Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo
Vive-se atualmente uma fase fascinante e desafiadora no jornalismo e na comunicação. É um momento de grandes transformações. Mudou o modelo de negócios: com a predominância da valoração de conteúdos digitais a imprensa voltou a ser sustentada primordialmente por sua audiência. Mudaram os suportes: todo conteúdo pode ser veiculado em texto, em vídeo, em podcast, ou tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Mudou a apuração: além das tradicionais entrevistas, o repórter e todos os produtores de conteúdo têm acesso cada vez maior a bases de dados. Mudou o relacionamento entre jornalista e leitor, emissor e receptor, nesta era das métricas e da interatividade.
Apenas uma coisa não mudou: a essência da profissão de jornalista. O jornalismo continua sendo a busca da verdade factual. Os princípios éticos ficaram ainda mais rígidos, já que se exige, mais que nunca, transparência na relação com o leitor. A missão cidadã do jornalismo continua a ser aquela que inspirou a filósofa Hannah Arendt: estabelecer a base de fatos e dados sobre a qual se ergue o debate público nas democracias. Sem democracia não há jornalismo. Sem jornalismo não há democracia.
Neste novo cenário, além das técnicas e princípios inerentes à sua atuação, os profissionais da área de comunicação precisam desenvolver competências que se tornam cada vez mais relevantes para o jornalista ou comunicador do século 21:
O objetivo do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper é proporcionar tais competências a seus alunos, de forma que eles se tornem protagonistas na transformação fascinante e desafiadora que ocorre no jornalismo atual, assim como beneficiar com esse aprendizado profissionais de outras áreas que atuam em comunicação.
Ao final do curso, os alunos do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo estarão aptos a:
O programa do Insper é indicado a profissionais (formados em Jornalismo ou não) que desejam atuar diretamente na área – seja como repórteres e editores profissionais, seja como colunistas ou colaboradores – ou mesmo em sites especializados ou empreender no segmento. Também se destina a assessores de comunicação, profissionais de comunicação corporativa e produtores de conteúdo em geral. Atende a especialistas em design, criação e formatação de produtos, programação ou análise de dados que atuam ou desejam atuar em áreas relacionadas ao jornalismo. Empreendedores, profissionais de marketing, publicitários, e demais executivos interessados em explorar as oportunidades do marketing digital, compreendendo os desafios e ações requeridas para sua implantação.
O Insper criou um programa com foco na preparação de profissionais para atuar em uma área que passa por um processo de intensa modificação. Os cursos de jornalismo e de comunicação no Brasil, tanto na graduação como na pós-graduação, ainda não privilegiam a formação de profissionais para atuar neste cenário mutante.
Com uma estrutura que preenche tais lacunas, o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper aproveita em seu conteúdo, ainda, os diferenciais da escola em Ciência Política, Economia e Negócios, Análise de Bases de Dados, Empreendedorismo e Gestão e Políticas Públicas. Todas essas áreas serão temas de disciplinas específicas no curso.
Com duração de aproximadamente um ano, o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo conta com um módulo de introdução de três semanas. Em seguida, teremos disciplinas distribuídas ao longo de quatro bimestres e divididas em cinco eixos de formação:
Técnicas e Princípios: nestas disciplinas o aluno desenvolve habilidades para criar produtos claros, profundos, rigorosas e atraentes através do desenvolvimento de pautas, reportagens, edições com base nos princípios éticos editoriais e suportadas transversalmente por diversos outros módulos desenvolvidos ao longo do curso.
Fundamentos: neste eixo o aluno conhecerá temas relevantes para o desenvolvimento de um jornalismo político e econômico dentro de um contexto histórico através de disciplinas como incentivos e mercados, gestão e políticas públicas, ciência política e direito.
Métricas e Dados: este eixo aborda o uso de ferramentas para que se possa conhecer e interagir com a audiência, além do uso de métricas, qualitativas e quantitativas, para medir o sucesso do trabalho jornalístico e aumentar o alcance das reportagens. Aborda também as novas formas de apuração (bases de dados) a fim de se criar reportagem com ênfase em evidências.
Edição em Multiplataforma: como produzir textos, fotografias, gráficos, vídeos, podcasts e criar formatos narrativos híbridos juntando estas diferentes formas de edição.
Empreendedorismo e Inovação: este eixo discute o conceito do negócio e sua viabilidade buscando proposta de valor atraente ao mercado alvo e realizando o planejamento financeiro do negócio, incluindo estratégia de marketing e o impacto da gestão de pessoas.
O candidato pode apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que podem ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.
Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deve enviar uma carta de intenção explicando como o curso vai alavancar a sua carreira, até o término das inscrições no processo seletivo.
O Insper analisa a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa, tendo como base os seguintes aspectos:
Esta análise tem como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, a avaliação dos dados adicionais enviados:
Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, é jornalista e programador. Antes de chegar ao Insper, em 2019, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro editorial do site de notícias Vortex Media, colunista da revista Época e membro do Conselho Consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. Como jornalista, passou por veículos como Superinteressante, Gazeta do Povo, Jornal do Brasil, Gizmodo Brasil, The Marshall Project, entre outros. Mais recente, como programador, desenvolveu projetos de automação do combate à desinformação para a agência de checagem Aos Fatos e o First Draft (EUA). É autor do livro Conecte-se ao Que Importa – Manual da Vida Digital Saudável (2014).
Para cumprir todos os objetivos de aprendizagem propostos pelo Insper, nosso corpo docente é formado por três grupos de profissionais, trabalhando de forma integrada:
Estes docentes mesclam formação acadêmica e vasta experiência no Jornalismo e desenvolverão os temas relacionados aos eixos de Técnicas e Princípios Jornalísticos bem como os eixos de Era Digital. Estes professores estão preparados para, além de abordar as técnicas e princípios do Jornalismo, ensinar os alunos a trabalhar com diferentes plataformas, a usar métricas para se relacionar de forma intensa com a sua audiência e a conhecer e saber usar base de dados em sua apuração.
Os alunos têm, ainda, a oportunidade de ter aulas com grandes professores do Insper das áreas de Economia, Ciência Política e Políticas Públicas. Na iniciativa, chamada de Fundamentos, estes profissionais de renome apresentam um overview sobre os assuntos para que os participantes do programa tenham clareza sobre os temas para trabalhá-los em seu dia a dia profissional.
Estes professores desenvolverão os temas de Empreendedorismo para formar pessoas com capacidade de empreender e transformar a realidade ao seu redor. Permitindo ao aluno identificar oportunidades de negócio, implementar soluções criativas, exercer protagonismo e agir com autonomia.
Guilherme Fowler A. Monteiro
Ricardo Paes de Barros
Carlos Eduardo Lins da Silva
Alexandre Maron
Pedro Burgos
João Gabriel de Lima
Marcos Lisboa
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores