Sobre o prêmio

Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes

 

É com muita emoção que a família José Ermírio de Moraes Neto lança, em parceria com o Insper, o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes como um dos legados da vida de Duda, a partir do patrimônio que ele gerou e construiu com seu próprio trabalho.

Quando a família idealizou o prêmio, pensou em fazer uma aliança entre a personalidade de Duda e o que ele sempre defendeu e buscou na vida pessoal para servir de inspiração àqueles que tenham em si o desejo de fazer a diferença.

Ele tinha três pilares em sua vida: ética, conhecimento e meritocracia, que se desdobraram em algumas características marcantes, como a ambição, a ousadia, a dedicação e a resiliência, além da vontade de realizar-se profissionalmente com seu próprio mérito, empenho e esforço.

Na família José Ermírio de Moraes Neto, o estudo sempre foi muito valorizado, e os professores, extremamente respeitados, por entender que eles fazem a diferença em uma nação. E Duda sentia muita gratidão por seus professores. Ele teve o privilégio de estudar no Insper, que além de proporcionar uma excelente formação técnica, se preocupa em lapidar o caráter daqueles que, amanhã, vão se deparar com importantes decisões a tomar para si, para a sociedade e para o país. Essa foi a razão de a família ter escolhido a escola onde Duda se formou para lançar este prêmio.

Duda era um entusiasta do mundo das finanças e sempre buscava a excelência como referência, tendo procurado estudar, conhecer e se inspirar em pessoas de destaque — em especial, que tivessem criado novos conceitos ou sido inovadoras no seu ramo de atuação. Tinha como ídolos os grandes nomes de referência dos planos econômicos que mudaram o Brasil de patamar no ranking mundial.

Ele era uma pessoa ambiciosa, que buscava referências não só no Brasil, mas também em outros países. Foi um cidadão do mundo. Como ele transitava entre pessoas de todas as idades e classes sociais e se comunicava com elas com facilidade, conquistou grandes mentores, com quem teve a oportunidade de se aconselhar em momentos de decisões importantes de sua vida profissional. Era uma pessoa extremamente racional, mas nunca deixou de dar vazão a seu coração.

Com o tempo, a família descobriu que ele custeava faculdade e cursos no exterior para filhos de amigos e pessoas que buscavam uma formação de ponta. Como acreditava na meritocracia, não só custeava os estudos, mas também acompanhava seus resultados, como uma forma de incentivo ao crescimento daqueles que ajudava.

Duda tinha o sonho de o Brasil ser respeitado e admirado mundialmente nas áreas de finanças e economia, como a potência que tem condições de ser. Com este prêmio, a família deseja contribuir para a realização desse sonho, incentivando cada vez mais pessoas a realizar mudanças positivas e inovadoras em nosso país, com toda a seriedade e dedicação que isso requer.

Duda estaria extremamente empolgado em ver e conhecer os candidatos que concorreram ao prêmio, bem como por encontrar pessoas que já estejam fazendo a diferença!