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Informações à Comunidade Insper

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, tomamos medidas para mitigar o impacto do vírus Covid-19 (coronavírus) desde a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil. As dinâmicas sofreram mudanças, incluindo os processos da nossa escola, trazendo desafios e novas formas de interação. Neste sentido, preparamos diversos materiais e protocolos para a retomada presencial das atividades.

 

RETORNO GRADUAL ÀS ATIVIDADES 

Em setembro, o Insper retomou gradualmente as atividades presenciais dos cursos de Educação Executiva e atividades práticas laboratoriais da Graduação, com todas as adaptações e ações necessárias à garantia da higiene, saúde, bem-estar e prevenção contra o novo coronavírus e em estrita observância às diretrizes e recomendações legais e governamentais. Em outubro, retornam as aulas da Graduação e da Pós-graduação, com atenção total à saúde e bem-estar de todos.

Entre as mudanças implementadas em nosso campus, bem como das ações que compõem nosso Protocolo de Retorno, destacamos:

  • O uso de máscaras é obrigatório durante a permanência nos prédios;
  • Ao chegar à escola, será realizada a aferição da temperatura e o colaborador será atendido no Espaço Saúde caso apresente 37,8ºC ou mais de temperatura corporal, para as devidas orientações;
  • Haverá álcool gel 70% para higiene das mãos nas entradas dos prédios, nas áreas de circulação e alimentação, nas salas de aula, nos banheiros e nos elevadores;
  • Adotamos uma política de distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas durante todas as interações (sala de aula, na circulação pelos prédios, nos banheiros e vestiários, nos refeitórios e restaurantes);
  • Nosso Espaço Saúde está preparado para apoiar toda a Comunidade Insper. Se precisar, ligue para (11) 4058-5468.

Lembramos que o Protocolo de Retorno para Alunos e Professores pode sofrer alterações conforme decisões e orientações das autoridades de Educação e Saúde. Confira o documento na íntegra (atualizado em 20/10)

 

COLABORADORES

A retomada gradual, escalonada e progressiva das atividades presenciais dos colaboradores que integram os times administrativos do Insper começou em 6 de julho. Com cuidado e tranquilidade, retomamos os trabalhos presenciais seguindo nosso Protocolo de Retorno para Colaboradores (atualizado em 20/10).

 

Destacamos ainda que, na ida e na volta do trabalho, é preciso manter atenção aos cuidados com a saúde. Por isso, preparamos uma cartilha com dicas.

Assista ao vídeo na nossa IGTV e confira um pouco da rotina do Insper neste retorno. Confira também o nosso making of. Assista também aos vídeos da série Insper contra a Covid-19, no canal do YouTube. 

 

HISTÓRICO:

Aulas

Eventos

  • Desde 12/3, todos os eventos estão adiados.

Atendimento ao aluno

  • Desde 18/3, o atendimento é realizado somente de forma remota por meio do telefone (11) 4504-2400, das 8h às 20h,  ou do email atendimentoaoaluno@insper.edu.br.

Matrículas

  • Desde 18/3, matrículas são efetuadas somente de forma remota por meio por meio do telefone (11) 4504-2400, das 8h às 20h,  ou do email candidato@insper.edu.br.

Operações

  • As operações da escola são mantidas com equipes presenciais, reduzidas, e atividades em home office.
  • Desde 11/3, estão canceladas as viagens de avião de professorescolaboradores.

Campus

Help Desk

  • Para ajuda em relação a processo remoto, o Help Desk está disponível, das 9h às 18h, pelo telefone (11) 4504-2550 ou pelo e-mail helpdesk@insper.edu.br.

O Insper monitora ativamente a situação de saúde local e global e acompanha as orientações de órgãos oficiais em torno da Covid-19. Também consultamos pesquisadores sobre a extensão da situação e medidas a serem tomadas.

Alunos, professores, colaboradores e parceiros são atualizados em relação às orientações institucionais por meio deste site, de comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais (Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram).

A direção da escola está atenta às recomendações das autoridades e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente.

Pedimos que mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Cuidar da Comunidade Insper é nossa prioridade.

