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Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo

Pós-Graduação em Comunicação e Jornalismo

Profissionais da Comunicação na Era Digital

Vive-se atualmente uma fase fascinante e desafiadora no jornalismo e na comunicação. É um momento de grandes transformações. Mudou o modelo de negócios: com a predominância da valoração de conteúdos digitais a imprensa voltou a ser sustentada primordialmente por sua audiência. Mudaram os suportes: todo conteúdo pode ser veiculado em texto, em vídeo, em podcast, ou tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Mudou a apuração: além das tradicionais entrevistas, o repórter e todos os produtores de conteúdo têm acesso cada vez maior a bases de dados. Mudou o relacionamento entre jornalista e leitor, emissor e receptor, nesta era das métricas e da interatividade.

Apenas uma coisa não mudou: a essência da profissão de jornalista. O jornalismo continua sendo a busca da verdade factual. Os princípios éticos ficaram ainda mais rígidos, já que se exige, mais que nunca, transparência na relação com o leitor. A missão cidadã do jornalismo continua a ser aquela que inspirou a filósofa Hannah Arendt: estabelecer a base de fatos e dados sobre a qual se ergue o debate público nas democracias. Sem democracia não há jornalismo. Sem jornalismo não há democracia.

Neste novo cenário, além das técnicas e princípios inerentes à sua atuação, os profissionais da área de comunicação precisam desenvolver competências que se tornam cada vez mais relevantes para o jornalista ou comunicador do século 21:

  • Conhecer as audiências e relacionar-se com elas.
  • Saber usar tecnologia na apuração dos fatos e na edição do conteúdo em diferentes plataformas.
  • Entender a transformação do modelo de negócio da imprensa.
  • Empreender, seja trabalhando em uma redação de legado, uma startup ou empreendendo em seu próprio negócio.

O objetivo do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper é proporcionar tais competências a seus alunos, de forma que eles se tornem protagonistas na transformação fascinante e desafiadora que ocorre no jornalismo atual, assim como beneficiar com esse aprendizado profissionais de outras áreas que atuam em comunicação.

Objetivos do programa

Ao final do curso, os alunos do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo estarão aptos a:

  • Entender suas audiências usando métricas e outros recursos;
  • Interagir com seus leitores de forma honesta, ética e transparente;
  • Apurar usando técnicas tradicionais e digitais, como bases de dados;
  • Editar conteúdos em diferentes plataformas;
  • Retratar a complexidade dos cenários político, econômico e cultural, com base em dados e evidências;
  • Atuar nas redações com protagonismo e de forma inovadora;
  • Empreender e criar startups jornalísticas que sejam sustentáveis financeiramente;
  • Contribuir para o debate público de alto nível essencial às democracias
  • Apresentar as principais transformações do ambiente de Marketing e o comportamento do consumidor na era digital;
  • Entender as principais plataformas digitais, os desafios e as oportunidades que trazem para o negócio;
  • Conhecer as ferramentas indispensáveis em diferentes plataformas de Marketing Digital, como Advertisement, Busca, E-Commerce e Redes Socias;
  • Desenvolver um plano estratégico de marketing digital, que acompanhe as melhores práticas e busque o engajamento do consumidor, sendo adequado à realidade do negócio do participante.

A quem se destina

O programa do Insper é indicado a profissionais (formados em Jornalismo ou não) que desejam atuar diretamente na área – seja como repórteres e editores profissionais, seja como colunistas ou colaboradores – ou mesmo em sites especializados ou empreender no segmento. Também se destina a assessores de comunicação, profissionais de comunicação corporativa e produtores de conteúdo em geral. Atende a especialistas em design, criação e formatação de produtos, programação ou análise de dados que atuam ou desejam atuar em áreas relacionadas ao jornalismo. Empreendedores, profissionais de marketing, publicitários, e demais executivos interessados em explorar as oportunidades do marketing digital, compreendendo os desafios e ações requeridas para sua implantação.

Por que fazer o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo no Insper?

O Insper criou um programa com foco na preparação de profissionais para atuar em uma área que passa por um processo de intensa modificação. Os cursos de jornalismo e de comunicação no Brasil, tanto na graduação como na pós-graduação, ainda não privilegiam a formação de profissionais para atuar neste cenário mutante.

Com uma estrutura que preenche tais lacunas, o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper aproveita em seu conteúdo, ainda, os diferenciais da escola em Ciência Política, Economia e Negócios, Análise de Bases de Dados, Empreendedorismo e Gestão e Políticas Públicas. Todas essas áreas serão temas de disciplinas específicas no curso.

