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Comissão Externa de Avaliação (CEA)

Por entender a relevância da participação de outros stakeholders em nosso processo de aprimoramento contínuo, em 2006, instituímos uma Comissão Externa de Avaliação (CEA), composta por profissionais altamente qualificados e experientes nas respectivas áreas de atuação, incluindo membros da Comunidade Alumni.

O objetivo da CEA é aproximar a Escola e as partes relacionadas, buscando promover um acompanhamento crítico de sua inserção na esfera de atuação em educação e em pesquisa nas disciplinas de negócios e de economia. Esse processo de aproximação tem duas metas específicas:

  • Submeter o desempenho e a orientação de médio e longo prazo da Escola ao escrutínio crítico de representantes da sociedade e de seus públicos;
  • Ouvir e se atualizar quanto às demandas emergentes da sociedade em suas esferas de atuação.

A CEA se reúne uma vez por ano, sempre durante o recesso escolar de julho, e dedica um dia inteiro à discussão da agenda e dos materiais distribuídos previamente para leitura.

Ao término da reunião, é feita uma avaliação e elaborado um relatório das recomendações apontadas. Esse documento é encaminhado ao Conselho Deliberativo e ao Comitê Executivo, bem como aos próprios membros da CEA, a título de pró-memória da sessão.

A Comissão Externa de Avaliação (CEA) forma, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), um sistema integrado de autoavaliação: um processo transparente que evidencia o compromisso dos gestores com a Governança. O autoconhecimento gerado por esse processo reforça a capacidade de realizar nossa missão e visão, fundamentos que devem nortear as estratégias e o processo decisório, mantendo a orientação para os resultados desejados e eficiência no uso dos recursos.

CEA – Por Marcelo Medeiros

Comissão Externa de Avaliação tem novo presidente após 10 anos

Em 2006, o Insper criou a Comissão Externa de Avaliação (CEA) como um órgão consultivo, desvinculado da gestão, com os objetivos de trazer para os gestores da instituição a visão crítica de pessoas comprometidas com a busca da excelência no ensino e pesquisa no Brasil e de levar para a sociedade uma imagem transparente e precisa do funcionamento da escola.

A CEA é hoje formada por cerca de 40 membros, incluindo acadêmicos, fomentadores de pesquisa, empresários, executivos do terceiro setor, alunos e alumni da escola e personalidades públicas de reconhecida relevância no setor de ensino e pesquisa.

As reuniões da CEA ocorrem anualmente e são centradas em exposição dos resultados gerenciais e acadêmicos do Insper e na discussão de temas fundamentais para suas definições estratégicas. Os tópicos mais frequentes submetidos à avaliação e discussão da CEA são:

  • Objetivos, qualidade da gestão e posicionamento competitivo;
  • Corpo discente – perfil do aluno ingressante, desenvolvimento acadêmico e adequação do egresso às demandas do mercado de trabalho ou da continuidade da vida acadêmica;
  • Corpo docente – adequação do corpo de professores, em quantidade e qualidade, aos objetivos de ensino e pesquisa da instituição;
  • Áreas de concentração de pesquisa e de desenvolvimento de conhecimento;
  • Oferta de formatos de programas de ensino e sua adequação aos requisitos por educação do mercado de trabalho;
  • Estrutura curricular dos cursos disponibilizados.

A CEA surgiu como uma iniciativa pioneira no Brasil e continua se aprimorando a cada ano com avaliações sistemáticas da qualidade das reuniões, da pertinência dos temas tratados e das consequências das recomendações e discussões. Ao longo dos últimos 10 anos, a CEA se consolidou como uma peça importante para atingir a visão do Insper de “Ser a melhor instituição de ensino superior brasileira nas áreas em que atuar e ser reconhecida como tal.”

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA CEA

Affonso Celso Pastores

Affonso Pastore
Economista, sócio-fundador e consultor da A. C. Pastore e Associados. Atuou como secretário dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo por quatro anos e como presidente do Banco Central do Brasil de 1983 a 1985. Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da USP, onde foi também diretor e professor.