Nota oficial 11 - 12h, segunda, 6 de abril 2020

Em 12 de março, decidimos paralisar as aulas presenciais, medida fundamental para conter a propagação do novo coronavírus. Professores e equipe trabalharam intensamente e, em uma semana, migramos todos os cursos para o modelo remoto.

Desde o início desta crise, nosso objetivo principal tem sido manter nossa missão de formar pessoas e contribuir com a produção de conhecimento, sem esquecer os cuidados com a saúde e o bem-estar da Comunidade Insper – nossos alunos, professores e colaboradores.

Por meio do MuiltiInsper, reforçamos os atendimentos psicopedagógicos para acolher os alunos. Reuniões e palestras para o corpo discente têm abordado questões relativas à pandemia e seus impactos.

O Insper procura acompanhar de perto a situação dos alunos e se sensibiliza com aqueles que precisam de flexibilização do pagamento das mensalidades.

Somos uma escola sem fins lucrativos, com um extenso programa de bolsas de estudo. O Fundo de Bolsas recebe recursos da escola e de muitos amigos que colaboram, há anos, para a formação de jovens de famílias de baixa renda. Faremos o possível para acomodar os novos casos de alunos bolsistas que necessitem de apoio.

A escola continua funcionando, dando suporte a alunos e professores no modelo remoto. A maioria trabalha remotamente, mas alguns, em regime de escala, frequentam o campus para garantir a infraestrutura que viabiliza o ensino remoto.

Visando apoiar a preservação do emprego das dezenas de pessoas vinculadas a empresas terceirizadas, pagaremos integralmente os valores pelos serviços, mesmo a quem está trabalhando em esquema de rodízio. Para que ninguém seja demitido, também estamos dando ajuda financeira aos parceiros que tiveram queda de receita neste momento, como os serviços de alimentação e estacionamento na escola.

A pandemia tem apresentado novos desafios à sociedade. Um deles é a manutenção da sustentabilidade financeira das famílias e das empresas. Na escola, a realidade não é diferente. Dos nossos custos, 95% são fixos e permanecerão inalterados neste momento de crise. Uma pequena fração poderá ser reduzida nesta fase, como os resultantes do menor uso de elevadores e do consumo de água ou do cancelamento de eventos acadêmicos presenciais. Além disso, fizemos novos investimentos em equipamentos e materiais para garantir a qualidade do ensino oferecido no modelo remoto.

Estamos vivendo um momento no qual a união e a solidariedade são fundamentais. Por isso, temos buscado, diariamente, formas de apoiar a sociedade. O time do laboratório do Fab Lab, por exemplo, trabalha desde a semana passada na impressão e em testes de modelos de dispositivos de proteção utilizados por profissionais da Saúde, como máscaras de proteção facial (face shield).

Apoiamos uma ação que destina verba para a compra de cestas básicas e outros artigos de primeira necessidade em comunidades de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório de Cidades Insper e Arq. Futuro, em parceria com a Bei Editora, o Por quê? Economês em Bom Português e o Instituto Bei, com apoio da Fundação Tide Setúbal e do Instituto Galo da Manhã.

Para auxiliar gestores públicos e privados a tomar decisões no contexto da pandemia, o Núcleo de Tributação do Centro de Regulação e Democracia mapeou todas as medidas tributárias adotadas em 43 países.

O Centro de Gestão e Políticas Públicas mobilizou um grupo de pesquisadores para sistematizar a produção acadêmica e técnica, tanto da escola quanto de outras instituições, referente aos efeitos do novo coronavírus na sociedade e às medidas ​adotadas para mitigá-los.

O Insper Conhecimento vem reunindo informações baseadas em dados oficiais, entrevistas, textos e vídeos. Para acessar o conteúdo, visite nosso site ou acompanhe as informações pelas redes sociais e pelos comunicados que enviamos à Comunidade.

A escola está oferecendo uma série de webinars gratuitos para abordar temas relacionados à Covid-19: aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis a crises, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise e o impacto do coronavírus na saúde suplementar.

