Iniciativa do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), com o apoio do Insper, busca capacitar líderes para fomentar práticas voltadas para o desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos
O primeiro módulo do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância foi realizado entre os dias 14 e 18 de agosto na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. A iniciativa busca promover a qualificação de lideranças comprometidas com o desenvolvimento pleno das crianças entre 0 e 6 anos no Brasil. O programa é realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, sob liderança acadêmica de Marcia Castro e Aisha Yousafzai, e com o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, sob liderança acadêmica de Naercio Menezes e Priscila Borin Claro.
“Uma das premissas básicas do programa é a convicção de que as crianças representam não apenas o nosso presente, mas também são os protagonistas do futuro sustentável que almejamos”, diz a professora Priscila. “O alicerce do programa é o Modelo de Atenção e Cuidado Integral às Crianças, que propõe cinco componentes interrelacionados e indivisíveis de cuidado: boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizado. A focar nossa atenção no desenvolvimento global das crianças e investir em saúde, educação, e bem-estar sólidos, estamos garantindo que elas estejam plenamente preparadas para enfrentar os desafios que possam surgir ao longo de suas vidas.”
A edição deste ano é composta por 3 módulos: o primeiro, que acabou de acontecer na Universidade Harvard; o segundo, que será realizado a distância para amadurecimento do plano de ação iniciado pelos participantes em Harvard; e o terceiro, que será sediado no Insper, em São Paulo, no mês de novembro de 2023.
O programa, que já conta com uma trajetória de sucesso, reúne conhecimentos científicos, estudos de casos inspiradores, tendências contemporâneas e atividades práticas destinadas a capacitar os participantes na implementação de iniciativas que fomentem o desenvolvimento saudável das crianças em suas primeiras fases de vida. Com uma abordagem imersiva, os participantes são guiados a tomar decisões embasadas e a otimizar o uso dos recursos disponíveis para aprimorar e promover políticas e programas voltados para a primeira infância.
Neste ano, o programa não abriu inscrições para o público em geral. Todas as vagas foram preenchidas exclusivamente mediante convite realizado a lideranças indicadas por organizações parceiras do NCPI e que dialogam com a gestão estadual e federal de políticas, programas e práticas voltadas à primeira infância. Os participantes neste ano têm perfis diversificados, compreendendo líderes da esfera pública, sociedade civil, academia e comunicação, todos engajados na gestão e implementação de políticas, programas e práticas direcionadas à primeira infância. A audiência inclui 10 representantes de sete estados das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, 12 líderes federais de diferentes ministérios e órgãos, um representante do judiciário federal, três parlamentares estaduais e federais, dois profissionais de comunicação, seis acadêmicos e oito representantes da sociedade civil.
O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância transcende fronteiras, conectando mais de 600 participantes de diversas esferas de atuação e de regiões variadas do Brasil, assim como de outros dez países. Ao longo de sua existência, o programa já realizou nove edições internacionais e duas edições nacionais, consolidando-se como um ponto de encontro para a troca de conhecimento e experiência em prol do desenvolvimento das crianças brasileiras.
Fundado em 2011, o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) desempenha um papel importante como uma coalizão que visa gerar e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento infantil inicial, buscando promover e qualificar programas e políticas públicas voltados para crianças em situação de vulnerabilidade social. O NCPI é composto por seis organizações — David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.