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, atuou como diretor na CSN, Ultracargo S.A., do Grupo Ultra e Cosan.
É CEO da Ultrapar e conselheiro da Comgás, Rumo, da Raízen, da Cosan S.A. e da Monsanto Co.
Graduado em Administração Fundação Getúlio Vargas/SP e pós-graduado em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD).
Diretor do Colégio Bandeirantes, instituição de ensino fundamental e médio com cerca de 2600 alunos, e membro do Conselho Estadual de Educação por sete mandatos.
É também membro do Conselho da Associação Alumni, do Conselho de Curadores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e do conselho da Associação Brasileira de Escolas Particulares.
Diretor executivo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) desde sua criação, em 2019. Antes disso, cofundou e ocupou o cargo de diretor-presidente do Meu Rio e do Nossas, organizações de tecnologia cívica renomadas na América Latina.
Além de sua atuação no terceiro setor, Miguel também é cientista político e tem experiência como pro-fessor, tendo lecionado na Sciences Po Paris, na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia, e atualmente leciona na T.H. Chan School of Public Health da Universidade de Harvard.
Ativo no debate público, já publicou artigos em diversos jornais de grande circulação, como The New York Times, Le Monde, El País e revista piauí. É também coautor dos livros “Linguagem da Destruição”, com Heloisa Starling e Newton Bignotto, “Do Que falamos quando Falamos de Po-pulismo”, com Thomás Zicman de Barros – ambos pela Companhia das Letras – e “Construção de um Estado para o Século XXI”, com Francisco Gaetani – pela editora Cobogó. Em 2019, foi premiado com o World’s 100 Most Influential People in Digital Government.
Gestora de recursos formada em economia e MBA Executivo em Finanças pelo Insper, atua desde 2004 no mercado financeiro. Sua experiência inclui passagens por consultoria de investimentos, banco comercial e banco de investimento.
É membra do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) e presidiu o Conselho Alumni Insper. Credenciada junto a CVM como Administradora de Carteiras, é profissional certificada CFP (Certified Financial Planner).
Leciona a disciplina de Diagnóstico Financeiro e Análise de Investimentos Sustentáveis.
A experiência adquirida em mais de 20 anos na área de tecnologia de informação permitiu que atuasse com sólidos resultados em desenvolvimento de pessoas e times, desenvolvimento e realizações de negócios complexos (tais como vendas de grandes projetos, políticas públicas,associação de indústrias) e “start ups”de empresas e divisões.
Dentro das diversas áreas que compoem a indústria de TI, tive a oportunidade em ter responsabilidades na indústra de software, hardware, semicondutores e Venture Capital (VC). Os mercados de abrangência foram os de grandes corporações, setor público, educação, saúde e PME, atuando diretamente e desenvolvendo canais de vendas.
Graduado em Economia pela Universidade Cândido Mendes, é sócio-fundador da Vectis Partners. No Terceiro Setor, atua na Fundação Lemann desde 2003 e na Nova Escola desde 2016.
É membro do Conselho de Administração das Lojas Americanas desde 2005, onde também participa dos Comitês de Gente e Financeiro. É membro do Conselho internacional do Lone Pine Capital, do Conselho da Anheuser-Busch Inbev e também da Companhia Global de Imóveis S.A.
Iniciou sua carreira na PricewaterhouseCoopers em 1989. Foi analista na Andersen Consulting de 1990 a 1991. De 1992 a 1995, trabalhou no Banco Marka. Foi analista na Dynamo Asset Management de 1995 a 1996. De 1997 a 2004, atuou em um Fundo de Investimentos na Tinicum Inc. Em 2005, fundou a Pollux Capital.
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é presidente do Conselho de Administração da Natura e cofundador da empresa. Também preside o Conselho de Administração da Totvs.
Dedica-se a diferentes entidades e organizações. De 2009 a 2015, foi presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e, em 2013, tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra os conselhos do Instituto Empreender Endeavor desde 2005, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desde 2006 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desde 2013. É, também, membro da Mobilização Empresarial pela Inovação e colunista da Folha de São Paulo.
É engenheiro químico, mestre e doutor em Engenharia pela Es-cola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Oxiteno (1992-2006) e presi-dente da Ultrapar Participações (2007-2012). É presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp. Coor-dena a Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI.
Membro do Conselho de Administra-ção da Embrapii, do Conselho do Iedi, Conselho Diretor do FNDCT, Conselho Consultivo da USP, Conselho Superior da Agência USP de Inovação e Conselho Consultivo da Asso-ciação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). É membro do conselho de administração de uma série de companhias do setor privado.
Bacharel em Economia e Finanças pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, tem vasta experiência em uma grande variedade de mercados e classes de ativos. Na função de gestor de carteira, implantou estratégias em ações, renda fixa, moeda e títulos derivativos nos mercados emergentes, atravessando períodos de extrema volatilidade com sucesso.
Tem expertise abrangente no universo de investimentos alternativos, participando de todas as vertentes de fundos de hedge e processos de capital semente. Está envolvido em aspectos operacionais relacionados à gestão de fundos de hedge, inclusive contabilidade, documentação, estruturação de veículos, marketing para investidores e supervisão de compliance.