O momento é difícil para todos nós. Tempo de serenidade e de solidariedade para colaborar com o desafio que o país atravessa. Devemos continuar a ensinar, a gerar conhecimento e a contribuir com o debate público, apontando soluções e sistematizando o que de melhor tem sido feito em outros países. Cuidem de si e dos familiares; conversem com os amigos e estejam atentos a quem pode estar passando por dificuldades ainda maiores do que as nossas.

#SomosInsper

Nota oficial 10 - 12h, sexta, 20 de março de 2020

Como temos reforçado nas últimas comunicações, todas as nossas decisões visam o bem-estar de toda a Comunidade Insper, além de evitar aglomerações e apoiar na contenção do COVID-19.

Neste sentido, decidimos que, a partir de segunda-feira, dia 23/3, quando as aulas serão retomadas remotamente, nossos dois prédios estarão fechados.

A exceção serão os professores com agendamento prévio para realização de gravações ou transmissões. Se você é professor e precisa acessar o prédio em algum momento, escreva para facilities@insper.edu.br.

Em breve, nossos alunos da Graduação e da Pós-graduação receberão informações que vão otimizar a experiência de aprendizado e facilitarão a transição para o novo modelo.

Se precisar de ajuda com algum processo remoto, nosso time de Help Desk estará disponível, das 9h às 18h, pelo (11) 4504-2550 ou pelo e-mail helpdesk@insper.edu.br.

Lembrando que o conteúdo da Biblioteca Telles está disponível por meio da Minha Biblioteca. Confira o Manual de primeiro acesso à Minha Biblioteca, os Tutoriais minha Biblioteca para mobiles e a Bases de dados por tipos de informação.

E o atendimento do MultiInsper segue também remotamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, pelo e-mail multiinsper@insper.edu.br ou WhatsApp (11) 97543-7379.

Nossas atualizações institucionais continuarão em nosso site e nas nossas mídias sociais (InstagramFacebookLinkedIn Twitter).

As decisões podem mudar a cada dia, de acordo com as atualizações sobre a situação do país, mas tenha a certeza de que nossa prioridade são as pessoas!

Mantenham a serenidade e conte conosco!

Nota oficial 9 - 13h, quarta, 18 de março de 2020

Você acompanha diariamente nossas comunicações sobre as ações do Insper para mitigar o impacto do novo COVID-19, incluindo providências para evitar aglomerações e ajudar na contenção.

Temos monitorado ativamente a situação, acompanhando as informações oficiais em torno do COVID-19. Assim, nossa tomada de decisão, além de coletiva, é dinâmica e objetiva o bem-estar de toda a Comunidade Insper.

A partir de 18/3, nosso atendimento ao aluno não funciona presencialmente. As matrículas também são efetuadas a distância. Se precisar de alguma informação ou apoio, ligue para (11) 4504-2400, das 8h às 20h.

Nossos prédios funcionarão até 20/3, das 7h às 20h. No sábado, eles estarão fechados.

A Biblioteca Telles também estará fechada a partir de amanhã. Pode ficar tranquilo sobre os prazos para devolução de livros, eles serão postergados. E você pode acessar o conteúdo pela Minha Biblioteca, plataforma de e-books nacionais, com cerca de 11 mil títulos.

Confira o Manual de primeiro acesso à Minha Biblioteca, os Tutoriais minha Biblioteca para mobiles e a Bases de dados por tipos de informação. Atenção para os tipos de acesso: todos as bases com cadeado vermelho não estão passíveis de acesso! Se for necessária alguma orientação, envie email para orientacaoapesquisa@insper.edu.br ou mande um WhatsApp para o número (11) 97464-1087.

Lembramos que alunos, professores, colaboradores e parceiros serão atualizados em relação às orientações institucionais por meio do nosso site, vídeos e avisos em nossas mídias sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter).

As decisões podem mudar a cada dia, de acordo com as atualizações sobre a situação do país, mas tenha a certeza de que nossa prioridade são as pessoas.

Reforçamos que, tão logo é notificada a respeito de confirmações, a escola informa individualmente aqueles que tiveram contato com quem foi infectado pelo novo coronavírus.

Mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Cuidar da Comunidade Insper é nossa prioridade!