Alexandre Guerra

Alexandre Guerra
Alumnus Mestrado ADM 2011

Formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UniDF-Brasília), tem vasto currículo acadêmico, incluindo Mestrado em Administração pelo Insper, Master Management na École Supérieure des Affaires (ESA) da Universidade Pierre Mendès, em Grenoble (França), e MBA com foco em comércio internacional pela Universidade de São Paulo. Além disso, possui Especialização em Controladoria de Multinacionais pela FIA e Especialização em Mercados Derivativos na BM&F Bovespa.
Em 1998, iniciou sua carreira no Giraffas®, na área de gestão de restaurantes. Anos depois, seguiu para a área financeira, no Banco Fator. Em 2005, retornou ao Giraffas® como gerente financeiro e, logo após, passou à diretoria financeira da companhia. Em 2011, assumiu a presidência executiva, cargo que ocupa atualmente. Também é presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Fanchising).


Ana Carla Abrão Costa

Ana Carla Abrão Costa

Mestre em Economia pela FGV/RJ e Doutora na mesma área pela FEA/USP. Com extensa produção acadêmica nas áreas de crédito e spread bancário, foi servidora concursada do Banco Central, economista-chefe da Tendências Consultoria e diretora da área de risco do Banco Itaú, onde ficou até 2014. Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017, ocupou a Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás. Preside, atualmente, o Conselho de Gestão Fiscal do município de São Paulo.


Clara Faria
Alumna LL.M. 2010

Advogada formada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-graduada (LL.M.) em Direito Societário pelo Insper, tendo participado da extensão internacional no Duke-Geneva Institute in Transnational Law, em Genebra, Suíça. Dedica-se à advocacia empresarial
desde o início de sua carreira, prestando assessoria a empresas brasileiras e estrangeiras, envolvendo questões societárias, contratuais e regulatórias.


Claudio de Moura Castro

Claudio de Moura Castro

Graduado em Economia pela UFMG e Mestrado pela Universidade de Yale. Início do programa de doutoramento na Universidade da Califórnia, em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt (em Economia). Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon. Trabalhou no IPEA/INPES e foi coordenador técnico do programa ECIEL, passando em seguida a diretor geral da CAPES. Foi também secretário executivo do CNRH / IPEA. No exterior, foi chefe da divisão de políticas de formação da OIT (Genebra), economista sênior de recursos humanos do Banco Mundial, passando para o BID como chefe da divisão de programas sociais. Ao aposentar-se do BID, em fins do ano 2001, assumiu a posição de presidente do conselho consultivo da Faculdade Pitágoras. Em 2009, passou a ser assessor especial do presidente do grupo Positivo. Autor de mais de 40 livros e mais de 300 artigos científicos, é articulista da revista Veja e membro de vários conselhos de entidades educativas e culturais.


Claudio Schvartsman

Médico do Hospital Israelita Albert Einstein, vice-presidente de Ensino e Pesquisa e médico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde é chefe do Pronto-Socorro; reitor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, intoxicação, child, trauma e diabetic ketoacidosis.
É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), residência de pediatria (1981-1982) e de emergência pediátrica (1983) pela Faculdade de Medicina da USP, mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1996).


Daniel Traça

Professor Catedrático de Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). É também Professor Convidado no INSEAD, em França e Singapura. Anteriormente, foi Professor na INSEAD, e na Solvay Business School, em Bruxelas, onde foi Vice-Presidente e Diretor do Programa de MBA, e Professor Convidado na Vlerick School of Business, Leuven, Bélgica, no KDI School of Management and Policy, Seul, Coreia do Sul e no Graduate Institute of International Economics, Genebra, Suiça. Daniel Traça formou-se na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e obteve o seu Doutoramento na Columbia University, em Nova Iorque. Trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia e publicou a sua investigação científica em várias das principais revistas académicas internacionais, no domínio da Globalização e Desenvolvimento Económico.


Daniela Barone Soares

CEO da Granito & Partners, em Londres, e presidente da Muove Brasil. Anteriormente, prestou consultoria ao Governo do Reino Unido sobre a estratégia e implementação de um fundo para reduzir o desemprego juvenil. De 2006 a 2015, foi CEO da Impetus-PEF, líder global em filantropia de risco.
Atualmente, é diretora não-executiva da Halma plc e da Evora S.A. e membro de vários conselhos consultivos.


