O Núcleo de Estudos Raciais do Insper promove no dia 27 de outubro de 2023, o evento de lançamento do livro “Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas”.
A publicação conta não somente com análises e reflexões de pesquisadores do Núcleo como de convidados que estudam as diversas facetas do preconceito. O objetivo é fortalecer o debate público sobre discriminação racial no Brasil a partir de análises aprofundadas sobre os indicadores de renda, educação, saúde, violência e representação política a partir de uma perspectiva econômica.
“Em certo sentido, o livro mostra que estamos falhando em nossas políticas públicas voltadas para equalizar as oportunidades entre brancos e negros. Na obra, o leitor entrará em contato com séries históricas que mostram como a desigualdade racial ainda é muito persistente no país. Nesse sentido, um dos objetivos é propor reflexões que ajudem a repensar o modelo de políticas públicas vigentes, rumo a uma sociedade mais inclusiva”, afirma Michael França, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e organizador do livro.
“Nossa intenção é apresentar um ponto de vista técnico, embasado nos estudos da ciência econômica, sobre como a discriminação racial opera e perpetua desigualdades no Brasil, sendo, portanto, uma visão complementar às análises históricas e sociológicas a respeito do tema. É mais um ponto de partida do que de chegada”, reforça Alysson Portella, pesquisador e organizador do livro.
18h: Credenciamento e Welcome-Coffee
19h: Lançamento do livro Números da Discriminação Racial
20h30: Coquetel e confraternização com autores
Os organizadores deste livro doarão todo valor arrecadado pelas vendas para o Programa de Bolsas Étnico-Raciais do Insper.
É pesquisador do Insper e membro do Neri, atuando na coordenação dos projetos de pesquisa sobre educação e renda. Tem doutorado em Economia dos Negócios pelo Insper (2021), com períodos como pesquisador visitante na United Nations University World Institute for Development Economics Research, Helsinki, e na Columbia University, Nova York. Tem mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Michael França | Organizador e AutorÉ ciclista, doutor em Teoria Econômica no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e também colunista do jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, ganhou o diploma de mérito de melhor aluno da turma de graduação em Economia da Unesp e, em 2015, terminou o mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. Nesse mesmo ano, foi convidado e aceitou representar a USP no Econometric Game em Amsterdam. Foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e na Universidade Stanford. Conta com experiência em microeconomia do desenvolvimento e econometria aplicada.
Mayara Smith | IlustradoraArtista visual, pesquisadora e designer de Belo Horizonte. Atua desde 2018 como freelancer e artista independente compondo projetos sobre sua vivência enquanto mulher negra, pensando a autorrepresentação e o poder das imagens no imaginário brasileiro sobre corpos negros. Cria em outros espaços de seu território e, enquanto autorretratista, brinca com a própria imagem e rompe barreiras de representação e memória. Trabalha com arte digital tradicional e AR sombreada. Integra desde 2019 a Negráfrica, um coletivo de mulheres negras e artistas com foco em experimentação, compartilhamento e expansão de vozes de outros artistas racializados com diferentes abordagens por meio de publicações, iniciativas culturais e também um podcast.
Alisson Gomes dos Santos | AutorPesquisador do Núcleo de Estudos Raciais com foco em Segurança Pública, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Também é pesquisador colaborador no Instituto Cidade Segura e pesquisador assistente no Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (Ipea). Foi pesquisador júnior no Centro de Ciências Aplicadas à Segurança Pública da Fundação Getulio Vargas, atuando no desenvolvimento de um programa de prevenção ao consumo de álcool e drogas para adolescentes.
Bruno Kawaoka Komatsu | AutorPesquisador na Cátedra Ruth Cardoso e professor no Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Participa do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) e contribuiu com o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e com a pesquisa de vitimização na cidade de São Paulo. Doutor e mestre em Teoria Econômica (2019 e 2013) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tem graduação em Ciências Sociais (2006) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).
Erivelton de Souza Nunes | AutorGraduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca), mestre e doutorando em Economia Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (PPGER-UFC) e assistente de pesquisa no Núcleo de Estudos Raciais do Insper. Tem pesquisas relacionadas a economia do bem-estar social, mercado de trabalho e desigualdade.
Daniel Vasconcellos Archer Duque | AutorGraduado e mestre em Economia pela UFRJ, doutorando na Norwegian School of Economics (NHH) em Economia, no Departamento FAIR. Já trabalhou para instituições como PUC-Rio, EPGE/FGV, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento como consultor de pesquisa. Escreve mensalmente a seção de mercado de trabalho do Boletim Macro, do FGV/Ibre. Tem trabalhos nos temas de educação, setor público, trabalho e desigualdade.
David Kalichman | AutorEstudante de Economia na Universidade de São Paulo (FEA-USP) com experiência como bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e Fapesp. Trabalhou como assistente de pesquisa no Programa de Educação Tutorial (PET-FEA) e atualmente é assistente de pesquisa na Cátedra Ruth Cardoso. Suas pesquisas se concentram em políticas de ação afirmativa, auxílios de permanência no ensino superior e impactos de políticas macroeconômicas na desigualdade no Brasil. Participa no momento de um projeto com dados administrativos cedidos pela Pró-Reitoria de Graduação da USP para estimar o efeito das bolsas de auxílio-moradia no desempenho acadêmico e na evasão dos estudantes.
Fernanda Estevan | AutoraTem graduação em Administração de Empresas pela USP (2000), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Economia pela Université Catholique de Louvain. Antes de ingressar na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP), em 2018, foi professora assistente/associada de Economia na Universidade de Ottawa de 2009 a 2014 e na Universidade de São Paulo de 2014 a 2017. É atualmente professora associada da Escola de Economia de São Paulo - FGV. Foi professora assistente/associada da University of Ottawa no Canadá entre 2009 e 2014 e professora associada da FEA-USP entre 2014 e 2017. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Econometria (2016-2017). Conta com graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (2000), diploma de estudos complementares em Economia pela Université Catholique de Louvain (2002), mestrado em Economia pela Université Catholique de Louvain (2004) e doutorado em Economia pela Université Catholique de Louvain (2009). Tem experiência na área de economia da educação, economia do desenvolvimento e economia pública e trabalhos publicados em importantes revistas acadêmicas da área, como Economic Journal, Journal of Economic Theory, Journal of Development Economics, Canadian Journal of Economics e Economics of Education Review.
Fillipi Lúcio Nascimento da Silva | AutorGraduado em Ciências Sociais pela Ufal, mestre em Sociologia pela Ufal e doutorando em Sociologia pela UFPE. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociologia do crime e políticas públicas de segurança. É pesquisador assistente do Núcleo de Estudos Raciais do Insper (Neri).
Francisco Danilo da Silva Ferreira | AutorGraduado em Economia pela UERN, mestre em Economia pela UFRN e doutor em Economia Aplicada pela UFPB. Realiza pesquisas nas áreas de economia da educação e social.
Francieli Tonet | AutoraDoutora em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de economia, trabalhando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda e mobilidade social, segregação ocupacional, informalidade, migração, desigualdade de gênero e raça, educação, monitoramento e avaliação de políticas e programas sociais. Atua na área de avaliação de impactos socioeconômicos na Fundação Renova.
Gerrio dos Santos Barbosa | AutorDoutor em Economia Aplicada (UFPB - João Pessoa), mestre em Economia Rural (UFC - Fortaleza), graduado em Economia (UFC - Sobral), pesquisador assistente no Núcleo de Estudos Raciais (Insper), pós-doutorado na FGV-RJ e entusiasta de ciência de dados. Pesquisa na área de métodos quantitativos, atuando especificamente em avaliação de impacto de políticas públicas e/ou projetos sociais, com ênfase em economia da educação, economia da saúde, economia rural e pobreza.
Helena Arruda | AutoraPesquisadora do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Formada em Economia pela PUC-Rio com domínio adicional em Métodos Matemáticos para Economia e mestre em Administração Pública e Governo pela Eaesp/FGV na linha de Política e Economia do Setor Público. Foi consultora de avaliação de impacto na Beneficência Portuguesa e assistente de pesquisa no Climate Policy Initiative.
Lauana Lazaretti | AutoraDoutora em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (2021). Pós-doutoranda, mestre (2018) e graduada (2015) em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalha com temas relacionados à avaliação de políticas públicas, economia da educação e economia social. Gosta de plantas e cultiva suas próprias hortaliças orgânicas.
Leonardo Rosa | AutorPesquisador do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Doutor em Economia da Educação pela Universidade Stanford, mestre em Economia pela USP e bacharel em Economia pela PUC-SP. Foi pós-doc em Stanford e Insper, e consultor para organismos multilaterais (BID e Banco Mundial), governos e organizações não governamentais. Realiza pesquisas de economia aplicada com foco em políticas sociais.
Leila Pereira | AutoraPesquisadora de pós-doutorado no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (Cátedra Fundação Lemann). É bacharel em Economia pela Universidade do São Paulo (FEA-USP), mestre em Economia pela Fundação Getulio Vargas (EESP-FGV) e doutora em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Suas principais linhas de pesquisa estão nas áreas de microeconomia aplicada, economia política e economia do desenvolvimento. Anteriormente, trabalhou como pesquisadora no Climate Policy Initiative/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio). Também atuou como analista econômica na LCA Consultores, uma das principais empresas de consultoria econômica do Brasil.
Luana Ozemela | AutoraVice-presidente de Impacto Social do iFood, embaixadora do Pacto de Mulheres Negras 2023-24, Prêmio Nacional Sim à Igualdade Racial 2023, Prêmio Top 100 Mulheres Inovadoras Brasileiras 2023, cofundadora da BlackWin, PreCapLab e GryndTech. Autora, investidora, executiva de alto escalão e membro do conselho. Ex-funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento, atuando na América Latina e no Caribe.
Manuel Mahoche | AutorDoutorando em Epidemiologia pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela UFRGS. Tem especializações em Medicina Tropical, Saúde Internacional, Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Atualmente está cursando um MBA em Data Science and Analytics e especialização em Economia e Gestão em Saúde, ambos pela USP/FSP. Tem interesse em pesquisas relacionadas a desigualdades sociais em saúde.