Nota oficial 8 - 12h, terça, 17 de março de 2020

Informamos que, nesta terça-feira (17/03), não houve atualizações com relação a membros da Comunidade Insper testarem positivo para o COVID-19. Até o momento, foram seis registros. Lembramos que, tão logo somos notificados a respeito de confirmações, informamos aqueles que tiveram contato com quem foi infectado pelo novo coronavírus.

Destacamos que todas as ações do Insper visam mitigar o impacto do novo COVID-19, incluindo providências para evitar aglomerações e ajudar na contenção, entre elas:

  • Desde 12/3, as aulas de todos os cursos (Graduação, Pós-graduação e Educação Executiva) estão suspensas temporariamente;
  • O retorno das aulas da Graduação e Pós-graduação ocorrerá no próximo dia 23/3 em formato on-line. As aulas serão a distância até novas recomendações das autoridades públicas para o retorno de encontros presenciais.
  • No caso da Educação Executiva, a adaptação dos cursos é discutida caso a caso;
  • Estão mantidas as operações da escola com equipes presenciais, reduzidas, e atividades em home office;
  • Desde  11/3, estão canceladas todas as viagens de avião de colaboradores e professores da escola;
  • Todos os eventos com mais de 50 pessoas foram postergados a partir de 12/3.

Estamos trabalhando para concluir a adaptação das aulas para o modelo on-line, a fim de garantir a manutenção da qualidade do ensino e experiência pedagógica oferecidas aos nossos alunos.

Seguimos monitorando ativamente a situação de saúde local e global, acompanhando as orientações de órgãos oficiais em torno do Covid-19 e consultando pesquisadores sobre a extensão da situação e medidas a serem tomadas.

Lembramos que alunos, professores, colaboradores e parceiros serão atualizados em relação às orientações institucionais por meio do deste site, de comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter).

A direção da escola segue atenta às recomendações das autoridades e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente.

Pedimos que mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Nota oficial 7 - 12h, segunda, 16 de março de 2020

No Insper, até o presente momento, seis pessoas testaram positivo para o COVID-19.

Tão logo é notificada a respeito de confirmações, a escola informa individualmente aqueles que tiveram contato com quem foi infectado pelo novo coronavírus.

A direção da escola está atenta à situação e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente e divulgadas à Comunidade Insper por meio deste site, comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

Mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Nota oficial 6 - 12h, domingo, 15 de março de 2020

No Insper, até o presente momento, três pessoas testaram positivo para o COVID-19.

Tão logo é notificada a respeito de confirmações, a escola informa individualmente aqueles que tiveram contato com quem foi infectado pelo novo coronavírus.

A direção da escola está atenta à situação e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente e divulgadas à Comunidade Insper por meio deste site, comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

Mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Nota oficial 5 - 20h, sábado, 14 de março de 2020

Recentemente, lançamos esse hotsite com todas as informações da Escola sobre suas iniciativas de prevenção ao COVID-19 (Coronavírus), onde o corpo docente também encontra informações sobre o ensino on-line e um FAQ.

Na próxima semana, durante a interrupção temporária das aulas, o DEA, em parceria com a Biblioteca e o Help Desk, trabalhará em plantão de atendimento ao corpo docente, oferecendo treinamento on-line e presencial com foco no uso das tecnologias disponíveis, bem como para redesenho ou replanejamento das suas aulas para a modalidade on-line.

Nesta segunda, dia 16/03, a equipe estará envolvida em procedimentos internos com fornecedores e testes finais das tecnologias. Por isso, os treinamentos com o corpo docente serão oferecidos a partir de terça-feira, dia 17/03, das 9h às 21h. A participação pode ser presencial, no prédio do Insper, ou on-line.

Para facilitar a organização da demanda de treinamentos, o atendimento se dará por ordem da ocorrência das disciplinas do Insper, em todos os cursos. Ou seja, os primeiros a serem atendidos serão os professores de disciplinas que devem ser oferecidas na modalidade on-line no retorno das aulas, previsto para segunda-feira, dia 23/03, e assim sucessivamente. Contamos com a colaboração daqueles docentes que possuem mais facilidade para usar tecnologias ou com experiência no ensino on-line para auxiliar e contribuir no desenvolvimento de seus pares.

