Home/Pós-Graduação/Certificates/Certificate in Financial Management – CFM

Certificate in Financial Management – CFM

Pós-graduação em Finanças

A alta competitividade em um ambiente globalizado, os percalços da economia e a complexa oferta de investimentos, entre outros fatores, têm exigido um conhecimento cada vez mais apurado por parte de quem atua no mercado financeiro ou na área de finanças empresariais. Por isso, desenvolvemos o Certificate in Financial Management (CFM), programa de pós-graduação lato sensu voltado ao aprimoramento de competências na área de gestão financeira.

Desenhado para formar profissionais que se tornem referência onde quer que atuem, este programa atende a várias realidades. No mercado financeiro, por exemplo, você será capacitado a sugerir novos produtos, avaliar seus riscos e vendê-los para o mercado. Já em finanças corporativas, aprenderá a analisar o balanço da empresa com profundidade, calcular seu desempenho e dar suporte à gestão financeira.

Um grande diferencial do nosso curso de Pós-graduação em finanças é o foco na orientação para resultados e na resolução de problemas reais abordados em estudos de caso. Essa abordagem faz com que o aluno fique muito mais apto a enfrentar os desafios do mercado e prepara para o desenvolvimento de competências gerenciais. assumir posições de gestão.

Objetivos do Programa

  • Desenvolver alternativas de financiamentos e investimentos;
  • Avaliar e propor decisões sobre produtos financeiros e gestão de risco;
  • Estabelecer e controlar metas financeiras que atendam aos objetivos e às metas organizacionais definidas;
  • Estabelecer, implantar e monitorar indicadores de desempenho financeiro adequados, por meio dos quais são mensurados os risco ou retornos do negócio.

A quem se destina

Nosso curso de pós-graduação em Finanças é voltado a profissionais em início de carreira e com comprovado conhecimento funcional do mercado financeiro ou das áreas de finanças em empresas que visam aprimorar competências em Gestão Financeira; adquirir o preparo necessário para propor soluções a problemas financeiros organizacionais; desenvolver senso crítico em análises financeiras e acelerar sua carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer pós-graduação em Finanças no Insper?

  • Nosso curso aborda desde fundamentos em finanças, como economia e matemática financeira, até o aprofundamento de aspectos relacionados à gerência de processos financeiros em temas como gestão de riscos financeiros e avaliação de empresas;
  • O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência de mercado e as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem;
  • A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos aprovados em nosso processo seletivo enriquece os debates em sala de aula;
  • Nossos alunos são constantemente estimulados a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando, assim, a capacidade de identificar questões críticas do negócio com posicionamento e argumentos lógicos.

Fundamentos de Finanças

Economia

Capacita o aluno a elaborar análises com cenários que antecipem os principais condicionantes externos dos mercados da empresa, fornecendo subsídios às áreas financeiras, de marketing e planejamento estratégico, por meio do desenvolvimento da compreensão de relações entre as variáveis econômicas envolvidas.

Matemática Financeira Aplicada

Visa a capacitar o aluno na avaliação de alternativas de investimento com base em ferramentas e critérios quantitativos, além de analisar opções e tomar decisões de financiamento, crédito ou investimento baseadas em matemática financeira avançada, fluxo de caixa, valor temporal do dinheiro, taxa de juros e inflação.

Contabilidade Financeira

Desenvolve habilidades para análise de desempenho financeiro por meio das demonstrações financeiras e consolidação de balanço, baseada no conhecimento dos relatórios contábeis básicos (Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício) e complementares (Mutação do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado).

Métodos Quantitativos Aplicados

Desenvolve no aluno a capacidade de contribuir em decisões gerenciais utilizando instrumentos contábeis (análise da margem de contribuição, ponto de equilíbrio, índices de liquidez, desempenho, endividamento, entre outros). Também prepara o aluno para a análise crítica dos resultados.

Operação de Finanças

Mercados Financeiros e de Capitais

Desenvolve no aluno a competência para a escolha do produto financeiro que melhor se ajusta às necessidades das políticas de investimento e captações financeiras da empresa. O conhecimento de conceitos do processo de formação da taxa de juros na economia é parte fundamental desta disciplina.

Controladoria

O objetivo é capacitar o aluno a propor, implantar e aperfeiçoar o uso de práticas da gestão de controle financeiro do negócio. Inclui a aplicação do ciclo de planejamento e controle, assim como dos indicadores gerenciais de performance financeira que acompanham este ciclo.

Derivativos Financeiros

Ao final desta disciplina, o aluno terá capacidade de analisar e monitorar transações organizacionais previamente definidas que empreguem derivativos. Também conhecerá os mecanismos operacionais dos mercados futuros, a termo e de opções, abrangendo os respectivos modelos de precificação.

Finanças Corporativas

Capacita o aluno na aplicação de ferramentas financeiras, baseadas na teoria de valor (englobando conceitos de risco e retorno), para suportar análises de impactos das decisões de investimento e financiamento, visando a otimizar o valor das companhias.

Gestão para Resultados

Avaliação de Empresas

Desenvolve a capacidade do aluno em fazer uso de técnicas de avaliação de valor das empresas, comparando seus resultados e analisando qual modelo se adequa melhor a cada decisão financeira, seja ela somente para a administração baseada em valor (VBM), para a utilização em aumentos de capital, compra de companhias ou mesmo para o uso na sua política de investimentos.

Gestão de Riscos Financeiros

Capacita o aluno a identificar riscos aos quais a empresa está exposta e determinar resposta adequada, definindo quais serão aceitos, quais serão eliminados ou mitigados e de que forma. Esta disciplina também oferece instrumentos para a mensuração do risco de mercado das empresas, bem como para saber a forma de gerenciá-los a partir do uso apropriado dos derivativos financeiros.

Decisões Financeiras Empresariais

Desenvolve a capacidade de otimizar o uso dos recursos financeiros usando técnicas de planejamento financeiro. Os alunos utilizarão casos práticos para desenvolver análise sobre como obter recursos, selecionar sua melhor aplicação e definir a forma de administrar os seus principais riscos (crédito, taxas, moedas ou prazo).

Administração de Recursos Financeiros

Capacita o aluno para a elaboração e manutenção de carteiras de investimentos mistos (renda fixa, renda variável e fundos) visando a maximizar a utilidade do investidor, assim como para a avaliação do desempenho de gestores de carteiras e fundos de investimento. Como fundamentos serão utilizados a Moderna Teoria de Carteiras e o Modelo de Índice Único.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

O aluno elabora uma proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é uma monografia individual, sem apresentação de banca nem demanda presencial, e deve conter uma avaliação de empresa ou de um investimento.

Trabalho de Conclusão de Curso 2

O aluno elabora e entrega uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso (à distância). Um planejamento detalhado e uma estrutura de suporte avançada (docentes orientadores exclusivos da disciplina para auxílio e um ambiente de sistema orientado para a documentação do processo e revisões dos docentes) facilita ao aluno a conclusão da atividade com qualidade e dentro do prazo.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.