Mesmo que apenas as atitudes adotadas à luz da visão do coletivo sejam consideradas éticas, são as atitudes pequenas e invisíveis que irão ter o maior impacto no futuro
Thiago Zaha
Atualmente, nos encontramos em uma época em que o eticamente correto é algo de extremo peso em nossa sociedade. As ações moralmente corretas são zeladas e supervalorizadas na sociedade contemporânea, e aqueles que não seguem a conduta moral estabelecida são punidos severamente. No entanto, a punibilidade só existe se há evidência concreta do delito, seja pequeno ou grande. Com esse adendo, surge o questionamento: nós humanos somos realmente seres éticos, ou agimos corretamente apenas quando estamos sendo vigiados?
O filme “Bad Education”, dirigido por Cory Finley, nos ajuda a refletir sobre essa questão. A obra retrata o maior escândalo de desvio de dinheiro de fundos de escolas públicas na história dos Estados Unidos. Frank Tassone e Pam Gluckin, administradores da Roslyn High, escola pública localizada em Long Island, NY, desviaram 11,2 milhões de dólares. Tassone, por ser uma figura extremamente carismática que sempre oferecia ajuda a todos, nunca foi suspeito. Além do mais, por possuir um cargo de destaque na instituição, tinha mais poder que outros funcionários e, consequentemente, era menos suspeito. Com essa capa de invisibilidade, os dois desfrutavam do dinheiro que furtavam, gastando em ternos caros e férias no exterior. O filme é baseado em uma história real e evidencia como seres humanos não agem de forma ética quando “invisíveis”, e apenas o parecer ético é relevante.
Tal questão foi introduzida pelo pensador e filósofo da Grécia antiga, Trasímaco. No entanto, os conceitos de ser e parecer justo foram disseminados por meio de uma alegoria, chamada de O Anel de Giges. O anel de Giges é um anel que deixa seu usuário invisível, e Giges, um simples pastor do campo encontrou esse objeto mágico e ficou mesmerizado quando descobriu seu poder. Com isso, enquanto usava o anel, seduziu a mulher do rei, conspirou com ela a morte do monarca, e em seguida tomou o poder. A situação descrita, apesar de parecer antiquada e inaplicável à contemporaneidade é vista nas ações de Frank Tassone e Pam Gluckin, pessoas que usavam de seu status e credibilidade como proteção para cometer crimes.
Outro aspecto importante destacado no filme é o efeito “slippery slope” (ladeira escorregadia). É notável que os administradores da escola não roubaram 11,2 milhões de dólares de uma vez. O montante é resultado de anos de desvios. Como descrito na obra, as infrações começaram com um simples erro de Frank, quando ele pagou por uma refeição usando o cartão da escola ao invés de seu próprio. Quando percebeu que após esse incidente ninguém o alertou ou o advertiu por esse pequeno delito, ele usou o cartão de crédito escolar para uso pessoal novamente. Iniciou-se, assim, o acúmulo de todo o dinheiro que foi roubado. Tal fenômeno também foi apontado no debate sobre ética empresarial ocorrido no Insper. Neste debate, Fábio Barbosa, CEO da Natura, afirmou que todos os problemas e infrações em grande escala sempre começam com um pequeno delito, e embora muitos cidadãos cometam esses pequenos crimes, eles não acreditam que isso possa levar a algo maior. “Bad Education” não é o único exemplo nesse sentido. Bernie Madoff, considerado o maior golpista da história de Wall Street, roubou 64 bilhões de dólares de seus clientes e reconhece o efeito do “slippery slope”. Em 2009, o ex-investidor disse à Vanity Fair “Começa com você pegando um pouco, talvez algumas centenas, alguns milhares. Você fica confortável com isso e, antes que perceba, a bola de neve se transforma em algo grande.”
Como resultado, a ética é algo coletivo, uma estratégia para a coexistência pacífica que permite que todos vivam em sociedade, e mesmo que apenas as atitudes adotadas à luz da visão do coletivo sejam consideradas éticas, são, em última análise, as atitudes pequenas e invisíveis que irão ter o maior impacto no futuro. Com isso, a ética é o que você faz, independentemente das circunstâncias, e não apenas o que os outros veem você fazer.
Referências
• BORZYKOWSKI, Bryan. The slippery slope of getting away with small stuff. www.bbc.com. Disponível em: <https://www.bbc.com/worklife/article/20140806-the-slippery-slope>.
• GUERINI, Elaine. Bernie Madoff: um “thriller” financeiro sobre um dos maiores golpes da história. NeoFeed. Disponível em: <https://neofeed.com.br/blog/home/bernie-madoff-um-thriller-financeiro-sobre-um-dos-maiores-golpes-da-historia/>. Acesso em: 12 set. 2023.
• Bad Education. [s.l.]: HBO Max, 2019.
• Filme “Bad Education” mostra escândalo do sistema educacional nos EUA. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/04/filme-bad-education-mostra-escandalo-do-sistema-educacional-nos-eua.html>. Acesso em: 12 set. 2023.
• O anel de Giges | Filosofia na Escola. filosofianaescola.com. Disponível em: <https://filosofianaescola.com/textos-de-filosofia/o-anel-de-giges/>.
Este texto foi escolhido pelos professores Fernando Schüler e Leandro Consentino para o Prêmio Pensamento Crítico do 2º semestre de 2023