Evento conectou centros de pesquisa, executivos, especialistas e empreendedores envolvidos diretamente nos mais intricados desafios do tema
No dia 3 de março, realizamos o evento Logística urbana sustentável: aplicando conhecimento para ganhar escala e eficiência. O encontro conectou centros de pesquisa nacionalmente reconhecidos em Logística Urbana Sustentável com executivos, especialistas e empreendedores envolvidos diretamente nos mais intricados desafios do tema.
Por meio de eixos temáticos e workshops, foram discutidas soluções práticas, viáveis, escaláveis e implementáveis, com o objetivo de buscar maior eficiência na Logística Urbana de forma sustentável e perene e fomentar experiência e vivências na construção de novos caminhos para o abastecimento sustentável dos grandes centros urbanos.
“Neste encontro, temos os objetivos de criar convergência entre os participantes, encontrar objetivos em comum, balizar conhecimento e experiência, além de buscar ações possíveis de serem efetivadas”, disse Marcos Alberici de Mello, sócio-diretor da Scambo Consultoria.
Paulo Oliveira, fundador da Scambo Consultoria, apresentou os cases objetos de estudo do encontro, divididos nas áreas de política pública, entrega noturna, modos e tecnologias alternativas, vagas de carga e descarga, uso de dados, e funding e governança. “Ressalto o financiamento de médio e longo prazo, a continuidade de pesquisas e de levantamentos, a gestão de projetos multi-stakeholder e a isenção técnica como alguns dos principais desafios para avançarmos nesses temas.”
Após a apresentação inicial, todos os participantes foram divididos em cada um dos seis temas centrais do evento, formando grupos de trabalho com a missão de definir quais eram os principais fatores-chave de sucesso para aquele tema em específico e, posteriormente, listar as principais oportunidades que eles vislumbravam dentro de seu próprio contexto.
A partir desses fatores-chave de sucesso e das principais oportunidades identificadas, os participantes prosseguiram para definir o escopo de um projeto tangível, que será o objeto de encontros subsequentes desse mesmo grupo com foco no refinamento e implementação.
“Conseguimos que os participantes saíssem deste evento com uma enorme vontade de se engajar mais no tema e com esse grupo, em específico. Temos, agora, uma ‘massa crítica’ de pessoas relevantes que querem arregaçar as mangas e aplicar conhecimento sólido dos centros de pesquisa na solução dos desafios mais complexos da logística. Estamos confiantes de que esse foi o nascimento de um time forte e engajado no tema, e que se reunirá periodicamente para avançar”, observa Vinícius Picanço, professor de Operações do Insper.