Com duração de aproximadamente um ano, o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo conta com um módulo de introdução de três semanas. Em seguida, teremos disciplinas distribuídas ao longo de quatro bimestres e divididas em cinco eixos de formação:

Técnicas e Princípios: nestas disciplinas o aluno desenvolve habilidades para criar produtos claros, profundos, rigorosas e atraentes através do desenvolvimento de pautas, reportagens, edições com base nos princípios éticos editoriais e suportadas transversalmente por diversos outros módulos desenvolvidos ao longo do curso.

Fundamentos: neste eixo o aluno conhecerá temas relevantes para o desenvolvimento de um jornalismo político e econômico dentro de um contexto histórico através de disciplinas como incentivos e mercados, gestão e políticas públicas, ciência política e direito.

Métricas e Dados: este eixo aborda o uso de ferramentas para que se possa conhecer e interagir com a audiência, além do uso de métricas, qualitativas e quantitativas, para medir o sucesso do trabalho jornalístico e aumentar o alcance das reportagens. Aborda também as novas formas de apuração (bases de dados) a fim de se criar reportagem com ênfase em evidências.

Edição em Multiplataforma: como produzir textos, fotografias, gráficos, vídeos, podcasts e criar formatos narrativos híbridos juntando estas diferentes formas de edição.

Empreendedorismo e Inovação: este eixo discute o conceito do negócio e sua viabilidade buscando proposta de valor atraente ao mercado alvo e realizando o planejamento financeiro do negócio, incluindo estratégia de marketing e o impacto da gestão de pessoas.

Análise e aprovação de bolsa

O candidato pode apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que podem ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.

Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deve enviar uma carta de intenção explicando como o curso vai alavancar a sua carreira.

O Insper analisa a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa, tendo como base os seguintes aspectos:

  • Qualificação: Ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos.
  • Diversidade: Considera a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais.
  • Impacto Social: A experiência profissional do candidato deve estar alinhada aos objetivos do programa. Ele deve possuir características que sugiram motivação pessoal e potencial de geração de impacto social.
  • Necessidade: A concessão da bolsa é condição necessária para a participação do candidato que, por conta de afazeres diversos, precisa de um estímulo extra para fazer o curso.
  • Comprometimento: Contribuir para o sucesso do programa, incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior).

Esta análise tem como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, a avaliação dos dados adicionais enviados:

  • Carta de recomendação: Avaliação quanto à adequação e à coerência.
  • Carta de intenção: Base para avaliação do potencial de impacto pelo candidato e da necessidade alegada para a concessão da bolsa.
  • Avaliação de perfil: São analisados experiência profissional, tempo de formado, nível de responsabilidade e influência na organização, entre outros.

As bolsas serão concedidas ao longo do processo seletivo. Recomendamos aos candidatos que desejam seguir com essa solicitação que enviem os documentos o quanto antes (no prazo máximo de até 15 dias antes do término das inscrições), para que tenhamos tempo hábil para análise e retorno.

 

João Gabriel de Lima é jornalista há trinta anos. Atuou em quatro grandes grupos de mídia do Brasil: Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, Grupo Globo e Editora Abril. Foi repórter na Folha, editor na Veja, dirigiu as revistas Bravo! e Época e hoje é responsável pela área de conteúdo digital em O Estado de São Paulo. Atua há dez anos como professor de Jornalismo na graduação e na pós-graduação. Graduou-se e faz mestrado na Universidade de São Paulo, com curso de especialização em Publishing na Universidade Stanford (Califórnia) e administração jornalística no Curso de Gestão Abril (parceria com Fundação Dom Cabral e FIA). Trabalha no Insper há um ano e meio, e hoje é o coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo.

Para cumprir todos os objetivos de aprendizagem propostos pelo Insper, nosso corpo docente é formado por três grupos de profissionais, trabalhando de forma integrada:

Os docentes de Jornalismo

Estes docentes mesclam formação acadêmica e vasta experiência no Jornalismo e desenvolverão os temas relacionados aos eixos de Técnicas e Princípios Jornalísticos bem como os eixos de Era Digital. Estes professores estão preparados para, além de abordar as técnicas e princípios do Jornalismo, ensinar os alunos a trabalhar com diferentes plataformas, a usar métricas para se relacionar de forma intensa com a sua audiência e a conhecer e saber usar base de dados em sua apuração.

Os docentes de Fundamentos

Os alunos têm, ainda, a oportunidade de ter aulas com grandes professores do Insper das áreas de Economia, Ciência Política e Políticas Públicas. Na iniciativa, chamada de Fundamentos, estes profissionais de renome apresentam um overview sobre os assuntos para que os participantes do programa tenham clareza sobre os temas para trabalhá-los em seu dia a dia profissional.

Os docentes de Empreendedorismo

Estes professores desenvolverão os temas de Empreendedorismo para formar pessoas com capacidade de empreender e transformar a realidade ao seu redor. Permitindo ao aluno identificar oportunidades de negócio, implementar soluções criativas, exercer protagonismo e agir com autonomia.