Demosthenes Pinho

Tem mais de 25 anos de experiência no setor financeiro como executivo e consultor. No setor público, foi coordenador-geral de política monetária e financeira no Ministério da Fazenda e diretor do Banco Central do Brasil nos Governos Itamar e FHC. Exerceu cargos relevantes no setor financeiro privado, no Dresdner Bank, Unibanco e Itaú Unibanco. Foi professor no programa de Mestrado e Doutorado em economia da FGV-SP, na Graduação em Economia da PUC-RJ e do Insper. Atualmente, é o principal executivo da Brasil Warrant Investimentos, atuando também no Conselho de Administração do Itaú Unibanco e da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. É Economista (PUC-RJ) tendo obtido seu Ph.D na Universidade da Califórnia, Berkeley.


Denis Mizme

Denis Mizne

Diretor executivo da Fundação Lemann, é advogado formado pela USP e foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.


Denise Tiemi Yagui

Denise Yagui

Diretora executiva da Fundação BRAVA desde 2012, Bacharel em Administração de Empresas pela FEA/USP e Mestre em Administração Pública pela Columbia University. Participou de formação em liderança “High Potencial Leadership Program” pela Harvard Business School e trabalhou no mercado financeiro (ABN AMRO Banco Real e Grupo Santander).


Eduardo Medaets

Eduardo Medaets
Alumnus ADM 2012

Administrador formado no Insper e membro do Conselho Alumni, trabalha no Google Brasil como especialista de mensuração para o Brasil.
Antes disso, também no Google, atuou por 4 anos como líder de análises para os grandes varejistas do Brasil. Durante seu curso no Insper, foi monitor acadêmico de cinco disciplinas da graduação, bolsista do PIBIC para o programa de Iniciação Científica e assistente de pesquisa da professora Adriana Bruscato Bortoluzzo.
Foi líder de sala por cinco semestres consecutivos. Foi eleito o representante dos alunos da graduação nas reuniões do Comitê Acadêmico do Insper no ano de 2010, estando ativamente envolvido nas questões acadêmicas da instituição. Em 2011, foi intercambista na William Marsh Rice University, em Houston, Texas e, recentemente, fez um curso de educação executiva na Columbia Business School, em Nova York. Em 2017, trouxe para o Insper a atividade complementar de teatro Insper On Broadway para os alunos da graduação.


Elizabeth Farina

Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação da FEA-USP e orientou teses, dissertações e monografias nas áreas de Economia das Instituições, Economia do Agronegócio, Concorrência e Regulação. Publicou mais de quarenta trabalhos entre artigos, livros e capítulos de livros nos mesmos temas. Participou de congressos, simpósios e seminários, nacionais e internacionais, como palestrante em temas relativos à organização industrial, economia da concorrência, regulação e agronegócios. Foi membro do Steering Group da International Competition Network no período 2007-2008. Foi membro da International Society for New Institutional Economics e “faculty” do Ronald Coase Institute. É membro da International Industrial Organization Society. Foi membro da diretoria da International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA) e do Instituto Brasileiro de Relações de Concorrência e Consumo (IBRAC). Foi agraciada com o Prêmio “Haralambus Simeonides” pela ANPEC em 1990.


Fátima Zorzato

Sócia da INWI CONSULTING, focada em processos de sucessão em empresas familiares, orientação e desenvolvimento de herdeiros e projetos de Executive Search para C-Level e Board. Foi sócia-fundadora e country manager da Russell Reynolds Associates Brasil, onde trabalhou mais de 17 anos. Antes de ingressar na carreira empreendedora, atuou como executiva em empresas de serviços, eletrônica profissional e eletrônica de consumo. Durante oito anos, foi professora das Universidades Objetivo – UNIP – Curso de Psicologia; e do Mestrado em Administração na FAA. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica – São Paulo, com especialização na Fundação Getúlio Vargas-FGV/SP e programas de desenvolvimento executivo no exterior.


Fernando Perez

Diretor presidente da Recepta Biopharma S.A. Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (1993-2005). Membro da Academia Brasileira de Ciências. Membro do Conselho de Administração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Medalha e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico. Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica (1967) e Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1967). PhD pela Escola Politécnica de Zürich (1973). Professor titular do Instituto de Física da USP até 2004. Presidente do Conselho da Associação Pró-Dança responsável pela SP-Cia de Dança.


Flavia Buarque de Almeida

Conselheira independente das Lojas Renner S.A. e conselheira do Board of Overseers da Universidade de Harvard. Entre 2009 e 2013, foi sócia sênior do Monitor Group (atualmente Monitor Deloitte). Antes disso, entre 2003 e 2009, foi diretora geral da Participações Morro Vermelho S.A., a holding familiar que controla o Grupo Camargo Corrêa. Durante os anos de 1989 a 2003, trabalhou na McKinsey & Company, onde foi sócia.
Participou como palestrante em vários programas educacionais e palestras, abordando temas relativos à estratégia, governança e temas relativos a empresas de controle familiar, como, por exemplo, no FBN – Family Business Network, FFI – Family Firm Institute, IBGC, JPMorgan Family Business Forum, entre outros. É graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA pela Harvard Business School. É também membro do YPO – Young Presidents Organization e do WCD – Women’s
Corporate Directors.


Guilherme T. S. Demarchi
Alumnus MBA 2013

Médico radiologista, graduado pela Escola Paulista de Medicina, com estágios nas universidades de Stanford, UW-Madison e Harvard (BWH, Children’s Hospital e BIDMC). Diploma médico revalidado nos EUA (ECFMG-certified). MBA Executivo no Insper onde foi reconhecido como mérito acadêmico em 1º. lugar. Atuou como vice-chefe do setor de Ultrassonografia e preceptor do departamento de Diagnóstico por Imagem na Universidade Federal de São Paulo. É tradutor público e intérprete comercial do Estado de São Paulo, recebeu o Prêmio RSNA’s Introduction to Research for International Young Academics e trabalhou como gestor do Grupo Fleury (Fleury e marcas). Atualmente, está envolvido com empreendedorismo na área de integração social em saúde, sendo sócio-diretor da Geral!, sua empresa médica.


Horacio Lafer Piva

Formado em Economia e pós-graduado em Administração de Empresas, participa dos Conselhos de Administração da Klabin S.A, Martins S.A, Tarpon S.A, Cataratas S.A, Grupo Baumgart e TCP S.A.
Preside a IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores. É membro dos Conselhos da Osesp – Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e do FFHC – Fundação Fernando Henrique Cardoso.


Isabela Pascoal

Isabela P. Becker

Diretora executiva da Fundação Educar DPaschoal, desde 2007, e membro do conselho de governança da Daterra Coffee, considerada fazenda mais sustentável do Brasil. Formada em comunicação pela ESPM, Pós-graduada em Administração pela Harvard University e em Comércio Exterior pela Fundação Dom Cabral. Atualmente, é uma das sócias efetivas do Todos Pela Educação, conselheira da Junior Achievement São Paulo e associada do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial.


João Furlan
Alumnus ADM 2003

Administrador de Empresas pelo Insper e Mestre em Marketing e Gestão Comercial pela SDA Bocconi (Itália) e Esade Business School (Espanha). Possui extensões em Gestão de Mudanças pela Notre Dame University; em Negociação Avançada por Harvard; em Liderança Situacional pela Ken Blanchard; em Design de Programas de Liderança pela ATD; e em Liderança para Altos Potenciais pelo Center for Creative Leadership. É coach, formado e certificado pelo NeuroLeadership Institute.
Autor do celebrado livro “FLAPS! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil”, em que expõe o modelo que criou (Furlan Leadership Acceleration and People Management System) para acelerar a capacidade de liderar em High Potentials e Jovens Líderes.  É o único autor brasileiro na lista dos “10 livros para acelerar sua carreira” da Amazon, ao lado do prêmio Nobel em Economia, Daniel Kahneman.
É fundador, CEO e Consultor da Enora Leaders, empresa voltada à formação de líderes e equipes comerciais que fundou em 2007. É diretor de Marketing e Comunicação da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional São Paulo). Em 2001, formalizou a fundação do Diretório Acadêmico Insper, o presidindo naquele ano. Sua missão pessoal é apoiar a transformar o Brasil a partir da Educação.