Foram disponibilizados aos professores, por e-mail, dois surveys: um para centralizar dúvidas de caráter acadêmico, pedagógico, tecnológico ou mesmo sugestões para melhorias no nosso trabalho. Outro para informar interesse e disponibilidade para treinamento. Se você faz parte do nosso corpo docente e não recebeu, por favor, entre em contato com o DEA (dea@insper.edu.br).

Agradecemos a compreensão de todos nas ações de contingência e reforçamos que a direção da escola está atenta à situação e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente e divulgadas à Comunidade Insper por meio do site, comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

Nota oficial 4 - 12h, sábado, 14 de março de 2020

A partir de 14/3, caso ocorram novas confirmações de infecção por COVID-19 de alunos, professores e colaboradores do Insper, estas serão divulgadas neste site, ao meio-dia.

Contudo, tão logo o Insper for notificado, informará individualmente as pessoas que tiveram contato direto com o novo caso confirmado.

Até o presente momento, dois alunos testaram positivo para o COVID-19.

A direção da escola está atenta à situação e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente e divulgadas à Comunidade Insper por meio do site, comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

Mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Nota oficial 3 - 12h, sexta-feira, 13 de março de 2020

Na manhã desta sexta-feira, dia 13 de março, o Insper foi formalmente informado pela família de um de seus alunos do 1º semestre da Graduação sobre o resultado positivo no exame para COVID-19.

As aulas estão temporariamente interrompidas, a turma que teve contato com o estudante foi devidamente informada sobre o caso e reforçamos a necessidade de atenção a eventuais sinais ou sintomas.

A direção da escola está atenta à situação e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente e divulgadas à Comunidade Insper por meio do site, comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

Mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Cuidar da Comunidade Insper é nossa prioridade.

Nota oficial 2 - 15h40, quinta-feira, 12 de março de 2020

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, estamos trabalhando para mitigar o impacto do novo vírus Covid-19 (Coronavírus). Tomamos algumas providências para manter o funcionamento da escola e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações:

  • A partir desta quinta-feira, 12/3, as aulas de todos os cursos (Graduação, Pós-graduação e Educação Executiva) estão suspensas temporariamente;
  • O retorno das aulas está previsto para o próximo dia 23/03. Durante esse intervalo, trabalharemos para concluir a adaptação das aulas para o modelo on-line. No caso da Educação Executiva, a adaptação dos cursos será discutida caso a caso;
  • Manutenção das operações da escola com equipes presenciais, reduzidas, e atividades em home office;
  • Cancelamento de viagens de avião de todos os colaboradores da escola a partir de 11/3;
  • Postergação de eventos acima de 50 pessoas a partir de 12/3.

O Insper segue monitorando ativamente a situação de saúde local e global e acompanhando as orientações de órgãos oficiais em torno do Covid-19. Também consultamos pesquisadores sobre a extensão da situação e medidas a serem tomadas.

Alunos, professores, colaboradores e parceiros serão atualizados em relação às orientações institucionais por meio do nosso site, de comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

A direção da escola está atenta às recomendações das autoridades e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente.

Cuidar da Comunidade Insper é nossa prioridade.

Pedimos que mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde.

Nota oficial 1 - 11h30, quinta-feira, 12 de março de 2020

O Insper informa que está seguindo as orientações de órgãos oficiais para a prevenção e conscientização em relação ao vírus Covid-19 (Coronavírus). Mantemos nossos alunos, professores, parceiros e colaboradores atualizados em relação às orientações oficiais por meio de comunicados institucionais, vídeos e avisos em nossas mídias sociais.

Estamos nos preparando para todos os desdobramentos possíveis e, por isso, foi criado um comitê interno para acompanhar e debater a situação diariamente.

Acompanhando o movimento de diversas instituições nacionais e internacionais, o Insper adotou uma série de medidas preventivas, como a postergação de eventos acima de 150 pessoas, o cancelamento de viagens de avião de professores e colaboradores, suspensão das aulas de Graduação nesta quinta, 12/3, e sexta-feira, 13/3, e a disponibilização de álcool em gel em diversos pontos da escola.

A direção da escola está atenta às recomendações das autoridades e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente.