Por que o Insper?

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O processo de aprendizagem do Insper visa desenvolver profissionais aptos a solucionar problemas reais das áreas de negócios e da economia

 

A dinâmica pedagógica da graduação Insper é fortemente pautada na resolução de problemas, considerada, segundo pesquisas em ensino e aprendizagem(*), uma das mais eficazes para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem estabelecidos para os cursos (**).

Problemáticas centrais orientam os propósitos dos cursos de Administração e Economia. De um lado, o problema chave que orienta o curso de administração é: Como, diante de restrições, alocar recursos para ter desempenho de longo-prazo superior a demais organizações de atuação similar no mercado, gerando valor para sociedade? De outro lado, a problemática chave que orienta o curso de Economia é: Como alocar otimamente recursos escassos em uma sociedade diversa, levando-se em conta como pessoas reagem aos incentivos econômicos e sociais? Diversos elementos norteiam os propósitos das duas formações, o que justifica a relevância de um ciclo básico comum aos dois cursos: nos primeiros dois anos de curso, o currículo é o mesmo para administração e economia. Dessa maneira, além da plataforma única no ciclo básico, que permite aos alunos de ambas as formações entenderem interligações e fundamentos comuns entre as profissões, há a possibilidade dos alunos interessados alcançarem as duas titulações com 1 ano adicional de curso. Isso demonstra a preocupação do Insper com uma formação sólida, que aproxime as profissões a seus espaços de atuação promovendo um olhar interdisciplinar, ao mesmo tempo diferenciando, a partir do ciclo específico, o que é território da administração e da economia, respectivamente.

Os planos de aulas das disciplinas, importantes artefatos de ensino alinhados à gestão de aprendizagem da instituição, seguem a lógica de orientação a problemas: cada módulo é apresentado a partir de uma questão ou problemática relacionada com as problemáticas centrais dos cursos, salientando-se fundamentos e os principais objetivos de aprendizagem que se espera alcançar ao final do módulo.

Do 2º ao 4º semestre do curso, os alunos das faculdades de administração e de economia cursam as disciplinas de estatística, organizadas em trilha e desenhadas para contemplar a aplicação de problemas reais que demandem uma metodologia analítica estruturada de resolução somada à aplicação de ferramentais estatísticos pertinentes. Ao longo da trilha, os alunos participam de avaliações que mensuram desenvolvimento da competência de análise e resolução de problemas e, em posse desses resultados, identificam seus pontos fortes e aspectos nos quais deverão focar esforços nas disciplinas aplicadas do 6º período. Essas disciplinas são Resolução Eficaz de Problemas (para os alunos de administração) e Problemas em Economia (para os alunos de economia).

 

(*) Wirkalam C., & Kuhn, D.(2011). Problem-based learning in K-12 Education: Is it effective and how does it achieve its effects? American Educational Research Journal, 48 (5), 1157-1186.

(**) Objetivos de aprendizagem da graduação: análise e resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação oral e escrita, orientação para resultado e conhecimentos específicos de administração e economia.

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