João Moreira Salles

João Moreira Salles
Alumnus ECO 2003

Sócio da Cambuhy Investimentos, integra os Comitês de Investimentos, Alocação e Risco da Brasil Warrant Gestão de Investimentos, e faz parte do Comitê Executivo da Brasil Warrant S.A., acompanhando todas as empresas operacionais do Grupo. É também membro do Conselho de Administração da Itaú Unibanco Participações, a controladora do Itaú Unibanco. Anteriormente, trabalhou como banqueiro de investimentos na equipe de Fusões e Aquisições do J.P. Morgan, baseado em Nova York, atuando em transações de M&A, ECM e DCM. É formado em Economia pelo Insper, com um Mestrado em Economia pela Columbia University Graduate School of Arts and Sciences (GSAS) e outro em Finanças pela Columbia University Graduate School of Business (GSB). Obteve o Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).


Joaquim Falcão

Joaquim Falcão

Doutor em Educação pela Université de Génève. LL.M. pela Harvard Law School. Bacharel em Direito pela PUC-RJ.
Professor de Direito Constitucional e vice-presidente da Diretoria Executiva do Conselho do Instituto Itaú Cultural. Atualmente, é Conselheiro do Harvard Law School of Brazil Association e da Fundação Joaquim Nabuco.


José Ernesto Bologna

José Ernesto Bologna

É psicólogo e administrador de empresas – PUC/SP, Mackenzie/SP; Bowling Green, USA; Kalamazoo, USA – fundador e presidente da “Ethos DHO” com sede em São Paulo. Conferencista e autor de diversos livros, DVDs, ensaios e eventos em psicologia do desenvolvimento aplicada à administração e à educação.


José Roberto E. de Moraes Filho

Sócio-fundador e COO da Perfin Investimentos – gestora independente de R$ 7 bilhões, focada nos seguimentos de Asset Management e Wealth Management. É formado em Administração de Empresas pelo Insper, com cursos de aperfeiçoamento no exterior (China e USA). Atuou em investment banking, no Banco Merrill Lynch, e como analista de Negócios para a Mckinsey & Co. Com conhecimento nos diversos segmentos de atuação do grupo Votorantim, possui no seu DNA forte espírito empreendedor, com capacidade de análise e avaliação de riscos na execução de novos negócios. Atualmente, é membro do Conselho e Comitê Executivo da Perfin Investimentos; Conselho da Hejoassu S.A.– holding controladora do Grupo Votorantim; Conselho do Instituto Votorantim; Conselho da Apollo XI S.A. – Transmissão de Energia; e Conselho e Comitê Executivo do GBM – Geração Brasil Melhor.


Juan Morales
Alumnus Mestrado ECO 2006

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Economia pelo Insper e com curso de especialização em Finanças pela J.L. Kellogg Graduate School of Management. Membro Fundador da CFA Society do Brasil, vinculada ao CFA Institute, onde também participou como Conselheiro de Administração em 2004. Atua no mercado financeiro há mais de 19 anos, sempre com foco em análise de investimentos e administração de carteiras. É responsável pela área de renda variável da Daycoval Asset Management desde Novembro 2015. Foi sócio e CIO da Grand Prix Investimentos, asset management especializada em equities, responsável pela gestão de recursos e membro do conselho de administração. Exerceu vários cargos executivos relevantes em instituições financeiras como G5 Evercore, sendo sócio responsável pela gestão de fundos de investimentos e chefe de análise de empresas entre 2008 e 2011, Western Asset (2005 a 2007) e Banco Itaú, entre 1998 e 2005, quando atuou como portfólio manager dos fundos institucionais.


