Em visita ao estado, os estudantes do Mestrado em Gestão Pública do Insper fizeram recomendações nas áreas de governo digital, educação e agronegócio
A cada semestre, os alunos do programa de Mestrado em Gestão Pública (MGP) do Insper têm a oportunidade de vivenciar uma imersão em gestão pública. Durante esse período, eles realizam visitas de campo em diferentes regiões do Brasil, o que lhes permite a troca de experiências e o contato direto com diversos atores governamentais e membros da sociedade. O objetivo dessa atividade é possibilitar que os alunos se familiarizem com a gestão pública em diferentes localidades e, utilizando as ferramentas adquiridas ao longo do curso, proponham melhorias em gestão pública.
No último semestre, os alunos do MGP receberam a incumbência de apresentar sugestões de aprimoramentos em programas desenvolvidos pelo governo do Rio Grande do Sul. Depois de um trimestre mergulhados nas políticas do estado, os estudantes apresentaram suas propostas em três áreas: governo digital, educação e agronegócio (olivicultura). Dos dias 19 a 22 de junho, os alunos do MGP fizeram uma visita ao Rio Grande do Sul, acompanhados pela professora Laura Muller Machado, coordenadora dos programas de pós-graduação em gestão pública no Insper, e apresentaram suas recomendações ao vice-governador Gabriel Souza e equipe.
A seguir, veja um resumo das sugestões apresentadas pelos grupos.
Alunos: Carolina de Castro Nunes, Marcos Toffoli Simoens da Silva, Maria Luiza Gédéon e Thaís Regina Servidoni.
O problema: Como promover ganhos de eficiência e qualidade no sistema de governança em tecnologia de informação e comunicação (TIC) em um governo que já detém padrões elevados de prestação de serviços digitais?
Desafios: ausência de fluxos, multiplicidade de atores, estrutura organizacional fragmentada, sobreposições de gestão.
Sugestões: reestruturação organizacional (publicação de decreto/portaria de reestruturação; plano organizacional); criação de uma Subsecretaria para governança de TIC vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; instrumentais de aplicação (matriz de responsabilidades, planejamento orçamentário, fluxograma de processos, programa de metas).
Alunos: André Bastos, Bruno Santos, Rafael de Barros e Raph Alves
O problema: O Todo Jovem na Escola é um programa do governo gaúcho que busca reduzir a evasão de alunos do Ensino Médio da rede estadual. Um grande gargalo são as falhas no fluxo de processos e comunicação interna, o que faz com que a rede de educação não conheça suficientemente o programa.
Desafios: promover ajustes de governança, no fluxo de processos e na comunicação interna para que o programa sirva não apenas para a transferência de renda, mas também para efetivamente reduzir a evasão escolar.
Sugestões: Identificação de ações para potencializar o impacto do programa na melhoria da frequência dos estudantes; proposta de modelo de governança e fluxo de processos para potencializar a comunicação, orientação, acompanhamento e redirecionamento de ações com o objetivo de melhorar a frequência e a permanência dos estudantes; elaboração de um plano de comunicação interno com foco no engajamento dos estudantes e responsáveis.
Aluno: Renato Bicudo
O problema: Na safra 2022/2023, a produção gaúcha de azeite de oliva superou 580 mil litros, um aumento de 29% em relação ao período anterior. Esse volume deve crescer ainda mais, pois 30% das propriedades no estado ainda não entraram em produção. Como tornar o azeite gaúcho mais conhecido no mercado nacional para escoar a crescente produção? Como incrementar o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva)?
Desafios: aumento exponencial da produção, pouca penetração no mercado brasileiro, pouco conhecimento do consumidor sobre a qualidade do azeite gaúcho, dificuldade na comercialização, com comprometimento da rentabilidade e canibalismo de preços.
Sugestões: fazer um branding do Azeite Extra Virgem Certificado do Rio Grande do Sul, para divulgar o produto nacionalmente. O estado coordenaria esse esforço, mas os investimentos seriam feitos por meio de uma PPP (parceria público-privada). Próximos passos: criação de um grupo de trabalho envolvendo governo, cadeia produtiva e consumidores; definição de orçamento; contratação de consultoria de branding; criação da marca; definição de objetivos e metas; planejamento e implementação do piloto; lançamento nacional; monitoramento, ajustes e manutenção.