Atua em um empreendimento imobiliário em Nova York e foi sócio não-executivo e consultor de um dos maiores family offices da América Latina.
É membro do conselho consultivo da Artha Educação Ltda no Brasil, do Cornell University Parents Committee e do Comitê de Gestão do Fundo Educacional do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Em 2007, foi cofundador da SEAGUL Capital LP, que prestou consultoria de investimento para um fundo de hedge multibilionário dos Estados Unidos.
Executou um hedge de risco de cauda para um family office e prestou assessoria à SEAGUL Latin American Equity Fund. De 2002 a 2007 foi diretor administrativo e membro do comitê de investimentos da 2100 Larch Lane e de sua antecessora Larch Lane Advisors, empresa de consultoria de investimentos para fundos de hedge e semeadores de fundos de hedge.
É cofundador da LOG international/LOGIC, que forneceu consultoria de gestão de investimentos nos mercados emergentes para fundos de hedge multibilionários dos Estados Unidos, e seguiu as mesmas estratégias em nome do Logic Emerging Markets Fund, de 1993 a 2002.
De 1988 a 1993, foi vice-presidente do Bankers Trust em Finanças Corporativas/Mercados Emergentes em Nova York e no Brasil. Participou do Programa de Desenvolvimento Gerencial no Bank of Montreal, no Canadá, por 2 anos.
Jornalista e escritor. Autor de “São Paulo nas Alturas”. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Buenos Aires e Washington pela Folha de S.Paulo. Colunista diário na rádio CBN. Prêmio APCA pela Difusão da Arquitetura em 2012 e finalista do prêmio Jabuti 2018.
Graduada em Engenharia, com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo.
Trabalhou nos bancos Citibank e Morgan Stanley e, academicamente, desenvolveu pesquisas no campo da economia política. É cofundadora do Nexo Jornal e, atualmente, CEO da empresa.
Executivo sênior e pesquisador com formação em Engenharia, Jornalis-mo, Administração e Tecnologia, Gandour tem experiência consolidada em gestão editorial e estratégia de posicionamento em comunicação, produtos e marcas, incluindo ênfase na agenda ESG.
Dirigiu grandes redações como de O Estado de S. Paulo e Rede CBN de Rádios. Foi do Conselho Editorial do Grupo Globo. Na Folha, foi de repórter e editor a diretor fundador da Publifolha. Ganhou por duas vezes o Prêmio Folha de Jornalismo.
É mestre em Ciências da Comunicação (USP), engenheiro pela USP-São Carlos e jornalista pela Cásper Líbero-SP, com especiali-zações em Gestão Avançada (FDC-Insead), Publishing (Stanford Alumni) e Administração (FGV-SP). Foi visiting scholar na Columbia Journalism School (2016-2017). Gandour é professor de Jornalismo na ESPM-SP, membro do Conselho Editorial do Grupo RBS e dos conselhos consultivos do Columbia Global Center Brazil, do Instituto Palavra Aberta e do Instituto TornaVoz.
É diretor fundador da RGandour Estratégia e Comunicação, com projetos ligados à agenda do clima, das políticas públicas em saúde e mobilidade social e da restauração de florestas, entre outros temas. Entre artigos e palestras, é autor de “Jornalismo em Retração, Poder em Expansão – A segunda morte da opinião pública” (Summus, 2020).
Superintendente executivo do Instituto Unibanco, foi secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, onde coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa Bolsa Família. Ainda na esfera federal, foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
No Rio de Janeiro, foi secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, onde desenvolveu o Programa UPP Social. É Membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação, Anistia Internacional, GIFE, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Sou da Paz e do Instituto Natura.
Professora de Direito na Universidade da Califórnia (UC Berkeley). Suas áreas de interesse incluem direito e economia, história financeira e jurídica, economia institucional e direito e desenvolvimento.
Seus projetos atuais combinam pesquisa arquivística original e análise empírica para estudar como o direito cria e apoia os mercados, com foco no papel das inovações jurídicas na ascensão do capitalismo financeiro e na expansão do comércio global. Seu trabalho foi publicado em revistas revisadas por pares, como The Quarterly Journal of Economics, Journal of Economic History e The Economic History Review.
Antes de se juntar à Berkeley Law e ao Programa de Jurisprudência e Política Social, foi professora de Direito na Universidade de Michigan Law School, onde ministrou cursos sobre contratos, análise econômica do direito, direito e economia empíricos, regulação financeira, finanças internacionais e história jurídica e econômica.
Já atuou como consultora para a agência antitruste brasileira — o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) —, para a divisão de fusões e aquisições da Anheuser-Busch InBev e para o Banco Mundial na International Finance Corporation (IFC).
Santarosa é formada em Economia pela Ibmec-Insper Business School no Brasil, possui um LL.B. pela Universidade de São Paulo (USP), um M.A. pela Universidade de Hamburgo, um LL.M. pela Yale Law School e um Ph.D. em economia pela Universidade de Yale.