Juliana Refinski de Freitas

Juliana Refinski de Freitas
Alumna MBA 2013

Economista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em finanças pelo Insper, recebeu o reconhecimento pelo seu excelente desempenho acadêmico. Com 16 anos de experiência em instituições financeiras, atua como head de Gestão do Modelo no banco Bradesco, responsável por estabelecer as diretrizes, compor e manter o Modelo Corporativo de Gestão, unificando processos e conceitos para a gestão financeira e tomada de decisões. Atuou também como head de informações gerenciais para América Latina, no banco HSBC, na condução de iniciativas de crescimento, estratégia de negócios e aumento de lucratividade, nos países como Brasil, México, Argentina e Chile. Além disso, esteve à frente na área de planejamento financeiro do Citibank e BankBoston, como especialista em middle e corporate banking.


Júlio de Siqueira Carvalho de Araujo

Júlio Araujo

Começou a carreira bancária em 1977 no Bozano Simonsen. Em 1978, ingressou no Banco BCN, instituição que foi adquirida pelo Banco Bradesco em 1997, onde trabalhou até o ano de 2014. Passou por todos os escalões da carreira bancária sendo eleito diretor do BCN em 1989. Em agosto de 2000, foi eleito diretor vice-presidente do Banco Bradesco onde participou da administração de diversas áreas e empresas no grupo. Foi conselheiro de diversas empresas – Bmfbovespa, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), CETIP S.A., Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e vice-presidente da FEBRABAN. Atualmente, é conselheiro do FGC.


Luciana Domagala

Luciana Domagala
Alumna MBA EXECUTIVO 2008

Diretora corporativa de capital humano do Grupo Ultra. Com 22 anos de experiência em Recursos Humanos, liderou operações no Brasil e no exterior. Antes de ingressar no Ultra foi vice-presidente de gente e gestão da PDG e diretora de recursos humanos do Grupo Gerdau, tendo passado também pelas empresas Claro e Grupo RBS. Tem ampla experiência no desenvolvimento, implantação e gestão de programas locais e globais dos sistemas de RH, integração de empresas em ambientes internacionais e condução de processos de mudança cultural. Liderou processos de due diligence internacionais na área de Recursos Humanos em países como China, Espanha, República Dominicana, Estados Unidos, entre outros. É formada em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), com MBA Executivo pelo Insper (2008) e MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (2005). Realizou cursos de extensão em universidades como Insead, Universidade de Hong Kong, Duke University e Kellogg University. Em 2013 recebeu o Prêmio RH Mais Respeitado do Ano, concedido pela HR Academy.


Marcelo Medeiros  Presidente da CEA

Co-presidente da Cambuhy Investimentos. Foi Managing Director e membro do comitê executivo do Credit Suisse no Brasil e sócio dos bancos Garantia e Capitaltec. Atualmente, é membro do Conselho da Administração da Springs Global S.A., do Grupo Technos S.A., da Ideal Invest S.A., da Cia. Hering e da Eneva S.A. Também foi membro do Conselho de Administração da América Latina Logística S.A., Brazil Trade Shows Partners Participações S.A., TAM S.A., Coteminas S.A. e Damásio Educacional S.A. É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade
de São Paulo.


Marcos Marinho Lutz

Marcos Lutz

Diretor-presidente da Cosan Limited desde abril de 2015. É, também, Conselheiro da Comgás, Rumo, da Raízen, da Cosan S.A. e da Monsanto Co.
Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, atuou como diretor na CSN e Ultracargo S.A., do Grupo Ultra.


Mauro de Salles Aguiar

Mauro de Salles Aguiar

É PGA – Programa de Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD – The European Institute of Business Administrator (campus Fontainebleau, França), em 2008. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP.
Diretor do Colégio Bandeirantes – instituição de ensino fundamental e médio – com cerca de 2600 alunos. Membro do Conselho Estadual de Educação por seis mandatos.
Membro e diretor da área de educação do CEAL (Conselho de Empresários da América Latina), desde Julho de 2000. Membro do Conselho da Associação Alumni, desde Fevereiro de 2011. Membro do Conselho de Curadores da FECAP, desde 2013. Presidente da Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares), desde 2016.


Pedro Luiz Barreiros Passos

Pedro Passos

Presidente do Conselho de Administração da Natura e cofundador da empresa. Desde 2013, também preside o Conselho de Administração da Totvs.
É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Dedica-se a diferentes entidades e organizações. De 2009 a 2015, foi presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e, em 2013, tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra os conselhos do Instituto Empreender Endeavor desde 2005, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desde 2006 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desde 2013. É, também, membro da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) e colunista da Folha de S.Paulo.