Naercio Menezes Filho | AutorCoordenador da Cátedra Ruth Cardoso, pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) e diretor do Centro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) do Insper. É também professor associado da FEA-USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e colunista do jornal Valor Econômico. Integra o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), dedicado ao desenvolvimento da primeira infância, e está à frente das pesquisas de vitimização na cidade de São Paulo, que analisam os dados de criminalidade da capital paulista desde 2003. Eleito em 2014 para a Academia Brasileira de Ciências como membro titular em Ciências Sociais. Tem Ph.D. em Economia pela University College London, com mestrado e graduação em Economia pela USP. Desenvolve pesquisa na área de economia, com ênfase em capital humano e desigualdade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego. Tem artigos em publicações acadêmicas nacionais e internacionais, como Lancet, PNAS, Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of International Economics. Foi editor da Brazilian Review of Econometrics e revisor de publicações como American Economic Review, Review of Economics and Statistics e Economic Journal, entre outros. Recebeu o prêmio Mario Henrique Simonsen Lecture, concedido pela Latin American Econometric Society, e duas vezes o prêmio Haralambos Simeonidis, por melhor tese de doutorado e melhor artigo publicado por economista brasileiro, em 1999 e 2006. Atualmente leciona Econometria Aplicada a Políticas Públicas no mestrado, e Políticas Públicas e Econometria no doutorado.
Rafael Tavares | AutorDoutor e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É consultor junto ao Banco Mundial como especialista em pobreza e desigualdade, tendo também trabalhado com finanças públicas e governança na mesma instituição. Entre 2019 e 2020 foi visiting fellow na Wharton School da University of Pennsylvania. Trabalhou junto ao Insper Metricis como pesquisador associado, foi consultor da Fundação Itaú Social e da Fundação Lemann, desenhando e realizando avaliações do impacto de políticas públicas. Seus interesses de pesquisa envolvem as seguintes áreas: microeconomia aplicada, desenvolvimento econômico, economia política e economia do setor público.
Rodrigo Soares | AutorÉ professor titular da Cátedra Fundação Lemann no Insper. Anteriormente, foi professor titular na Columbia University e na EESP-FGV, professor associado e assistente na PUC-Rio, e professor assistente na University of Maryland, além de ter atuado como professor associado adjunto na Harvard School of Public Health (Department of Population and Global Health). Sua pesquisa se concentra nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, demografia econômica, economia do trabalho e crime. Foi por quatro vezes ganhador do Prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), em 2006, 2009 e 2022 pelo melhor artigo, e em 2002 pela melhor tese de doutorado. Foi também ganhador, em 2006, do Prêmio Kenneth J. Arrow da International Health Economics Association (IHEA), pelo melhor artigo publicado internacionalmente na área de economia da saúde. Tem artigos publicados em vários periódicos internacionais, incluindo American Economic Review, Journal of Political Economy, Review of Economic Studies e American Economic Journal: Applied Economics, dentre vários outros. É editor associado do Journal of Human Capital, do Journal of Demographic Economics e do IZA Journal of Development & Migration. É fellow do Institute of Labor Economics (IZA) e do Global Labor Network (GLO) e research affiliate do J-PAL Latin America. Ele é elected fellow da Econometric Society e membro honorário da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Tem graduação em Economia pela UFMG, mestrado pela PUC-Rio e PhD pela University of Chicago.
Rony Coelho | AutorPesquisador do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Cientista político graduado pela Unesp, com mestrado e doutorado pela Unicamp. Atuou como visiting researcher no Institute of Development Studies, University of Sussex, e trabalhou como analista em advocacy. No IEPS, dedica-se ao tema da saúde da população negra, investigando as desigualdades raciais em saúde e seus determinantes sociais.
Sergio Pinheiro Firpo | AutorProfessor titular da Cátedra Instituto Unibanco e coordenador do Centro de Ciência de Dados no Insper, onde foi diretor de Pesquisa entre 2018 e 2022. É elected fellow da Econometric Society e membro dos comitês consultivos de avaliação da Fundação Itaú Social, da Fundação Lemann e do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Economia da Educação do Instituto Unibanco. É research fellow do Institute for the Study of Labor (IZA), Global Labor Organization (GLO) e do Center for Evaluation and Development (C4ED). Ele é pesquisador 1-C do CNPq e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social. É membro do conselho editorial das revistas Pesquisa e Planejamento Econômico e da Ecos de Economia. Atualmente é editor associado do Journal of Applied Econometrics, já tendo sido editor do Journal of Business Economics and Statistics (2016-19) e da Brazilian Review of Econometrics (2007-10). Foi colunista da Folha de S.Paulo.
Ursula Mello | AutoraProfessora de Economia do Insper. Sua pesquisa se concentra nas áreas de economia do trabalho e da educação, com foco em políticas de acesso ao ensino superior, desigualdade e mobilidade intergeracional. Antes de ingressar no Insper, foi pesquisadora da Barcelona School of Economics e professora do Departamento de Economia da PUC-Rio. É doutora e mestre em Economia pela Universidad Carlos III de Madrid e graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.