Revista de Economia e Administração – vol. 3 – n° 1

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Sumário

Mecanismos não-lineares de repasse cambial para o IPCA

André M.D. Monteiro

Dionísio Dias Carneiro

Thomas Yen Hon Wu …………………………………………….. 01 – 14

Eficiências aeroportuárias: uma abordagem comparativa com análise de envoltória de dados

Eliane Gonçalves Gomes

João Carlos C. B. Soares de Mello…………………………….. 15 – 23

Capital gains taxation and entrepreneurship: a Portuguese perspective

António Martins ……………………………………………………. 24 – 40

Price discount and satisfaction: a model of consumer information search

Delane Botelho ……………………………………………………. 41 – 57

A questão da instabilidade econômica em Keynes e Schumpeter

Clailton Ataídes de Freitas

Jefferson Andronio Ramundo Staduto

Pery Francisco Assis Shikida …………………………………… 58 – 85

Resumo

1. Mecanismos não-lineares de repasse cambial para o IPCA

André M.D. Monteiro

Dionísio Dias Carneiro

Thomas Yen Hon Wu

Resumo

Este artigo explora duas alterações nos modelos tradicionais do coeficiente de repasse do câmbio para a inflação. A primeira é uma especificação não-linear, sendo função de variáveis que refletem o efeito de condições da economia. A segunda alteração prevê que o repasse não seja mensurado apenas pelo coeficiente estimado para o índice de inflação agregado, mas também usando grupos de preços dentro dos quais o mecanismo de repasse cambial pode ser mais homogêneo. As evidências empíricas obtidas no período entre o terceiro trimestre de 1994 e o último trimestre de 2001 sugerem a existência de diferentes mecanismos não-lineares de repasse entre os diferentes grupos de preços.

2. Eficiências aeroportuárias: uma abordagem comparativa com análise de envoltória de dados

Eliane Gonçalves Gomes

João Carlos C. B. Soares de Mello

Resumo

São encontradas na literatura algumas formas de medida da eficiência aeroportuária. É aqui apresentada uma nova abordagem baseada em Análise de Envoltória de Dados, que utiliza programação linear para calcular uma medida de eficiência comparada. São utilizados os dados encontrados na literatura e o estudo é divido em dois conjuntos de avaliação: aeroportos brasileiros e aeroportos brasileiros em conjunto com aeroportos estrangeiros. Em ambos os casos, calculam-se as eficiências operacional, comercial (que considera as receitas não aeroportuárias) e global.

3. Capital gains taxation and entrepreneurship: a Portuguese perspective

António Martins

Resumo

Este artigo trata de questões de política fiscal relativas a ganhos de capital. Considera a experiência de Portugal nos últimos quinze anos, e discute os aspectos teóricos e práticos a elas relacionados. Após uma revisão das questões de política fiscal relativas à influência da tributação de ganhos de capital sobre atividades de empreendimento com risco e da experiência portuguesa, são apresentados os resultados de uma pesquisa de opinião envolvendo estudiosos do assunto. Os resultados indicam que a política a respeito de ganhos de capital continua a ser um assunto controvertido e complexo para as pessoas que o têm estudado. Constata-se que as opiniões a respeito do que seria uma política ótima de tributação de ganhos de capital não estão associadas a características relevantes da amostra, tais como a posse de direitos de participação acionária em empresas. O artigo também fornece dados sobre a criação de empresas e as formas legais que podem assumir, o que não confirma a visão de que os empreendedores escolhem as entidades mais favoráveis do ponto de vista da tributação de ganhos de capital.

4. Price discount and satisfaction: a model of consumer information search

Delane Botelho

Resumo

A busca de informações é uma etapa importante do processo de compra de bens duráveis, e o uso da Internet para tal busca representa uma modalidade inovadora de comportamento do consumidor, trazendo novos desafios para a disciplina de marketing. O objetivo deste artigo empírico é avaliar a influência da intensidade de busca na satisfação e no preço pago em automóveis novos, usando uma amostra de compradores que também usaram a Internet no processo de busca de uma boa compra. Os dados foram obtidos por levantamento pelo correio, e o método de análise é baseado em equações estruturais. O pressuposto básico é o de que os compradores buscam informação para tomar uma melhor decisão de compra, que lhes traga satisfação. Oito hipóteses foram testadas e a conclusão central é a de que a intensidade de busca tem um impacto positivo no desconto obtido pelo comprador, deixando-o mais satisfeito.

5. A questão da instabilidade econômica em Keynes e Schumpeter

Clailton Ataídes de Freitas

Jefferson Andronio Ramundo Staduto

Pery Francisco Assis Shikida

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a instabilidade econômica do capitalismo em Keynes e Schumpeter. O papel das expectativas adquire importância, para Keynes, pelo fato de as decisões de investimento serem efetuadas com base nas rendas futuras que se “espera” obter de um determinado capital. Isto significa que a renda gerada no período anterior não terá necessariamente que ser gasta, visto que os investimentos podem não ser realizados em virtude das expectativas dos empresários. Em face desse caráter instável da economia é que surge a necessidade da intervenção estatal, sobretudo para corrigir a insuficiência de demanda efetiva. Diferentemente dessa visão, para Schumpeter a instabilidade é conseqüência dos processos de inovação e desenvolvimento. A economia é instável porque se desenvolve e a instabilidade é, neste caso, positiva, não necessitando da intervenção do Estado para seu controle.

voltar

 Insper – Revista de Economia e Administração – 10 anos

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco