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Foodtech do Hub de Inovação do Insper vai lançar proteína baseada em cogumelos

A Typcal, que já produz substitutos de carne feitos à base de ervilha, faz parte do programa de residentes do Insper, que dá suporte aos empreendedores no desenvolvimento de startups

A Typcal, que já produz substitutos de carne feitos à base de ervilha, faz parte do programa de residentes do Insper, que dá suporte aos empreendedores no desenvolvimento de startups

Paulo Ibri, CEO da Typcal
Paulo Ibri, CEO da Typcal

 

Bruno Toranzo

 

A Typcal, uma foodtech de produtos à base de plantas, foi criada pelos empreendedores Paulo Ibri, Eduardo Sydney e Guilherme Sortino, este último ex-aluno do Insper. A startup faz parte do programa de residentes do Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper, apoiando suas ações como parceira nos eventos realizados pela aceleradora FOKS. “Trabalhamos com proteína alternativa. Nossos produtos, distribuídos no Brasil inteiro, são substitutos de carne feitos à base de ervilha, imitando o gosto e a textura da proteína animal. Estamos desenvolvendo uma nova proteína baseada em cogumelos”, explica Ibri, CEO da empresa.

A primeira carne do país baseada em cogumelos, também chamada de mush-based, está sendo lançada em agosto por meio de tecnologia própria que utiliza o micélio, ou seja, a parte vegetativa do fungo formada por hifas emaranhadas, que se assemelham às raízes das plantas. A foodtech, por meio de processo próprio que foi patenteado, produz as proteínas a partir do cultivo dos micélios em ambiente controlado — em biorreatores similares aos usados na produção de cervejas.

A Typcal vende seus produtos para grandes redes de supermercado e para o mercado de food service, como restaurantes e hamburguerias. Como o gosto e a textura são parecidos com a proteína tradicional, os produtos, como mini crispy e hambúrguer, estão voltados para o público em geral, e não apenas vegano. “Utilizamos como referência duas startups estrangeiras, a Beyond Meat e a Impossible Foods, por causa do pioneirismo delas e do tipo de tecnologia adotado”, afirma Ibri. No próximo ano, a startup abrirá uma rodada Série A com o objetivo de captar 30 milhões de reais. No ano passado, a Typcal levantou 4 milhões de reais na rodada seed, tendo utilizado parte desse capital para tecnologia e P&D.

“O mercado de proteína alternativa está crescendo muito nos Estados Unidos e na Europa. Um dos motivos é a limitação que o mercado de proteína tradicional vai encontrar nos próximos anos, já que não haverá carne de origem animal para todo mundo”, diz Ibri. Em 2040, 60% da carne consumida no mundo será de origem vegetal ou cultivada em laboratório, de acordo com umrelatório recente da consultoria ATKearney.

A pecuária é apontada como uma das principais responsáveis pelo aquecimento global. O número elevado de cabeças de gado, que continua em expansão para atender a uma demanda crescente por carne, responde atualmente por cerca de 18% das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O gás metano, classificado como GEE, é emitido pelos bovinos como consequência da fermentação entérica — a formação de gases — que ocorre no processo digestivo desses animais. O Brasil tem o maior rebanho do mundo, com quase 225 milhões de bois e vacas, de acordo com o IBGE.

 

Apoio ao empreendedorismo

O escritório da foodtech está no Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper. O programa de residentes permite que empresas compostas por alunos ou ex-alunos sem lugar fixo de trabalho, ou em fase de desenvolvimento inicial do negócio, possam usar para trabalhar o espaço do Hub e demais instalações e laboratórios da instituição de ensino. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras que resolvam problemas reais das organizações e da sociedade.

“Não fazemos parte das startups aceleradas pela FOKS, mas estamos inseridos no ecossistema de inovação do Insper, convivendo com outras empresas e tendo acesso a investidores qualificados”, destaca Ibri. “Essa troca de experiências é relevante para o crescimento das startups, que estão em busca de conhecimento em todas as etapas do negócio.”

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