Renata Rizzi

Renata Rizzi

É graduada em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da mesma universidade. Trabalhou nos bancos Citibank e Morgan Stanley e, posteriormente, dedicou-se ao desenvolvimento de pesquisa acadêmica no campo da economia política. É cofundadora do Nexo Jornal e, atualmente, diretora de estratégia e negócios da empresa.


Ricardo Henriques

Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa “Bolsa Família”. Ainda na esfera federal, foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro foi secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É Membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação, Anistia Internacional, GIFE, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Sou da Paz e do Instituto Natura.


Stefano Bridelli

Stefano Bridelli

Sócio-diretor da Bain & Company, em São Paulo. Juntou-se à Bain em 1983 e possui mais de 30 anos de experiência em consultoria de gestão. Atualmente, é chairman para a América do Sul; já foi chairman do Comitê de Nomeação e membro do Conselho de Administração global da Bain.
Trabalhou no escritório da Bain, em Londres , de 1983 a 1990, quando participou da abertura do escritório da Bain, em Milão. Em 1994, transferiu-se para Roma e, no início de 1998, transferiu-se para São Paulo, como cofundador do escritório de São Paulo, seguido pela abertura dos escritórios de Buenos Aires, Rio de Janeiro e Santiago.
Antes de ingressar na Bain, ele trabalhou na AIESEC (Associação Internacional de Estudantes) em Bruxelas, no Parlamento Europeu e na Olivetti.
É graduado summa cum laude em Economia pela Universitá di Parma (Itália), e possui MBA pela Graduate Business School na Universidade de Columbia em Nova Iorque (EUA). Ele é membro do Conselho Consultivo da OSESP e da Cultura Artística.

INTEGRANTES DA CEA DOS ANOS ANTERIORES

ALAIN BELDA 2011 a 2016
ANA PAULA MARTINEZ 2012-2017
ANTONIO MARCOS DUARTE JR. 2006-2008
CAMILA MENDES VIEIRA DE SOUZA 2015-2017
CAROLINA MIOTTO 2015-2017
CLAUDIO LUIZ LOTTENBERG 2009-2015
DECIO ZYLBERZTAJN 2011 a 2016
EDUARDO WURZMANN 2006-2008
ELIANA CARDOSO 2006-2008 e 2009-2011
FABIO RENATO FUKUDA 2006-2008
FABRÍCIO DE MOURA 2009-2011
FELIPE OLIVEIRA JOAQUIM DE CARVALHO 2009-2011
FERNANDO BOTELHO 2012-2014
FERNANDO KENJI MURAMOTO 2006-2008
FRANCO RODRIGUES RESENDE VELUDO 2009-2011
GILBERTO DIMENSTEIN 2013 a 2016
GUILHERME DE ARAÚJO LOUREIRO 2006-2008
GUSTAVO HERRERO 2006-2008 e 2009-2011
GUSTAVO IOSCHPE 2012 a 2016
HEINZ-PETER 2012-2014
ILAN GOLDFAJN 2006-2008 e 2009-2011
ILONA BECSKEHÁZY 2006-2014
JOÃO DANIEL DOS SANTOS 2012-2014
JOSÉ ALEXANDRE SCHEIKMAN 2006-2014
LUIZ FRANCISCO MODENESE VIEIRA 2006-2017
MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO 2006-2008 e 2009-2011
MARIA HELENA SIMÕES VARGAS 2009-2011
MARILIA ROCCA 2006-2014
MARISTELA MAFEI 2012-2017
MAURO MURCIA 2012-2014
PATRICIA DA SILVA HERBAS PALOMO 2006-2008
PEDRO PARENTE 2012 a 2016
RENATO RUSSO 2012-2014
ROBERTA BEATRIZ BOLOGNESI DONATO 2009-2011
SULA VASCONCELLOS STEINER 2006-2008 e 2009-2011
TERENCE PAGANO 2012-2014
TIAGO MARCATO DE PAULA 2012-2014

Infraestrutura